Vencendo as crenças limitantes (Parte 1)

Algumas pessoas estão acostumadas em procurar por diversas fórmulas já prontas para melhorar a sua confiança e compreender o que é a autoestima.

Hoje em dia, existem diversos livros que apresentam muitas estratégias, dicas e sugestões para que seja possível conseguir qualquer coisa, então, essas pessoas acabam comprando estes livros de autoajuda e não conseguem elevar a sua autoestima, não conseguem resolver os seus problemas e acabam continuando tristes ou ficando mais tristes ainda do que estavam anteriormente.

Estamos vivendo em um momento em que muitos autores e palestrantes vazios indicam e, literalmente, empurram motivação barata para o seu público.

Eles estão ensinando algumas dicas que as pessoas não estão conseguindo reproduzir porque eles estão simplesmente empurrando o pé das pessoas no acelerador da vida, porém isso acaba não funcionando quando as pessoas estão com o outro pé no freio da vida.

As crenças limitantes

O que eu chamo de pé no freio são as crenças limitantes, tais como: alguns nascem apenas para sofrer, enquanto outros para rirem; não existe recurso disponível para todas as pessoas; o dinheiro é a raiz para todos os males; é mais simples um camelo passar pelo buraco de uma fechadura do que um rico entrar no reino dos céus; os homens não prestam; eu tenho certeza de que tenho o dedo podre.

Enquanto você não conseguir alterar as suas crenças, a Lei da Atração vai acabar respeitando elas e lhe entregando somente mais do mesmo. Ou você resolve alterar as suas crenças e tirar o pé do freio ou você não vai acabar em lugar algum.

Diversas pessoas tomaram conhecimento em relação à Lei da Atração através de algum livro ou filme. A partir de então, acabaram sendo lançadas muitas coisas do tipo “o real segredo por trás do segredo”, “desvendando o segredo do segredo”, e muitos outros. Por isso, acredito que há alguma coisa de errada com isso. Não estão passando as reais necessidades para você.

Em que acreditar na Lei da Atração?

Você acredita que somente possuindo pensamentos positivos é simplesmente uma vibração que você está emitindo para o Universo e, então, ele passa a conspirar a seu favor, trazendo exatamente aquilo que você deseja para a sua experiência de vida? Porém, isso não é tudo! Os padrões energéticos são apenas as consequências. Tudo que você compreende em relação ao mundo, o que você está emitindo para o Universo é algo biológico.

Dentro do seu cérebro, existe uma região que é chamada de Sistema de Ativação Reticular (SAR), que é a responsável pelo sistema de filtragem do seu sistema cognitivo.

O seu sistema cognitivo são os seus sentidos, é a maneira como você consegue ver o mundo. Existe algo que está dentro do seu cérebro que filtra tudo aquilo que você percebe em relação ao seu ambiente.

A cada segundo que passa, o seu Sistema de Ativação Reticular filtra aproximadamente 10.000 bytes de informações. Neste exato segundo, enquanto você está lendo este artigo, você está exposto a 10 mil Bytes de informações.

Ao mesmo tempo em que você está concentrado, lendo este artigo, você também está analisando o layout do site, olhando para a tela do seu computador ou notebook, tablet ou celular e, utilizando a sua visão periférica ou também chamada de tangencial, você também está olhando para tudo que está acontecendo ao seu redor, tudo que está em seu ambiente.

Ao mesmo tempo em que você está lendo este artigo, você também está ouvindo diversos sons do ambiente, os ruídos do cômodo em que você está e o som externo ao fundo.

Você não estava pensando no seu pé, porém, agora que eu falei, você acabou se lembrando dele, porque você possui um Sistema de Ativação Reticular que está filtrando todos os seus sentidos.

Ele está filtrando porque, se em 1 segundo você conseguisse perceber tudo o que está acontecendo e tudo o que existe, você acabaria explodindo, você não estaria mais aqui.

Dentro do seu cérebro, existe uma região que é capaz de determinar tudo o que você enxerga e consegue compreender em relação ao mundo, sendo que os critérios que ele utiliza são as suas crenças, ou seja, em tudo que você acredita.

Provavelmente você está lendo este artigo utilizando o seu computador ou notebook. Pare um segundo e veja qual é a hora exata neste momento que está aparecendo na sua tela e volte a ler este artigo.

Agora, caso eu pergunte a hora que está aparecendo neste momento, você saberá me informar, porém, se eu perguntar o que está aparecendo na tela acima, aos lados e abaixo da hora, os seus ícones, as letras, os números, você saberá me informar sem olhar para a tela novamente? Acredito que não.

Você não sabe como me informar porque você acredita que é burro? Não. Você não saberá me informar porque eu simplesmente perguntei somente a hora e o seu Sistema de Ativação Reticular está funcionando perfeitamente.

Você acredita que, se olhar a sua tela, você poderá saber me informar a hora, ou seja, você possui a crença de que, se ir olhar para a tela, mesmo existindo diversos ícones, letras e números, você não irá se lembrar, porque, para poder confirmar a sua crença, o seu Sistema de Ativação Reticular simplesmente apontou o seu foco, determinou uma certa concentração em sua atenção somente na hora, descartando as demais informações que não eram relevantes para a informação.

Retendo informações

Você possui a capacidade de captar 10.000 Bytes de informações por segundo, porém o seu Sistema de Ativação Reticular permite passar somente 100 Bytes, ou seja, apenas 1% das informações. Sendo que o critério que ele utiliza para conseguir filtrar essas informações é o seu sistema de crenças.

Isto quer dizer que o que está acontecendo, neste exato momento, dentro do seu coração, todas as suas aflições, angústias, a procura por compreender o que você realmente precisa fazer para que as coisas funcionem, a procura por compreender no que realmente você precisa confiar e que você não consegue ter, isto está sendo regulado pela sua hora em que você está acreditando no que está aparecendo na sua tela da sua vida, ou seja, pelas suas crenças.

Vencendo as barreiras

Caso o seu objetivo seja pesar 60 kg, de nada adianta simplesmente dizer ou escrever que você deseja pesar 60 kg ou que você vai pesar 60 kg. O que você precisa fazer é acreditar que pesa 60 kg neste momento, você precisa pensar, sentir e agir a todo instante como se você já estivesse pesando isso.

Se você não acreditar, não pensar, não sentir e agir como se estivesse realmente com 60 kg, não vai funcionar. É exatamente por isso que, antes de realizar uma cirurgia bariátrica ou metabólica, o médico encaminha o paciente para um psicólogo, pois muitas pessoas que engordam, mesmo após realizar a cirurgia, pois continua achando que são obesos.

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, responda este rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

3 Comments

  1. Elisa Milene 2 de maio de 2017
  2. Ana Lúcia 26 de junho de 2017
  3. Ana Lúcia 26 de junho de 2017

O que achou do artigo?