Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Pessoas vencedoras nunca se dão por derrotadas, elas lutam e o céu é o limite para seus sonhos e ambições. Cada pessoa que alcançou o sucesso neste mundo, tem mais do que sorte e preparo acadêmico ou um empurrãozinho financeiro da família…na verdade, a grande maioria não tinha riquezas antes mas somente depois de suas realizações.

Os ricos e famosos do mundo, alcançaram suas fortunas por que em sua maioria, tinham hábitos em comum e que faziam toda diferença na hora de administrar seus negócios. Neste artigo, vamos contar os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes e que de tão importantes e válidos, não são eficientes apenas na vida financeira, mas para qualquer setor da vida em geral.

Stephen R. Covey

Mestre e doutor em Administração, Stephen R. Covey foi um importante profissional e palestrante, que escreveu grandes livros sobre auto ajuda e que realmente auxilio muitas pessoas ao redor do mundo, principalmente profissionais que buscavam ter mais eficiência em suas empresas e serem reconhecidos como excepcionais.

Stephen Covey Nasceu em 1932 e morreu em 2012, mas deixou não só livros incríveis como o Best Sellers Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, mas outros títulos tão mais importantes para quem quiser crescer como pessoa e profissional.

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Stephen observou em mais de 25 anos de carreira, que pessoas de sucesso seguiam determinados hábitos que faziam delas eficientes e traziam vibrações positivas para todos os âmbitos de suas vidas. Eis os 7 hábitos da pessoas eficazes:

  1.   São Proativos;
  2.   Tem seus objetivos certos em mente;
  3.   Priorizam o que é importante e não o mais urgente;
  4.   Focam na reciprocidade;
  5.   Procuram entender para ser entendidos;
  6.   Criam uma afinidade forte e duradoura;
  7.   Estão sempre em movimento em prol do bem e do amor.

1 São proativos

Pessoas altamente eficazes tomar decisões e partem pra cima dos problemas com coragem e perseverança, acreditando que apesar das dificuldades, eles irão vencer. Proativos assumem os riscos de suas escolhas, sabendo que podem fazer tudo certo como também só cometerem erros…porém estão preparados para aceitar cada situação que vier.

Assumem as consequências, não fogem quando a coisa aperta. Se colocam em posição de serem julgados e reconhecem seus fracassos, mas uma das maiores vantagens que eles possuem é se levantarem todos os dias com a cabeça erguida e prontos para encarar qual seja o dia que irão ter que enfrentar.

2 Tem seus objetivos certos em mente

Pessoas altamente eficazes sabem exatamente o que querem da vida. São pessoas que desenham no passado seus projetos e muitos deles já atingidos com sucesso, outros em curso e alguns para serem feitos ou corrigir, porém com seus objetivos bem claros e concisos dentro de si.

3 Priorizam o que é importante e não o mais urgente

Existem dois extremos: o importante e o urgente. O importante é aquilo que deveria ser nossas prioridades mais valiosas como a família, amigos e nosso trabalho. O Urgente são aquelas situações que aparecem e que nem sempre tem alguma importância, mas naquele momento precisam ser sanadas…mas as vezes podem ser descartadas e nem sempre estamos dispostos a fazer isso.

Priorize o que é importante, pois as coisas urgentes podem ter seu grau de valor num momento, porém o que vai ser o principal lá na frente é o que ficará para sempre e trará as alegrias para sua vida. Foque no importante, valorize as pessoas e coisas que realmente merecem sua atenção.

4 Focam na reciprocidade

Foque em dar, em se doar em amor e paz mas exercite a reciprocidade, ou seja, o que você der espere e promova o recebimento e o que receber agradeça e se doe novamente.

A reciprocidade em uma empresa por exemplo, faz com que as pessoas doem-se em prol não só dos negócios mas do sucesso do outro e tendem a ganhar com isso também.

5 Procuram entender para serem entendidos

Stephen conta algumas histórias para nos mostrar que muitas vezes somos colocados diante de situações, que teremos nosso comportamento habitual mudado. Por exemplo, ele mostra a história de um homem que entra no metrô com seus filhos e senta ao lado dele, porém as crianças estão gritando e fazendo toda bagunça possível.

Stephen então diz pra ele tomar uma atitude pois seus filhos estão incomodando a todos, o homem inerte, olha para ele e diz que não sabe o que fazer, pois acabara de sair do hospital onde sua esposa havia falecido e tanto ele como seus filhos não sabiam como agir diante da situação.

Stephen fica envergonhado e diz sentir muito, sendo que em seu íntimo algo acontece, ele percebe que aquela situação mudou uma maneira que ele sempre pensava: que crianças bagunceiras são o resultado de pais incompetentes, mas as vezes é preciso entender que o foco daquela pessoa mudou, que agora ela está tentando se reencontrar diante daquela situação difícil.

Neste tópico, Stephen deixa claro que para sermos compreendidos, é preciso estarmos abertos para entender as pessoas e não apenas julgá-las. Deixar de lado um pouco do nosso egoísmo e se colocar no lugar do outro, pode ser um dos nossos valores mais importantes e pessoas eficazes tem esse ponto bastante aparente em suas personalidades.

6 Criam afinidades fortes e duradouras

Não é só afinidades de amizade mas de companheirismo, de parceiros no trabalho e na vida. Afinidade que crie uma relação que seja forte o suficiente para encarar as dificuldades e se manter firme e duradoura para durar anos a fio com integridade.

7 Estão sempre em movimento em prol do bem e do amor

Pessoas eficazes estão sempre em movimento, e isso não é só no sentido físico mas psíquico e espiritual. São pessoas que buscam sempre o renovo, estar conhecendo novos lugares, pessoas e coisas, que sempre se doam para os outros, são humildes, amáveis e amigáveis e levam um estilo de vida saudável e sustentável.

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, clicando aqui você responde um rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

O que achou do artigo?