emoções

Os humanos experimentam um conjunto de emoções, tudo de felicidade a tristeza, de alegria extrema a depressão.

Cada uma dessas emoções cria um sentimento diferente no organismo. Nosso organismo libera substâncias diferentes quando experimentamos várias coisas que nos fazem felizes, e cada substância trabalha para criar um diferente ambiente dentro do corpo.

Por exemplo, se o cérebro libera serotonina, dopamina ou oxitocina, você se sente bem e feliz.

Agora, se o organismo libera cortisol durante o estresse, você tem sentimentos totalmente diferentes associados, com o corpo sendo preparado para entrar em modo de sobrevivência.

E quando você está tendo pensamentos negativos o tempo todo? Ou quando você está tendo pensamentos positivos?E quando nós não estamos nem positivos nem negativos? Vamos explorar como esses afetam nosso organismo e vida.

Positivo vs. Negativo

Existe dualidade no nosso mundo? Claro, você poderia dizer que existe em certo grau, mas principalmente nos gastamos um monte de tempo definindo e julgando o que é considerado positivo e o que é considerado negativo.

O cérebro é uma ferramenta poderosa e assim que definimos o que algo é ou deveria ser, nós começamos a obter aquele resultado no nosso mundo.

Você já notou, por exemplo, que alguém dirigindo pode ser cortado e perder sua paciência, ficar irritado e de repente se sentir negativo, deprimido e de mau humor?

Enquanto outra pessoa pode ser cortada enquanto dirige e apenas realizar atitudes para corrigir o carro e seguir com a sua vida como se nada tivesse acontecido.

Nesse caso, é a mesma experiência, mas um vê como negativo enquanto o outro não.

Então, as coisas são inerentemente positivas e negativas? Ou nós definimos como sendo positivas e negativas?

Corte as percepções sempre que possível…

Após pensar um momento sobre isso, você pode perceber que não existe de fato experiências positivas e negativas, que nós as definimos dessa maneira.

Assim, nossa própria percepção de uma experiência ou situação tem o poder de como nós iremos sentir com o que está acontecendo e como nosso corpo será afetado.

Enquanto podemos trabalhar sempre em ir além das nossas definições de cada experiência e ir para um estado mental/de alerta/de consciência, onde nós simplesmente aceitamos cada experiência pelo que ela é e a usamos para o aprendizado, nós podemos não estar lá ainda e então é importante entender como certas emoções podem afetar nossa saúde.

“Se alguém deseja uma boa saúde, deve primeiro perguntar a si mesmo se ele está preparado para se livrar das razões da sua doença.

Apenas assim é possível de ajuda-lo” Hipócrates

Conexão mente e corpo

A conexão entre sua mente e corpo é muito poderosa e apesar de não poder ser vista, os efeitos que sua mente pode exercer no seu corpo físico dão profundos.

Nós podemos ver uma atitude mental na maior parte do tempo positiva e lidar diretamente com nossos desafios internos e, dessa forma criar um estilo de vida saudável ou nós podemos ser negativos, ter pensamentos autodestrutivos e não lidar com nossos problemas internos, possivelmente escondendo esses problemas com afirmações, sem encontrar o caminho e dessa forma criar um estilo de vida doente.

Por que disso?

Nossas emoções e experiências são essencialmente energia e elas podem ser armazenadas na memória do nosso corpo.

Você alguma vez experimentou algo na sua vida que deixou uma marca emocional ou uma dor em alguma área do seu corpo?

Como se você ainda pudesse sentir algo que aconteceu com você? É provável que nessa área do seu corpo você ainda guarda a energia liberada pela experiência que permanece nessa área.

Quando você tem uma dor, rigidez ou machucado em algumas áreas, é frequentemente relacionado a algo emocional que você está sentindo.

Num primeiro olhar, pode não parecer dessa maneira porque estamos tão desligados de nós mesmo e de nossas emoções nesse mundo veloz, mas frequentemente é a verdade.

Quando eu tinha dores crônicas nas costas, joelhos, pescoço e ombros, não era exercício, fisioterapia ou qualquer coisa física que curava, era quando eu lidava com as emoções por traz da dor.

Eu sei disso porque eu gastei muito tempo e dinheiro indo na fisioterapia e mesmo eu pensando e querendo melhorar, algo não era acessado.

Quanto mais eu acessava o pensamento inconsciente e emoções ao longo do corpo, mais a dor sumia.

Quando você fica doente ou sentindo dor, muitas vezes nosso corpo está pedindo para nos observar e encontrar a paz mais uma vez dentro de você.

É um processo de aprendizado e crescimento e nós não devemos julgar ou temer.

Você tem o poder

Lembre-se, você tem todos os poderes em você para superar qualquer coisa na sua vida.

Ao invés de etiquetar como negativa e positiva cada experiência que você passa, tente ver as coisas pelo ponto de vista do todo.

Pergunte a si mesmo, como isso pode me ajudar a ver ou aprender algo? Posso usar isso para mudar minha percepção?

Posso limpar algumas emoções dentro de mim? Perceber algo dentro de outra pessoa e aceitar?

Não importa o que seja, ao invés de apenas reagir, diminua o ritmo e observe.

Você descobrirá que tem as ferramentas para processar as emoções rapidamente quando você as vê como são e explora o porquê delas terem vindo.

[AULA GRATUITA] Gênesis - Criando a vida dos seus sonhos