A vida não é um sprint, é uma maratona, mas ainda encontro diariamente com jovens que acham que deveriam ter a vida já resolvida, mas nem começaram a sonhar a vida que querem realmente viver.

Não é de se estranhar que tanta gente se sinta indevidamente reconhecida na profissão que se formou, elas acabaram de sair da faculdade e em 2 ou 3 anos querem já ter tudo resolvido. 

Existe uma ansiedade, pois cria-se uma grande expectativa infundada no que queriam com suas escolhas e no final das contas, a maioria está vivendo o sonho de outras pessoas. 

Eu passei mais de 15 anos trabalhando como engenheiro da computação e descobri que não era o que eu queria fazer para minha vida. Descobri que não tinha minha vida resolvida, só porque aprendi a investir dinheiro. 

Muitas vezes eu senti aquilo que muitos sentem, que com pouco tempo e muita prática através dos anos em seu trabalho, repetindo as mesmas coisas diariamente no que é essencial para a empresa, acabam acreditando que você é essencial para esta empresa.

Todos somos perfeitamente substituíveis, uns mais facilmente, outros nem tanto. Se você está desanimado, insatisfeito ou até indignado pois sua empresa atualmente reduziu o seu salário pelos acontecimentos, saiba a responsabilidade disso é só sua.

Para trilhar uma vida rumo a prosperidade e conquistar uma vida com propósito e significado, você precisa ouvir definitivamente o que tantos repetem, você precisa ter um objetivo, caso contrário ficará preso onde está. 

Você tem um propósito de alma e sua missão é descobrí-lo

Não importa como é que você pensa que chegou neste planeta, se foi uma sementinha do acaso, a cegonha ou se você realmente decidiu encarnar neste planeta. 

O seu DNA é único e você veio com propriedades únicas que somente você tem, muito provavelmente seus talentos e dons únicos são tão naturais para você, que você nem está dando valor devido a eles.

Você pode até não saber qual é o seu propósito, mas no fundo, você sabe exatamente aquilo que deseja sentir e este é justamente o fio de ariadne que você precisa seguir para conseguir voltar a sua essência. 

Conforme você vai navegando pelas marés da vida, você não vai descobrindo a toa aquilo que você é bom ou aquilo que você gosta de fazer, você foi programado para descobrir estas coisas. Você tem um mecanismo interno que está sempre em busca do seu propósito. 

É justamente através da descoberta daquilo que você realmente gosta e das coisas que você tem facilidade em fazer, que você vai sendo direcionado para a clareza de propósito.

Muitas pessoas acabam sendo persuadidas a desistir de seguir sua intuição, e deixam de fazer aquilo que gosta, principalmente pelas crenças e paradigmas dos pais, amigos e companheiros de trabalho.

Existem muitas coisas que você acaba fazendo na sua vida, que vão servir principalmente de preparação para a próxima fase da sua busca pelo propósito, no final do arco-íris está o despertar de seus dons únicos.

Se você deixar que as outras pessoas roubem os seus sonhos, será muito provável que você jamais conseguirá trazer para o mundo algo único. É muito provável aquilo que você veio especificamente trazer para o mundo algo jamais existiu. 

Para isso você precisa aprender a definir objetivos que levem você a uma visão, esta visão é uma imagem que você cria na sua mente, que lhe mostrará onde é o seu destino. Mostrará quando você realmente está chegando no ponto final de uma jornada.

Esta visão é a imagem que ajudará você na jornada de descobrir, se apaixonar e viver sua vida dedicada a seu propósito. Haverão inúmeras jornadas na sua vida, realizar uma visão é uma coisa incrível e poucas pessoas se atrevem a fazer isso.

Seu propósito é muito importante, viver sem isso é como se você não tivesse um norte, você parece não poder ou merecer fazer o que gosta e o que é bom de fazer, tudo na sua vida parecerá estar errado, isso mesmo, esta coisa de propósito é uma coisa muito séria. 

Sem um propósito pelo qual viver sua vida, é como se você jamais encontre aquele estado de fluxo, aquela alegria de estar diretamente conectado com aquilo que você realmente quer, uma profunda conexão com o seu eu superior que passará a te guiar para completar este seu propósito de alma. 

Uma coisa que comum, é as pessoas saberem o que realmente são bons e mais amam fazer, mas acreditam que jamais poderão ganhar dinheiro com isso. Quem foi que criou esta ideia absurda? Pode-se ganhar dinheiro com absolutamente tudo que existe neste planeta.

Quando você ainda estiver na fase de descoberta de seu propósito, você não deve dar o mínimo de atenção para esta ideia absurda. 

Quando você conseguir determinar seu propósito, você jamais terá que se preocupar com como ganhar dinheiro, você será guiado por uma força invisível, levando você para o caminho correto, tudo começará a ser colocado no seu devido lugar.

Se apaixone por uma ideia

Normalmente você acreditará que apaixonar-se é uma coisa que você faz em um relacionamento, com seu parceiro ou parceira de alma. Mas na verdade você também pode se apaixonar por um ideal. 

