Superando o impossível – A história de Nick Vujicic

Superar desafios durante a vida, dificuldades a qual somos colocados a frente como doenças, pessoas e situações, são com certeza pontos que nos fazem desanimar e por muitas vezes desistir. Mas como você encararia um problema de nascença e que nada pudesse ser feito para resolvê-lo?

Assim começou a vida de Nick Vujicic, um homem que hoje viaja o mundo todo, contando sua história de vida e superação, mostrando que ainda que o impossível aconteça em sua vida, é possível lutar e superar essas dificuldades, encontrando novas alternativas para viver e viver bem.

Quando o impossível acontece

Nicholas James Vujucic nasceu em Melbourne Austrália em 4 de dezembro de 1982. Ao nascer, Nick apresentava uma deficiência rara e impossível de ser revertida: a Tetra Amelia, uma desordem que causa a falta dos 4 principais membros superiores e inferiores, ou seja, braços e pernas.

Quando seus pais viram o pequeno bebê sem os membros, a primeira reação foi de pavor e preocupação de como conseguiriam cria-lo com aquele problema, porém logo depois assumiram a responsabilidade e levaram Nick para casa com saúde e com a determinação que seria possível dar todo amor, carinho e educação que ele precisava para crescer bem.

Nick tem um pé subdesenvolvido com dois dedos, os quais ele aprendeu a usar desde cedo para escovar os dentes, fazer a barba, atender telefone, pentear os cabelos entre outras atividades como jogar tênis e dirigir.

Tetra amelia

A Tetra-amelia é uma síndrome humana que causa uma falha embrionária, onde o feto não se desenvolve corretamente e causa a falta dos membros inferiores e superiores, sendo que pode haver mal formação em outras partes do corpo, causando a morte do bebê assim que nasce.

Casos como o de Nick Vujicic são raros, onde a síndrome apenas causa a ausência dos braços e pernas, mas sem riscos a saúde como um todo. No mundo, consta menos de 10 casos conhecidos até os dias de hoje, sendo que Nick é o mais conhecido, por ele ter se exposto primeiro no Oprah Winfrey Show e se tornado um palestrante motivacional cristão de grande renome mundial.

Bullyng e tentativa de suicídio

Nick Vujicic na infância

Seus pais cuidaram bem dele, porém Nick percebeu logo que a vida não seria tão simples para ele. Mesmo não sendo um deficiente mental, Nick foi impedido de frequentar uma escola regular por conta de sua deficiência. Por conta disso, ele se tornou um menino tímido e triste, sofrendo com depressão e com 8 anos, começando a pensar e tentar o suicídio.

Nick atribui a salvação de sua vida a sua fé em Deus. Ele pediu a Deus que ele fizesse seus braços e pernas crescerem mas acabou entendendo que sua condição é irreversível e que de alguma forma, existia um propósito para ele estar vivendo assim.

A família buscava ajudar Nick que crescia depressivo e desmotivado, até que um artigo sobre um homem deficiente e que estava superando suas dificuldades chamou atenção de Nick, que começou a perceber que era possível viver feliz com sua condição.

Mudança de vida

A partir daquele artigo e apegado com sua fé cristã, Nick começou a dar palestras em grupos de oração e mais tarde em igrejas e escolas. Com o tempo, Nick começou a viajar, saindo da Austrália e conhecendo o mundo, mostrando que apesar de sua deficiência ser algo que o limita em muitas coisas, muito dessa limitação pode ser superada com determinação e fé.

Aos 21 anos ele se forma em Contabilidade e Planejamento e logo começa a palestrar também no setor corporativo, motivando profissionais a continuarem tentando e lutando por seus sonhos e negócios, ainda que as adversidades os persigam.

Atualmente Nick é casado, tem 2 filhos saudáveis e já fez vários livros onde conta não só sua história de vida mas explica como conseguiu superar, além de dar dicas de motivação para quem lê. O seu primeiro livro é de 2010 e intitulado Vida sem Limites: Inspiração para uma Vida Ridiculamente Boa.

Além dos livros, Nick tem 2 dvd´s onde conta um pouco de sua vida, além de vários vídeos de suas palestras no Youtube. Atualmente, é reconhecido no mundo todo e já esteve em mais de 20 países levando superação, alegria e esperança a pessoas deficientes e não deficientes.

As lições de Nick Vujicic para superar as adversidades

Atualmente, além de dar palestras pelo mundo, Nick é o fundador da Life Without Limbs, uma instituição sem fins lucrativos que visa ajudar pessoas que possuem todo tipo de deficiência, a superar suas dificuldades pessoais e se tornar uma referência no mundo como Nick se tornou.

Em suas palestras motivacionais, Nick Vujicic nos deixa algumas lições de como encararmos a vida com mais foco e felicidade, mesmo que estejamos diante de problemas difíceis e até impossíveis de serem solucionados:

  •         Nick garante que para manter o sentido maior de sua vida, ele precisa estar ativo e viajando pelo mundo, conhecendo novas pessoas e impactando a todas elas com sua história de vida e superação;
  •         Todos fomos feitos com um propósito certo e é nossa responsabilidade descobrir qual é esse propósito e buscar alcança-lo sempre em busca de fazer o bem e ser uma pessoa melhor;
  •         Supere-se a cada dia e seja sempre superior a si mesmo. Através do autoconhecimento, é possível entender que as atitudes certas nos levarão ao sucesso e busca de soluções para nossos problemas;
  •         As circunstâncias da vida podem ser ruins, mas o importante é que você transforme essas dificuldades em oportunidades para o sucesso;
  •         Sucesso só se conquista com esforço e fé;

“Tenho a chance de escolher. Você tem a chance de escolher. Podemos optar por ser pessoas que se importam com as decepções e insistem em enfatizar falhas e deficiências. Podemos decidir ser pessoas amargas, tristes e raivosas. Ou ao contrário, quando tivermos de encarar períodos difíceis e lidas com pessoas complicadas, podemos escolher aprender com a experiência e seguir em frente, assumindo a responsabilidade por nossa própria felicidade.” – Nick Vujicic.

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, responda este rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

O que achou do artigo?