Se você é uma pessoa que gosta de ler provavelmente não vai entender o título deste artigo, já que muito provavelmente aqueles que não gostam de ler já ficarão satisfeitos e nem chegaram até aqui. 

Para aqueles apaixonados pela leitura e pelo autoconhecimento, saiba que de nada adianta ler um livro e não aplicar o conhecimento nele contido. 

É uma constante a busca por uma bala de prata, por uma pílula mágica, por uma solução rápida. 

Enquanto eu estive trabalhando durante minha carreira sentindo uma profunda falta de propósito, sem me identificar com os objetivos das empresas que eu trabalhava, eu devorava todos os livros que eu encontrava sobre finanças, investimentos e negócios. 

Eu queria mudar de profissão, mas não sentia que estava preparado para soltar meus medos, minhas crenças sobre segurança no trabalho, então me confortava nos braços de um novo livro. 

Hoje, depois de exatos 3 anos que me libertei da CLT eu digo, eu não tinha olhos para ver, nem emocional para sentir dentro de mim tudo que eu lia nos livros que devorava.

Informação, conhecimento e sabedoria

Em nenhum outro momento da história tivemos acesso a tanta informação. É tantos dados, estatísticas, artigos, jornais, revistas, livros, cursos grátis, cursos pagos, e-books, vídeo aulas, programas, mentorias e consultorias.

Esta abundância de informação nos força a tomar as rédeas de nossas vidas ou deixá-la nas mãos de outras pessoas, informação simplesmente é, não quer dizer nada.

Como diz o ditado: “Aquele que não acompanha as notícias está desinformado e aquele que as acompanha está mal informado.” Então o que fazer?

Ao tomar a decisão sobre o que é que vamos estudar, passamos a ter conhecimento, mas conhecimento em si só, também não resolve, sabemos mais sobre determinado assunto.

Existem muitos livros que trazem uma gigantesca gama de conhecimento, quando eu queria conquistar minha liberdade financeira, eu estava adquirindo conhecimento, mas por muito tempo não surtia efeito, não dava os resultados esperados. 

Me faltava sabedoria para aplicar o conhecimento da maneira certa e muito do conhecimento que eu estava aplicando eu estava aplicando incorretamente, eu realmente não estava entendendo muito do que lia.

“Conhecimento é saber que um tomate é fruta. Sabedoria é saber que não se deve usar um tomate em uma salada de frutas.” – Charlinton Albert

O Poder da repetição

Ler o livro me dava conhecimento, mas não me dava experiência, eu não entendia como aplicar. Ao ler um livro pela segunda vez você irá encontrar muitas coisas que parecem que não estavam lá. 

Acontece que você não é a mesma pessoa que leu o livro pela primeira vez.

Provavelmente o livro transformou alguma coisa dentro de você, mas a mudança é muitas vezes tão sutil que não saberá exatamente o que mudou.

Ao ler recentemente o livro Pai Rico, Pai Pobre novamente, que transformou muito a minha vida, eu pude agora depois de 15 anos tentando aplicar o que aprendi com Robert Kiyosaki entender a profundidade da sabedoria contida no primeiro capítulo. 

Antes eu não tinha experiência para entender o ponto fundamental deste livro.

Um livro de autoconhecimento ou que te ensine como ganhar dinheiro, não é um livro que você pode ler e guardar como se já soubesse tudo. 

Bob Proctor está a mais de 60 anos lendo o livro Quem Pensa Enriquece e ainda está aprendendo com ele, ele não sai de sua casa sem levar seu livro, o mesmo livro que têm lido a 60 anos. 

Sempre que olho para este livro e reviso meus sonhos penso que estou longe de minhas metas financeiras eu penso, será que eu realmente estou pensando?

Se quem pensa enriquece, como posso eu estar pensando corretamente?

Então me coloco a ler novamente, deve haver alguma coisa neste livro que eu ainda não entendi e realmente eu vou lá e aprendo algo de novo, a cada vez tem algo em mim que desperta com este livro.

A repetição é a máximo do aprendizado, ler, estudar e colocar em prática cada passo que pode ajudar a sua jornada.

Cada vez que você ler um mesmo capítulo de um livro, poderá estar expandindo e aproximando-se cada vez mais da consciência do autor, saber o que ele estava pensando quando escreveu.

Se você não entendeu nada neste artigo, leia tudo novamente, e encontrará novas respostas e quem sabe até mesmo melhores perguntas. 

Aplique o conhecimento contido nos livros, quantas vezes forem necessárias para adquirir a sabedoria neles contidas e assim realmente aprenderá com a prática tudo aquilo que o autor colocou em sua experiência nestes livros.

Muito provavelmente encontrará um propósito em tudo que buscar aprender. Se quiser saber mais sobre objetivos, metas, propósito de vida e como conquistar uma vida próspera me segue no Instagram.