Seja otimista nestes 7 passos

Diante dos problemas como você reage? Se desespera e não consegue enxergar soluções, acreditando que tudo já está arruinado ou consegue ver que existem alternativas de tudo dar certo no final? Se você pensa como no último caso, você pode ser considerado uma pessoa otimista.

O otimismo é um dos pilares do autoconhecimento, pois a pessoa otimista acredita em si mesmo e que conseguirá vencer as adversidades, mesmo com muitos pontos negativos a dizer o contrário. Ser otimista não significa que a pessoa não seja realista, mas consegue ver e acreditar que tudo pode ter uma solução.

Mas o que é necessário para ser otimista? É possível mudar um comportamento negativo para um positivo? Quais os benefícios de ser mais otimista para o corpo e mente? Veja as respostas para essas questões e o que mais de positivo o otimismo pode trazer para sua vida.

Mude sua mente

Começar todos os dias a pensar fora da caixa, mudando a forma de ver algumas situações ou como reagir a elas, pode começar a ser uma mudança de comportamento favorável ao otimismo. Estudos da University College London na Inglaterra, mostra que uma mudança no lobo frontal do cérebro nas pessoas positivas, pode ser a causa de pensarem sempre com uma visão favorável.

A pesquisa mostrou que a cada notícia boa que era dada, os participante do estudo tinha uma reação melhor, respondendo no lobo frontal de maneira diferente de quando a notícia era negativa. A pesquisa é importante para entender a forma como o cérebro trabalha diante de situações boas e ruins e tratar doenças degenerativas.

Não existe mágica, milagre e muito menos um segredo para ser ou se tornar uma pessoa mais otimista…é preciso apenas mudar a sua mente. Ter uma visão de esperança em meio as calamidades da vida, não são apenas benéficas como nos dão mais ânimo e perspectiva para viver melhor.

Fuja de pessoas negativas

Enquanto existem os otimistas, existem os pessimistas que sempre vem o lado negativo de tudo. O pessimista sempre está esperando o pior de tudo e de todos e quando algo bom acontece, não olha para isso com grande animação. Para o otimista, viver com pessoas negativas não é só um grande desafio mas pode ser prejudicial a saúde e convívio social.

Procure mostram ao amigo pessimista, que mesmo com tantas dificuldades, é possível ver o lado bom da vida. Em contrapartida, não se deixe influenciar pela visão negativa, fugindo de situações que obriguem a se relacionar intensamente com uma pessoa pessimista.

Lembre-se dos bons momentos

Quando bate a tristeza e o negativismo, não tem coisa melhor que relembrar coisas boas do passado. Teve uma boa infância? Se recorde de algum fato engraçado. Teve bons amigos? Procure essas pessoas para sair. Fez algum curso que lhe fez bem? Continue ou faça algo novo. Não tem melhor antidoto para o otimismo que recordar o que te faz bem.

Seja grato

Agradecer as pessoas que lhe ajudaram em momentos bons e principalmente ruins de sua vida, é uma qualidade que pessoas boas e altruístas possuem. Seja grato as pequenas gentilezas ou gratidão que alguém teve contigo, oferecendo sua ajuda…não existe melhor forma de agradecer do que retribuindo o amor e respeito que alguém lhe devotou um dia.

Aceite seus fracassos

Pode parecer estranho falar de fracassos em um artigo sobre otimismo, mas saber reagir bem a nossas derrotas, é um bom indicador de otimismo. Ser mandado embora, terminar um relacionamento longo ou não conseguir concluir um projeto com sucesso, são exemplos de fracassos pessoais que podem nos desanimar muito.

Mas mesmo com todo desânimo e frustração, aprenda a encarar essas situações com um olhar positivo. Ter sido mandado embora foi ruim, mas pode ser a oportunidade de se qualificar mais e conquistar algo melhor.

O relacionamento já estava dando sinais de problemas e agora pode ser o momento de amadurecer emocionalmente para estar preparado para outro namoro. O projeto, pode ser refeito, aprimorado e tentar de novo, o mais importante é não desistir.

Medite

homem meditando ao ar livreis

Estudos comprovam que a meditação ajuda nosso corpo a relaxar e ficar mais concentrado, além de trazer benefícios para nossa percepção das coisas. A meditação nos deixa menos ansiosos e enxergamos a vida com menos pessimismo.  Meditar por pouco mais de 30 minutos, é o suficiente para nos fazer sentir mais leves e ver com clareza as possibilidades de resolver problemas antes impossíveis.

Os benefícios do otimismo para a saúde

Além da meditação, uma vida mais otimista nos trás inúmeros benefícios para a saúde a curto e longo prazo:

  •         Ser mais otimista, reforça nosso sistema imunológico e nos torna mais preparados contra infecções;
  •         Otimismo combate a depressão;
  •         Mantemos a pressão sanguínea baixa e controlada;
  •         Menos chances de ter diabetes;
  •         Menos estresse.

Além disso, as pessoas otimistas riem mais e buscam estar sempre de bom humor, mesmo em momentos difíceis. Essas atitudes respondem em todo seu corpo, transmitindo uma positividade que transborda e contagia a todos que estão em volta.

Uma mensagem aos pessimistas

Ser pessimista não é bom para ninguém, mas existe uma pesquisa que diz que pessoas negativas tendem a viver mais. O estudo feito na Universidade de Erlangen-Nuremberg na Alemanha, realizou a pesquisa por mais de 10 anos, contando com 40 mil pessoas com idades entre 18 e 96 anos.

O estudo revela que pessoas otimistas morrem mais cedo que pessimistas e por uma razão: pessimistas, por pensarem sempre no pior, vão mais ao médico e buscam ter uma vida mais saudável, enquanto os otimistas demoram mais para ter essa percepção, podendo sofrer problemas de saúde mais prematuramente.

Apesar da pesquisa mostrar esse ponto, aparentemente positivo aos pessimistas, em geral estar sempre com um pensamento e atitudes negativas não é bom, assim que como sempre ver o lado bom de tudo não ser realista.

É preciso que haja um equilíbrio e evitar o extremo de sempre ficar irritado, triste, com a cara amarrada e esperando o pior. Enxergar a beleza da vida como em um jardim sem flores, é saber que o inverno passa e a primavera sempre chega trazendo cores, perfumes e alegria.

Curtiu nosso artigo? Então não deixe de curtir nossos posts nas redes sociais e estar sempre ligado em nossas novidades.

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, responda este rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

O que achou do artigo?