Uma ideia é um ou pensamentos que estão direcionado para completar suas metas. Quando você desfruta de uma ideia e fica obsesionado por ela, você começa a entrar em harmonia com esta ideia. 

Amor no final das coisas é estar em harmonia, quando duas pessoas querem passar mais tempo juntos, conversar mais, se ver mais, elas estão em um estado profundo de ressonância. 

Quando sua mente estiver inundada com o sentimento de harmonia com um ideal, seu corpo simplesmente se moverá sozinho, você descobrirá dia após dia, que você não precisa saber todo o plano para completar um objetivo, você só precisa saber o próximo passo.

Pouco a pouco, sua mente vai se momento na direção de viver o seu propósito e o bem estar de fazer, ser ou ter aquilo que você deseja na sua vida é sua bússola, que estará guiando suas ações e colocará sua mente extremamente focada neste propósito. 

O psicólogo Alfred Adler uma vez disse “Eu sou grato pela ideia que me usou”.

Quando você entrar em harmonia com seu ideal, é a ideia que estará guiando você para o destino predeterminado, é uma sensação de bem estar e conexão com sua essência.

Saber realizar seus objetivos serão uma habilidade essencial

Pode parecer clichê, pode parecer piegas, mas é apenas estatística, apenas 13% da população tem um objetivo na vida, destes 13%, apenas 3% tem este objetivo claramente definido escrito em um papel. 

Você jamais poderá viver uma vida plena de prosperidade e em ressonância com seu propósito se não aprender a perseguir um objetivo definido. 

Nossa mente é normalmente programada pelos paradigmas e crenças de nossos antepassados e estes funcionaram para sobrevivência da nossa espécie e para propagar o legado de nossa família, isso tudo não tem relação com suas vontades pessoais. 

O problema é que seus pensamentos podem estar programados com o sonho de outras pessoas, então se você não aprender a perseguir objetivos e metas, jamais poderá trazer seus dons e talentos únicos a serviço da humanidade.

Muitas vezes definimos uma visão achando que é um objetivo e isso cria uma dificuldade, pois nossos sonhos parecem estar muito longe e isso desanima muita gente. 

Eu mesmo já perdi a conta de quantas folhas de papel e planilhas de excel eu enchi com objetivos, planos e metas que jamais viram a luz do dia. 

Perdi a conta de quantas ideias entretive minha mente mas jamais nasceram. Imagine quantos ideias natimortas existem neste planeta, mesmo que houvesse a possibilidade de calcular este número a certeza é que ele seria astronômico.

Objetivos são passos intermediários que você colocará para atingir sua meta, aprende a quebrar seus objetivos em pequenas partes, desta forma você sentirá realizado durante a jornada e não somente quando toda sua visão estiver completa.

Visão, Objetivos e Metas

Crie uma visão de longo prazo de como você quer estar daqui 5, 10 ou 15 anos. Esta visão será um guia, mas ela de forma nenhuma será um objetivo ou uma meta.

Um objetivo é uma coisa que você nunca foi, teve ou fez. O único motivo para você definir claramente um objetivo é para seu desenvolvimento pessoal. 

Um objetivo tem um único pré-requisito, é você fazer, ser ou ter algo que você realmente quer. Você precisa ter um desejo profundo de conquistar isso, para poder classificar algo como um objetivo. Mas o único pré-requisito é você querer.

Existem vários níveis para o querer

O primeiro nível do querer é aquele despretensioso, é aquilo que você gostaria, mas no fundo não faz tanta importância pra você, é um ou gostaria de uma viagem para praia no final do ano. 

Este nível do querer é aquele que você nota que a pessoa apenas sonha, as vezes inveja quem tem, mas não está envolvido emocionalmente com o resultado. 

O segundo nível do querer é o desejo, a pessoal realmente quer uma coisa, ela sente vontade, fala sobre o tema para todo mundo, ela acredita que sendo, tendo ou fazendo o que deseja ela será mais feliz. 

Mas este nível as vezes provoca um certo nível de impotência, às vezes o desejo é forte, mas ela no fundo no fundo, não acredita que pode ter, eu também já desejei muita coisa que não conquistei.

Eu realmente não estava profundamente conectado com aquele querer, era uma vontade forte, mas não não tinha a autoconfiança de poder conquistar aquilo.

O terceiro nível do querer é o comprometimento, uma coisa é desejar algo, outra coisa é estar comprometido que você vai fazer absolutamente tudo que for necessário e não vai descansar até que você consiga realizar aquilo que deseja.

Estar comprometido é saber que para conquistar este desejo, você está realmente disposto a pagar o preço, estudará mais, se esforçará mais, vai focar em como se liberar de qualquer coisas que esteja te impedindo de viver este sonho que você implantou na sua mente e vai mudar tudo o que precisa mudar.

A pessoa que é comprometida está envolvida emocionalmente com o que deseja, ela sabe que pode conquistar e está disposta a superar todas as barreiras e dificuldades.

E você quer realmente mudar seu estilo de vida e transformar completamente sua realidade, saiba que com o conhecimento correto e um treinador que possa mostrar pra você os caminhos para você clarear seus objetivos você poderá ir muito mais longe.