Nos dias atuais é muito difícil não ver uma pessoa preocupada com alguma situação, e que com isso acaba tendo algum tipo de mal estar.

A ansiedade pode vir a ser extremamente prejudicial na vida do indivíduo, chegando-o a impedir de conseguir realizar atividades diárias. Quando chega neste extremo é importante que a pessoa solicite ajuda para conseguir lidar com este transtorno.

O que é ansiedade ?

Ansiedade de maneira geral da origem a nervosismo, medo, apreensão e preocupação. Esses distúrbios influenciam a forma como nos sentimos e nos comportamos, e podem ficar graves a ponto de manifestarem sintomas físicos reais.

A ansiedade em sua maioria esta relacionada com preocupação. Esta se concretiza em uma ocupação antecipatória dos recursos da mente sobre algo que acontecerá ou que se receia que aconteça no futuro. No entanto a preocupação pode ser útil quando nos incentiva a agir e solucionar um problema.

Se a preocupação está envolvida em cenários hipotéticos ou cenários catastróficos, a preocupação torna-se um problema sério. As dúvidas e medos irracionais atrapalham a vida da pessoa, pois são paralisantes, desmotivantes e não-produtivos.

A ansiedade e consequentemente a preocupação excessiva absorvem a energia emocional, aumentam os níveis de tensão, e interferem no cotidiano, tudo isso sem nenhum retorno positivo.

Em um nível leve a ansiedade pode deixar a pessoa inquieta e distraída. Já em níveis mais severos pode ser extremamente debilitante, podem gerar mal-estar, pânico, medo ou terror, pavor, incerteza e preocupação.

Existem também os sintomas físicos que acompanham frequentemente os sentimentos de ansiedade, como por exemplo: nervosismo, insônia, medo, suor, falta de fôlego, palpitações cardíacas (coração acelerado), dor no peito, diminuição da libido, náuseas e diarreia. Tudo isso acaba tendo impacto significativo na vida diária das pessoas que sofrem com esse mal.

As causas exatas da ansiedade nos paciente são geralmente desconhecidas e variam de pessoa para pessoa.

É difícil vencer um inimigo quando não o conhece bem, perceber e entender o que causa o medo, a preocupação, o pânico, a apreensão excessivos é um passo muito importante neste caminho a ser percorrido, pois é comum existir esses sentimentos dentro de cada um de nós, entretanto, quando prejudiciais é necessário supera-los.

Através da psicoterapia, você passa a identificar os pensamentos dito errados, suspender o sofrimento antecipado por situações que ainda vão ocorrer, obter confiança em si para conseguir lidar com imprevistos que podem vir a ocorrer.

Espero que o post tenha te ajudado!

Um abraço,
Munic D. Zamparoni
Psicóloga, CRP (08/22456)
Agendamentos online: (43) 9 8491-6353
Instagram: @municpsicologa
Facebook: @psicologamuniczamparoni