Atualmente o número de pessoas que procuram um psicólogo vem aumentando, porém ainda existe aquela dúvida, vai ao psicólogo quem é louco ? E a resposta para esta questão é NÃO.

Para procurar um psicólogo e iniciar o tratamento a base da psicoterapia, você não precisa ser louco. O psicólogo pode te ajudar em diversas áreas e problemas da sua vida.

Como ansiedade, processo de luto, uma fase de transição que você esteja passando (mudanças de trabalho, cidade, país, gestação, divorcio), e tantas outras demandas.

O psicólogo trabalha os processos emocionais, comportamentais e mentais, Da mesma maneira que o seu corpo adoece, a mente e emoções também ficam doentes. Você pode perceber que quando sua mente não está bem, parece que nada flui, fica mal e tem que fazer um esforço enorme para realizar tarefas cotidianas. 

Algumas vezes não sabe o que nos aflige e em outras sabe exatamente o que está te fazendo mal, mas insiste em não entrar em contato com este problema, pois acham que assim vai soluciona-lo. Entretanto, não é bem assim que funciona. Quanto mais evita o contato com ele, mais prejudicial ele pode se tornar.

As vezes a ideia de buscar auxílio profissional pode vir por meio de amigos ou familiares, mas em outros casos de si mesmos, consegue perceber que é o momento para procurar ajuda, pois as coisas não vão bem ou que poderiam estar melhores. 

Infelizmente não são todos as pessoas que consegue seguir sua própria intuição e não buscam ajuda e sofrem em silêncio e acabam fechados em seu próprio mundo de sofrimento e dor.

Da mesma maneira que procuramos um médico para falar de nossas dores físicas, como ir ao cardiologista para falar de dores no coração, ir ao neurologista para falar de nossas dores de cabeça, etc. Você pode ir ao psicólogo para cuidar de sua mente, para falar de suas dores emocionais,  sofrimento, ou situações que ocorreram em sua vida que são difíceis de lidar.

Procurar a ajuda de psicólogo é uma forma a de zelar por sua saúde mental e emocional.  Conseguir falar do seu “eu” abertamente, contar suas angustias a um estranho parece muito difícil, e no inicio realmente pode ser, mas a partir do momento que você percebe que aquela pessoa esta ali para te ajudar, e você consegue sentir que seu sofrimento de alguma maneira está diferente, você entende que aquela pessoa e aquele momento são seus aliados na busca da sua melhora.

São muitas as demandas para procurar um psicólogo, e elas não estão relacionadas à loucura. Por isso o melhor a fazer é deixar para trás estas ideias ultrapassadas que associam a psicologia e a loucura. 

 O importante é não ter medo de experimentar os benefícios da psicoterapia, pois eles vão estar ao seu lado durante toda sua vida. 

Permita-se desvendar e compreender o que causa tanto sofrimento, e assim buscar forças para alcançar transformações em sua vida.

Um abraço,

Munic D. Zamparoni
Psicóloga, CRP: 08/22456
Agendamento online e presencial: (43) 9 8491-6353