Vencendo as crenças limitantes (Parte 2)

Para conseguir alcançar tudo aquilo que você deseja, você vai precisar desenvolver novos modelos de crenças, novos modelos de ideias, você vai precisar mudar a sua atitude mental fixa, mudar a sua disposição que irá determinar as suas respostas e interpretações que possui em relação às situações, mudar o seu paradigma pessoal, mudar o seu modo dominante de como você vê, consegue compreender e julga tudo que está à sua volta, tudo isso que, por sua vez, norteia todas as suas ações diárias pessoais, profissionais e inclusive no mundo dos negócios, ou seja, você irá precisar mudar completamente a sua configuração mental.

Nos Estados Unidos eles chamam isso de Mindset. Esta denominação, em um tradução coloquial e livre, quer dizer: modelo mental predominante, modelo institucional de analisar as coisas ou paradigma.

Reconfigurando a sua mente

Todas as pessoas que adquirem a capacidade de reconfigurar o seu próprio Mindset acabam conseguindo obter excelentes resultados.

É possível constatar esse fato quando você observa a trajetória de grandes empreendedores, muitos mentores, gênios e grandes artistas. Todos eles conseguiram atravessar esse processo de desenvolvimento do seu Mindset.

Hoje em dia, nós vivemos em um mundo repleto de informações que, por muitas vezes, acabam por não colaborar com os nossos objetivos, não contribuem com os pensamentos e ideias que tanto estamos precisando. Você pode ligar a TV e assistir aquelas notícias ruins nos jornais.

Caso você não realizar uma reconfiguração na sua mente, não conseguir estar com o seu Mindset devidamente preparado, você pode acabar sendo influenciado por todas aquelas notícias ruins e isso vai influenciar diretamente no seu sistema de crenças, influenciando o modo como você pensa, o modo como você reage e o modo como você se comporta.

É fundamental que você desenvolva o seu Mindset até mesmo por questões de conseguir controlar a sua própria vida, pois caso você não controle a sua mente, é possível que alguém irá e você irá repetir o mesmo script que os outros estão escrevendo, não irá pensar, sentir ou agir ao por conta própria, não vai estar escrevendo a sua própria história, você vai estar vivendo o que os outros estão escrevendo para você, desta forma, não vai conseguir alcançar a vida que você tanto deseja.

Considerando que você deseja controlar a sua própria vida, você vai precisar controlar a sua percepção em relação ao mundo, você vai precisar controlar todas as suas ações e o seu comportamento.

A grande maioria das pessoas acaba se deixando ser influenciado pela mídia, por aquelas notícias ruins, por fatos desastrosos e isto tudo acaba influenciando a elas.

Caso você não tomar os devidos cuidados, você pode acabar sendo programado por este Mindset limitante que vai impedir que você consiga avançar, progredir em sua vida.

Uma forma eficaz para conseguir reconfigurar a sua mente é praticar a leitura de bons livros, buscar pela leitura de artigos em sites que ensinam como conseguir obter melhores resultados, assistir alguns vídeos que podem ajudar no seu desenvolvimento pessoa, procurar estar sempre em companhia de pessoas que podem lhe inspirar, incentivar e influenciar na busca por melhores resultados.

Quando você passar a fazer isso, você vai começar a pensar como essas pessoas pensam, você vai começar a desenvolver novas ideias, novas oportunidades para a sua experiência de vida. Caso você permaneça sempre em companhia de pessoas com o Mindset limitado, será praticamente impossível conseguir progredir pois é muito mais difícil conseguir ir mais longe estando no meio de pessoas que pensam pequeno.

Eu não quero dizer para você passar a desprezar este tipo de pessoa, mas é muito melhor que você procure se aproximar, se alinhar de pessoas que já conseguiram aquilo que elas desejavam.

Eu recomendo que você leia os livros delas, assista aos seus vídeos, ouça o que elas tem para dizer, entrar em suas mentes, observar como elas pensam e procurar pensar como elas pensam.

