A reencarnação é possível?

Você acredita em vida após a morte? Todos nós um dia iremos morrer, eis uma das únicas certezas que temos na vida. Mas depois de fechar os olhos para esse plano, iremos para um plano melhor?

Segundo a religião espírita, o outro lado é sim, muito melhor. Para eles, nossas almas evoluem e nos tornamos aptos a reencarnar e ter uma personalidade ainda melhor do que a passada. Mas afinal, a reencarnação existe? Será que relembramos o que fomos?

Neste artigo, vamos entender o que é espiritismo, do que ele trata, o que é reencarnação e quais os dados científicos que comprovam (ou não), que existe a vida após a morte.

Espiritismo

O espiritismo é a religião que mais propaga o advento da Reencarnação. O Espiritismo ou Doutrina Espírita, foi estudada e difundida por ele, porém a crença espírita é anterior a Allan, nascido no século 19.

Muitos povos antigos como os egípcios, acreditavam em espíritos e que eles podiam reencarnar, para tal, quando seus monarcas morriam, eles mumificavam e enterravam a pessoa com todos seus pertences mais valiosos, para que quando houvesse seu renascimento, eles pudessem usufruir de seus bens.

Além deles, religiões de matriz africana como Umbanda e Candomblé, também creem na reencarnação. Budismo e hinduísmo, também acreditam no renascimento do espírito, crendo que este espírito, pode reencarnar tanto em forma humana quanto animal.

A Doutrina do Espiritismo não era uma crença aceita e respeitada antes de Kardec, que estudou e preparou várias teses, se tornando um especialista no assunto. Escreveu o livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, onde retrata como funciona o mundo dos espíritos, deixando claro que não se trata da morte mas sim da vida após a morte.

A partir de então, o mundo começou a ver o Espiritismo com outros olhos, entendendo e aceitando melhor o falecimento de seus entes queridos e percebendo que é possível que depois deste plano, a vida continua, porém é possível que isso aconteça em outro corpo.

A religião espírita se autodenomina uma religião cristã, pois considera a Bíblia como um dos seus livros importantes e os ensinos de Jesus como diretrizes de sua doutrina. O próprio Cristo, é retratado pelos espíritas, como um ser evoluído de grande poder, iluminado e imortal.

Apesar de se auto denominarem cristãos, religiões tradicionais cristãs como Catolicismo e Protestantismo, não reconhecem o espiritismo como tal, por conta de suas crenças e costumes diferentes como Allan Kardec como um dos seus maiores profetas, o livro dos Espíritos e o Evangelho Segundo o Espiritismo de Kardec como suas obras mais expressivas e o uso de rituais de ocultismo como a mesa branca e invocação e incorporação de espíritos.

O cristianismo clássico também não crê na reencarnação, pois garantem que Jesus deixou claro nas Escrituras Sagradas, que a morte só acontece uma vez e ainda que os cristãos acreditem que o espírito continua vivo depois da morte, não creem que a alma volte em outro corpo.

Independente do reconhecimento, o Espiritismo conta com mais de 13 milhões de adeptos em todo mundo, sendo que no Brasil, existe a maior concentração de crentes na religião, 1,3% da população do país.

O que é a reencarnação?

A Reencarnação é o mesmo que renascimento ou substituição da morte do corpo. A Reencarnação é creditada em muitas religiões como o budismo, hinduísmo e umbanda.

Praticamente todas elas creem na mesma filosofia: que ao morrer, o corpo se vai mas o espírito continua vivo, de tal forma que depois ele pode se auto evoluir em um outro corpo, sendo que a reencarnação pode acontecer inúmeras vezes, até haver o aperfeiçoamento da alma ou anular o nosso carma, que é como as nossas ações influenciam nossa vida.

Reencarnação x Ressureição

Muitas pessoas confundem reencarnação com ressurreição. Reencarnação, como já foi dito no tópico anterior, é quando uma pessoa morre e seu espírito volta a encarnar em um corpo. A ressurreição por sua vez, é quando há a morte, porém o espírito volta para o mesmo corpo e não para um diferente.

A ressurreição é descrita na Bíblia, sendo o caso mais conhecido de Jesus Cristo, que morreu e ressurgiu em seu antigo corpo. Na medicina atual, médicos afirmam que é possível fazer a ressurreição de pessoas através de aparelhos como os desfibriladores, desde que a morte tenha sido declarada poucos segundos ou minutos depois.

