Se você está preocupado com a crise que estamos passando e não está fazendo nada pois quer esperar e ver no que vai dar, te aviso, o Brasil vive de crise em crise. Se você procura um melhor reconhecimento, um propósito naquilo que faz, um aumento de salário ou uma promoção, continua comigo até o final que vou lhe mostrar o caminho de ouro, para o seu crescimento profissional e de forma que jamais haverá uma crise na sua vida.

Um problema comum para quem trabalha em uma grande empresa, é descobrir como crescer dentro da profissão, quando se fica muito tempo na mesma empresa, alguns podem acabar criando a impressão de falta de oportunidade de crescimento profissional onde trabalha.

A dificuldade em enxergar as oportunidades dentro da empresa, é muito afectada por uma crença popular que não incentiva as pessoas a desenvolver sua capacidade empreendedora. Ao trabalhar dentro de uma empresa você precisa entender que se está recebendo seu salário a partir de um empreendimento e as oportunidades de crescimento estão extremamente conectados com o crescimento deste negócio.

A ilusão da falta de oportunidade

É comum sentir-se desmotivado pela falta de reconhecimento, de ter que trabalhar muito e não ser notado pelos gerentes e diretores, limitando assim sua capacidade de receber um aumento ou até mesmo uma promoção.

A solução é conectar-se mais profundamente com o mercado em que este empreendimento está inserido, estude profundamente este mercado, entenda as necessidades dos clientes e busque conhecer as soluções que os concorrentes de seu negócio estão entregando, que possa ser um diferencial e se implantado agregar valor aos clientes.

Um grande erro é achar que seu salário vem da empresa, seu salário vem através desta empresa, ou seja, quem realmente paga sua conta são os clientes que compram os produtos e serviços, eles são em última instância o seu real patrão, o cliente pode demitir toda a empresa se parar de comprar. Mas pode também provocar a contratação de mais funcionários se aumentar a demanda deste negócio.

Se seu líder não está promovendo uma oportunidade de crescimento ou uma compensação financeira por sua performance, talvez seja sua hora de começar a empreender com o CNPJ do seu patrão e propor novas oportunidades de negócio, mostrar o que pode ser feito. Você já é pago para estar pelo menos 8 horas dentro da empresa, poderia buscar usar ao menos 1 hora do seu dia, pensando e construindo novas soluções este mercado.

Se sua empresa não está abertamente lhe mostrando as oportunidades é por que você precisa criar a oportunidade, gerando a necessidade, fazendo a empresa crescer e assim criar as oportunidades que você procura.

Como está o seu sentimento com relação seu chefe?

Agora se você está sentindo que não recebe o suficiente para fazer mais do que lhe é pago para fazer, muito provavelmente a cultura de que você está sendo explorado infectou seus pensamentos. Se você não fizer mais do que é pago para fazer, jamais receberá mais do que recebe hoje. Você precisa desconectar-se deste pensamento, se aprender a mudar o seu sentimento com relação às oportunidades da empresa, poderá mudar a situação.

As oportunidades somente são dadas ou percebidas por aqueles que estão preparadas para elas. Se você quiser o cargo de gerência, terá que trabalhar muito dedicadamente para o seu gerente, se ele for um bom líder, aprenda tudo que pode com ele, seja um excelente seguidor, faça tudo que te pedirem e um pouco mais, se coloque disponível, dê ideias, mostre claramente os problemas que encontrar, com as soluções que você pensou para resolvê-los.

Caso você reporte para alguém que não é um bom exemplo de líder, saiba que você está embaixo desta pessoa por algum motivo, você atrai na sua via as situações que são necessárias para seu crescimento. E se você não consegue uma posição melhor, ou um emprego melhor, saiba que a solução para este problema é sua mudança de atitude. Pense que soluções poderão transformar esta realidade, agora se seu chefe for insuportável, você deveria ter amor próprio o suficiente para deixar esta posição, buscar outro emprego que tenha um líder que você respeite.

