Resiliência, a arte de dar a volta por cima

Quantas vezes você caiu e precisou se levantar na vida? As vezes dolorido pela queda, pelas decepções e angústias que te levaram a essa situação, o pavor de achar que não conseguiria se reerguer era tanto, que isso acabou se tornando o que te motivou a continuar e não desistir.

Isso é a famosa resiliência, a capacidade de se refazer diante das lutas e provas que a vida coloca em nossa frente. O lado incrível da resiliência é que quando refazemos nossa vida, voltamos ainda melhores, mais maduros e prontos para novos desafios, sabendo que se aparecer outras pedras no caminho, podemos até tropeçar e cair, mas vamos nos reerguer de novo e de novo.

Resiliência

Segundo o dicionário Michaelis, Resiliência é “Elasticidade que faz com que certos corpos deformados, voltem a sua forma original; Capacidade de rápida adaptação ou recuperação.” A palavra é derivada do latim “Resilio” e é um termo comumente usado na física, para exemplificar um objeto que passou por grandes deformidades mas conseguiu voltar a sua forma inicial.

Segundo Fernando Job em uma tese de 2003, a resiliência dentro de empresas, é quando uma pessoa está diante de situações conflitantes como desafios do ambiente de trabalho com o desejo e busca em vencer profissionalmente, dando a pessoa a tarefa de tomar uma decisão e automaticamente, enfrentar com sucesso a situação.

Quando trazemos a resiliência para nossa ótica cotidiana, é se reerguer diante de uma traição, diante do desemprego ou situação de miserabilidade. É se reconstruir suas forças depois de uma doença grave ou de um acidente. Ser resiliente é mais do que apenas se recuperar, é voltar ao normal ainda mais forte.

“A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional”

Não tem frase que cabe melhor para definir a resiliência, como esta de Carlos Drummond de Andrade. Será inevitável as vezes cair, se machucar e sentir a dor de acontecimentos que frustram a gente. Mas sofrer por isso e deixar que essa situação nos aprisione em um mundo de tensões só será real se permitirmos.

Quantas vezes você achou que aquela doença poderia te levar a morte, mas você não só se curou como ajuda outras pessoas hoje com o mesmo problema? Conseguiu superar as dores mas não ficou sofrendo a ponto de deixar aquele mal te derrubar para sempre. Conseguiu dar a volta por cima!

Pessoas resilientes não permitem que os problemas e dores a dominem a ponto de não deixa-las em paz. Elas tem um olhar positivo mesmo nos momentos mais difíceis e sabem que aquilo acontece com qualquer pessoa e cabe a cada um decidir se vai se deixar ser abatido ou não. Escolha por levantar, sacudir a poeira e seguir em frente de cabeça erguida!

“Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários”

C.S.Lewis autor das Crônicas de Nárnia, descreve a resiliência como uma catapulta para nosso sucesso. São as dificuldades da vida, as provas complicadas que temos que encarar em nosso dia a dia, que fazem com que nos tornemos pessoas melhores e ainda mais especiais.

Pessoas comuns que como eu e você eram apenas pessoas simples mas se tornaram grandes homens e mulheres que mudaram a história do mundo e transformaram sua própria história. O próprio C.S.Lewis era um professor universitário e ateu, que se tornou um cristão devoto e criou livros renomados, sendo reconhecido e respeitado até os dias de hoje.

Martin Luther King era advogado e pastor batista, um simples homem negro que lutava por sua família e igreja. Até que se tornou ativista pelo direito dos negros, em uma época que o racismo imperava nos EUA.

A cantora Jennifer Hudson, vencedora do oscar e também dona de uma voz incrível,  perdeu a mãe, o irmão e o sobrinho no ano de 2008, depois do ataque de fúria do ex marido de sua irmã. Na época, Jennifer já era famosa e ficou devastada com a situação. Porém depois de um tempo, a cantora afirmou que perdoou o assassino e criou uma fundação para ajudar crianças em nome de seu sobrinho.

Charlize Theron é uma atriz consagrada e de talento inegável, mas que também sofreu grandes provas para chegar aonde está. Quando criança, Charlize presenciou uma briga dos pais e a mãe tirando a vida de seu pai com vários tiros, tudo para se livrar da violência doméstica. Apesar do ocorrido ter sido traumático, Charlize conseguiu superar e tornar-se uma referência de mulher linda e forte.

Tudo é temporário

Esse momento de frustração, tristeza, medo, luta e desafio é apenas um momento, algo que vai passar o mais cedo e mais tarde. Pessoas resilientes percebem logo que pode doer, vai ser difícil mas que o tempo irá sarar e tudo irá se resolver.

Não foque nas coisas como situações permanentes mas sim coisas que acontecem e logo mais vão desaparecer para outros desafios aparecerem no lugar. Cada luta que você é obrigado pela vida a encarar, são situações para fazerem de você alguém mais forte e mais preparado. Então apenas aguarde que essa dor será para contar muita história lá na frente.

Síndrome de Gabriela

Na década de 70 a Rede Globo passou a minissérie Gabriela, obra de ficção baseada no livro do baiano Jorge Amado. A música de abertura tinha a seguinte frase: “eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim, Gabriela, sempre Gabriela.”

A frase da música tem muito a nos dizer quanto a não evoluirmos como pessoa e quando as marés revoltas da vida vem, não estamos preparados para elas e acabamos sofrendo muito. É ir contra a resiliência, não querer crescer e nem aprender a se sujeitar para uma vida de futuro e sucesso.

Se você quiser conquistar algo nessa vida, terá que entender que tudo pode estar maravilhosamente caminhando agora, mas uma hora ou outra algum conflito vai aparecer, alguma coisa vai acontecer. A resiliência é a melhor forma de nos tornarmos pessoas mais maduras e tolerantes e para isso, é preciso passar por situações difíceis que lá na frente irá nos tornar em seres humanos muito melhores.

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, clicando aqui você responde um rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

One Response

  1. Michelle 1 de Abril de 2018

O que achou do artigo?