Quanto mais tempo se passa até a ressurreição de um paciente, maiores as chances de haverem problemas neurológicos irreversíveis. Casos como de Jesus são raros mas não impossíveis. Catalepsia é uma patologia rara que afeta os músculos, de forma que o aspecto corporal é de uma pessoa morta, porém ainda viva mas que está com os estímulos corporais reduzidos.

A reencarnação é possível?

Para muitas pessoas, a reencarnação é algo real, a possibilidade de continuarmos vivendo, mesmo que em outro corpo, seja ele humano e animal. Porém grande parte afirma que a reencarnação é algo impossível e fantasioso, que pessoas criam em sua imaginação e creem que quando morremos, nosso espírito também morre conosco.

A ciência vê com ceticismo os relatos de uma vida após a morte, porém existem grupos de cientistas, que acreditam que possa haver alguma relação da reencarnação com algumas doenças.

Por exemplo, O psiquiatra Ian Steverson, estuda a mais de 40 anos, casos de possíveis reencarnações, principalmente ouvindo crianças que afirmam ter se recordado de coisas que elas não viveram agora mas tempos antes de seu nascimento, provando que elas poderiam ter vivido em outros corpos, antes do atual.

Doenças como câncer e até sinais de nascença, podem ser outro indício de vidas passadas. Steverson afirma que pessoas que sofrem de algum tumor hoje, pode ter tido algum ferimento no local em sua vida passada, o que acabou causando uma cicatriz ou possibilidade do desenvolvimento de algum mal no novo corpo.

Outro cientista que estuda os casos de Reencarnação do doutor Steverson, falecido a 10 anos é o psiquiatra americano Jim Tucker. Em seus estudos, existem inclusive duas brasileiras que afirmam terem vivido na segunda guerra mundial, sendo que uma morreu por estilhaços de uma bomba e a outra atropelada por um trem.

Robert Lanza é um médico que escreveu um artigo científico intitulado “O Biocentrismo: Como a vida e a Consciência são as chaves para entender a natureza do Universo.”

Para ele, a vida não acaba depois da morte e ele considera este fato com os argumentos de estudos em medicina regenerativa, sendo que ele vai além, acreditando que a alma não se limita apenas a reencarnar em outro corpo mas pode, inclusive, migrar para outros planetas e universos.

Outros casos conhecidos sobre a Reencarnação, são intrigantes como o menino que na década de 90 afirmava ter sido um homem que morreu ao levar um tiro de espingarda do lado direito da cabeça, exatamente na alguma da orelha e o garoto, tem uma má formação na orelha direita.

Outro caso, um menino indiano de 3 anos, afirmava para o seus pais que havia sido um jovem que morreu atropelado em 1992. Quando a família averiguou, confirmou que realmente havia tido um jovem que morreu na época que a criança afirmava e com o nome e os detalhes que menino falava.

Apesar de não ter dados científicos que nos deem a certeza da Reencarnação, é possível que ela seja uma realidade. Cabe a nós nos posicionarmos se cremos ou não em sua possibilidade e entender que entre a vida e a morte existem mistérios que ainda não estamos preparados para compreender.

E você, crê na imortalidade da alma e na reencarnação? Conte pra gente o que achou desse artigo e não deixe de conferir mais artigos interessantes em nosso blog.

Bom, se você acredita ou não na reencarnação eu não sei, mas eu sei de algo que você deveria com certeza acreditar, a Lei da Atração. Você querendo ou não ela atua na sua vida todos os dias, sem exceção.

E hoje eu quero indicar para você o livro de um grande amigo e escritor que trabalha com esse tema há anos, muito completo e com exercícios diários e poderosos que realmente funcionam na vida das pessoas, o seu nome é Desvendando o Segredo, de Nicholas Johnson.

Porém, antes de mais nada, eu quero que você responda um quiz feito por ele que vai separar quem quer de verdade aprender a usar a Lei da Atração da maneira correta em suas vidas e quem não quer. Eu garanto, se você quer de verdade que a Lei da Atração atue como uma grande aliada na sua vida, esse livro será essencial para você. É só uma dica, de sua amiga, Catarina Dias.

O que achou do artigo?