Sonhos lúcidos produzem as maiores ondas binaurais

Sonhos lúcidos são uma categoria de sonho que muitas pessoas possuem.

Ocorre quando o indivíduo está sonhando e durante esse sonho o indivíduo está completamente consciente que está sonhando.

Algumas pessoas descrevem um pequeno nível de lucidez onde está consciente que está sonhando, mas não consegue alterar o sonho.

Outras pessoas experimentam um alto nível de lucidez onde está consciente que está sonhando e também são capazes de alterar o sonho e tem a liberdade de fazer o que quiserem dentro do sonho.

Sonhos são fenômenos fascinantes uma vez que providencia discernimento num mundo cheio de experiências que não podemos perceber ou criar em um estado de consciência completa.

Sonhos lúcidos é um fenômeno documentado; os pesquisadores continuam a explorar uma vez que isso mostra padrões cerebrais interessantes e acontecimentos pelo corpo.

Um exemplo é um estudo conduzido em 2009 no Neurological Laboratory no Frankfurt.

Os pesquisadores mostram como sonhadores lúcidos produzem as frequências mais rápidas de ondas cerebrais já gravadas, ondas gama que operam a 40 Hz.

Isso sugere que sonhadores lúcidos são mais conscientes e são mais conscientes nesse estado que quando comparado ao estado normal acordado.

Nós não operamos nenhum lugar perto dessa frequência (em relação a ondas cerebrais) quando em nosso estado normal acordado e nós operamos em frequências ainda mais baixas durante outros tipos de sonos.

Os pesquisadores sugerem que a existência de ondas cerebrais gama indica uma experiência totalmente consciente, então a experiência estar acordado no sonho é um fenômeno muito real.

Isso implora pelo questionamento, qual estado é o real?

Poderia ser o que percebemos como sendo totalmente acordado ser o sonho? Ou esses são apenas aspectos diferentes da realidade que nós ficamos indo e vindo?

Nossa habilidade de criar nossa própria realidade é mais fácil no estado de sonho lúcido porque nosso cérebro está funcionando em frequências maiores?

O que nós somos capazes de se nós fossemos capazes de funcionar nessa frequência sem estar em sonho lúcido?

Nós seriamos capazes de manifestar instantaneamente como fazemos nos sonhos lúcidos? Ondas cerebrais gama estão envolvidas em atividade mentais maiores e consolidação de informações.

Operando nessa frequência permite que nosso cérebro a ligar e processar informações de diversas partes do cérebro. Nós usamos mais do nosso cérebro quando nós estamos experimentando sonhos lúcidos que nós fazemos quando estamos acordados.

Abaixo está uma lista de ondas cerebrais e as frequências diferentes que nós operamos:

Ondas delta: Essas são as ondas cerebrais mais proeminentes nos bebes prematuros. Elas são uma frequência muito baixa e variam de 0,5 a 2 Hz.

Onda teta: Essas são de alta frequência, tipicamente entre 4 a 7 Hz. Essas ondas cerebrais são caracterizadas por sono leve, sono REM, sonhos e alucinações.

Onda alfa: Essas têm frequências ainda mais altas. Essa frequência varia de aproximadamente 8 a 12 Hz. Essas ondas cerebrais são mais proeminentes durante o relaxamento, contemplação e na falta de um estímulo visual.

Então quando não está distraído ou focado no mundo externo, mas na sua própria zona de contemplação, relaxamento e desperto, o seu cérebro vibra nessa frequência.

Onda gama: Ondas cerebrais gama são as mais altas frequências. Elas variam de 40 a 100 Hz, as frequências mais rápidas conhecidas no homem.

Já foi documentado que na nossa eletroencefalografia a dimensão aumenta com a idade e tempo e também através da evolução humana. EEG é a gravação da atividade elétrica ao longo do couro cabeludo.

Mede a flutuação de voltagem resultante de correntes iônicas nos neurônios do cérebro.

É assim que eles são capazes de medir as diferentes ondas cerebrais e as diferentes frequências em que operam.

Pesquisadores liderados por Richard Davidson, um neurocientista, se juntou a um grupo de monges e outros voluntários.

O Dalai Lama até enviou 8 dos seus praticantes mais talentosos para o laboratório para o teste de EEG. Esses monges tradicionalmente meditaram de 10000 a 50000 horas no período de 15 a 40 anos.

Os monges foram ligados numa rede de 256 sensores elétricos e pediu para que meditassem por curtos períodos.

Davidson estava interessado em medir as ondas gama, as frequências mais altas e os impulsos elétricos cerebrais mais importantes.

O resultado mostrou que os eletrodos captaram uma ativação muito maior de ondas gamas nos monges. O movimento das ondas pelo cérebro era mais coordenado e organizado.

Os pesquisadores sugeriram que a existência dessas ondas gamas sincronizadas indicam que uma experiência consciente está ocorrendo.

O estado de ondas gama é o mais sensível que os outros estados de consciência mensuráveis. Ondas cerebrais gama estão associadas com inteligência, compaixão, autocontrole e sensação de felicidade.

O que podemos tirar dessas descobertas?

O fato da atividade cerebral durante os sonhos lúcidos gerar frequências gama é extremamente significativo. Mostra que nosso cérebro está vibrando em frequências mais altas e funcionando em um estado de consciência mais claro, coerente e maior do que quando estamos acordados.

Mesmo que o tamanho do cérebro humano tenha se mantido sem mudanças ao longo do tempo, parece ter tido um aumento de frequência e operaremos em ondas diferentes enquanto continuamos nossa jornada.

Imagine uma raça vibrando no estado de onda gama. A presença de ondas gama mostra que as pessoas que experimentam os sonhos lúcidos estão em uma experiência totalmente consciente, dentro do “mundo dos sonhos”. O potencial da raça humana não tem limite.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e familiares e ajude a espalhar esse conhecimento pelo mundo.

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, responda este rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

▶ Clicando aqui você responde o quiz que Nicholas criou e passa a conhecê-lo melhor também.

O que achou do artigo?