Desta forma, você vai conseguir vencer muitos desafios, solucionar diversos problemas que podem inicialmente parecerem impossíveis, porém, como você treinou o seu Mindset, você vai passar a conseguir resolvê-los de forma muito mais simples.

Quero deixar aqui 06 passos para que você possa conseguir vencer as suas crenças limitantes:

  • Identificar quais são as crenças que impedem de agir:

Procure escrever a sua crença limitante em uma frase. Por exemplo: “A minha crença limitante é sobre o dinheiro. Eu acredito que é muito difícil conseguir economizar dinheiro todos os meses e, por isso, não consigo guardar nenhum valor.”

  • Encontrar as causas das suas crenças limitantes:

Não é necessário fazer nenhum tipo de regressão, não vai precisar nenhuma volta ao seu passado e vivenciar todas aquelas experiências dolorosas novamente.

Basta que você encontre as causas para conseguir lidar melhor com ela. A partir do momento que você descobre as causas, se torna muito mais fácil conseguir trabalhar elas. De onde você tirou essa ideia? Identifique em qual situação acabou desencadeando essa crença limitante?

  • Questionar as crenças limitantes:

Isto é realmente um fato ou simplesmente uma crença? Um fato é algo que é incontestável, algo que pode ser mensurável em que nós estamos olhando para a mesma coisa e todos nós estamos concordando, é algo já comprovado pela ciência, que ninguém pode provar o contrário, não pode ser alterado.

A crença é algo que podemos questionar, podemos discordar, conseguimos contestar e, principalmente, conseguimos mudar. Veja o exemplo:

“Porque eu acredito que é realmente muito difícil realizar alguma economia todo o mês? Existem muitas pessoas que ganham mais do que eu e não conseguem economizar, mas também existem muitas pessoas que ganham menos do que eu e conseguem.

Desta forma, o que eu acredito não é um fato, é somente uma crença limitante que eu consigo alterar. Eu consigo guardar dinheiro todo o mês, mesmo que seja somente um pouco.

  • Definir quais são os objetivos que busca alcançar:

A partir do momento que você possui um desejo e ele está sendo impedido de se tornar realidade devido à alguma crença limitante, você deve definir qual é o objetivo que você está buscando pois, quando você possui algum objetivo, você passa a encontrar recursos, você desenvolve os meios para conseguir vencer esta crença explorando todo o seu potencial. Então, procure descobrir o que você realmente deseja alcançar, descubra qual é o seu real desejo.

  • Substituir suas crenças limitantes por crenças fortalecedoras:

Inicialmente, você escreveu a sua crença limitante em uma frase, agora, você já conseguiu identificar. Então, analise a sua crença limitante atual e procure substituir por uma nova crença fortalecedora. Por exemplo:

Substitua: “Eu não consigo perder peso pois eu vivo procurando por comida.”

Por: “Agora que eu conheço as estratégias eficazes para conseguir perder peso, eu consigo alcançar a forma física ideal muito mais facilmente.”

  • Condicionar as novas crenças até que estas se tornem um hábito:

Procure visualizar o resultado que deseja alcançar. Feche os seus olhos e veja aquilo que você deseja acontecendo neste momento. Desenvolva, em sua mente, uma imagem nítida, bem real, rica em detalhes, com sons, aromas e sensações.

Se o seu sonho seja comprar um carro novo, procure visualizar este carro novo, a cor, pense em você abrindo a porta, sinta o cheiro de carro novo, sinta a maciez do banco do motorista, coloque o sinto de segurança, a chave na ignição, acionando a partida e por aí adiante.

Fazendo estes exercícios, você passará a dar sinais para a sua mente para que você possa seguir em frente, para que você possa se direcionar rumo ao que você deseja.

Desta forma, você estará realizando um condicionamento para as novas crenças até que elas se tornem um hábito e, desta maneira, você vai conseguir vencer todas as suas crenças limitantes.

Sucesso!

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, responda este rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

O que achou do artigo?