Isso aconteceu comigo em meu primeiro emprego, eu trabalhei por 5 anos em uma empresa, passei a trabalhar nela por convite do diretor e em algum momento me colocaram embaixo de um gerente que eu não gostava, então um dia o diretor que me apoiava e a quem eu recorria sempre que precisava, saiu da empresa, eu só de pensar em ter que reportar diretamente para aquele gerente me dava dor de estomago, não pensei duas vezes, comecei a buscar outro emprego.

Sai desta empresa para ganhar menos muito menos do que recebia, mas isso foi a melhor decisão da minha vida profissional. Passei a reportar para um verdadeiro líder, que me ensinou muito e ainda mais com outros profissionais da minha área que eram incríveis, eles fizeram meu crescimento profissional decolar. Em pouco tempo o retorno financeiro voltou e passei a receber aquilo que eu realmente merecia.

Você precisa se espelhar em bom exemplo para ser promovido.

O segredo é fazer exatamente aquilo que precisa ser feito para a posição ou promoção que você quer receber, já que vendeu 8 horas do seu dia para a empresa, faça estas 8 horas contar. Seja o melhor seguidor do coordenador/gerente/diretor se este é o cargo que você quer. Se não for o cargo que você quer, mas seu líder é quem pode te promover, pergunte a ele o que é preciso para conseguir a posição almejada, se você começar a fazer exatamente o que eles dizem ser necessário, não terão outra opção se não lhe ofertar a nova posição, caso contrário correrão o risco de perder um excelente profissional para a concorrência.

Não caia na ilusão de acreditar que você é insubstituível ou que você já sabe absolutamente tudo que precisa para esta posição, isso vai estagnar completamente sua carreira.

Existe uma lei natural que diz que a sua compensação, seja ela profissional ou financeira será proporcional a 3 fatores:

  1. A demanda existente para o este trabalho;
  2. A habilidade que você tem ao fazê-lo;
  3. A dificuldade que existe em te substituir.

O primeiro fator que você precisa ter em mente, se quer um aumento ou uma promoção é saber se você está atuando em uma área com alta demanda. Se você quer ser um gerente, diretor ou líder de qualquer área, saiba que sempre haverá uma alta demanda por coordenar de forma eficiente o trabalho de outras pessoas. Estes são os que normalmente vão receber os melhores salários em uma grande empresa.

Se você almeja um cargo mais técnico, saiba que somente os grandes especialistas, aqueles que estão sempre investigando a área que atuam e suas evoluções receberão grandes compensação por seu trabalho. Importante aqui é escolher uma profissão de alta demanda e também que esteja de alguma forma conectada a seu propósito de vida.

Se você não sente uma profunda conexão sua com o propósito da empresa, muito provavelmente você ainda não encontrou a profissão que te faz mais feliz, aquela atividade onde você pode dar o máximo de valor para todos os envolvidos.

Se você é realizado na sua área de atuação e existe uma grande demanda pelo que você entrega de valor para sociedade, bem, você já tem um dos principais fatores, caso contrário comece a buscar as novas áreas que tenham uma boa demanda de mercado. Não adianta querer ser altamente compensado por algo que ninguém precisa.

O segundo fator é onde você deverá devotar toda sua energia. Fique muito bom no que você faz, seja cada vez mais eficiente, esteja sempre atualizado com as novidades, estude constantemente como fazer o que você faz de uma melhor maneira. Sempre poderá fazer isso melhor ainda.

A terceiro fator, você não tem muito o que fazer, a única forma de você se tornar uma pessoa muito difícil de substituir é cuidando do segundo fator. Ou seja, se a todo instante você estiver buscando aprimorar a sua capacidade de entregar resultados em sua área, você a cada dia se tornará mais difícil de ser substituído.

Fique muito bom no que você faz, e a cada dia você estará abrindo a oportunidade de receber um aumento, uma promoção ou até mesmo trabalhar em uma empresa que reconheça seu valor. Se onde você está não está preparado para sua transformação como profissional, existem muitas empresas que adorarão pagar aquilo que você realmente vale, e ter os serviços de um verdadeiro profissional no seu time.

O que você achou deste artigo? Se gostou do conteúdo me segue lá no Instagram.