O que é o amor? O que é “verdadeiro” amor? Pode ainda ser definido? Nossa ideia do que o amor verdadeiro é hoje provavelmente vem de um programa de TV de conto de fadas, filme ou realidade, e a definição tem provavelmente mudado muitas vezes.

 Mas todos nós temos certas condições associadas à nossa ideia do que é o amor, ou algum tipo de critério elaborado sobre o que o nosso “par perfeito” seria semelhante.

O parceiro certo é obrigado a ter certas coisas, ser de uma certa maneira, e gostar de determinadas atividades – e está tudo bem.

“Tens de amar de tal forma que a pessoa que você ama se sinta livre.” – Thich Nhat Hanh

Mas talvez o verdadeiro amor é mais simples do que a cultura popular nos quer fazer crer. Como Thich Nhat Hanh (a monge budista vietnamita) explica a seguir, se houver amor/bondade, compaixão, alegria e inclusão, de acordo com os ensinamentos budistas, você está experimentando o amor verdadeiro. É muito simples.

O verdadeiro amor não tem necessariamente que ser algo mágico que surgiu a partir de um conto de fadas.

Principais pontos retirados do vídeo:

  • Amor e bondade têm o poder de criar felicidade. Quando você é capaz de desenvolver sentimentos de alegria e felicidade em si mesmo, isso é o verdadeiro amor, oferecido para si mesmo. Se você pode gerar esses sentimentos, e ajudar a outra pessoa a gerar esses sentimentos, isso é o verdadeiro amor. Então, se você é uma fonte de alegria e felicidade para o outro, isso é o verdadeiro amor.
  • O verdadeiro amor é a capacidade de fazer a si mesmo sofrer menos, e ajudar a outra pessoa a sofrer menos. “Há uma arte de sofrimento. Se você sabe como sofrer, você sofre muito, muito menos.”
  • Pratique a compaixão e isso irá crescer.
  • Se o amor não gera alegria, não é amor. Se o amor faz com que a outra pessoa chore todos os dias, não é amor.

“O verdadeiro amor é capaz de gerar alegria para si e para a outra pessoa.”

O que você acha que ‘amor verdadeiro’ é? Por favor, sinta-se livre para compartilhar seus pensamentos na seção de comentários abaixo.

Vídeo: “O que é amor verdadeiro?” (em inglês)

FONTE: WALIA, Arjun. THE FOUR ELEMENTS OF ‘TRUE LOVE’ ACCORDING TO THE TEACHING OF THE BUDDHA. Disponível em: <Collective Evolution>. Acesso em: 22/09/2016.

[AULA GRATUITA] Gênesis - Criando a vida dos seus sonhos