O que o livro “Nunca desista de seus sonhos” nos ensina?

Augusto Cury

“Os sonhos são como vento, você os sente, mas não sabe de onde eles vieram e nem para onde vão. Eles inspiram o poeta, animam o escritor, arrebatam o estudante, abrem a inteligência do cientista, dão ousadia ao líder. Eles nascem como flores nos terrenos da inteligência e crescem nos vales secretos da mente humana, um lugar que poucos exploram e compreendem.”

Assim começa um dos livros de maior sucesso no Brasil, “Nunca Desista de Seus Sonhos” de Augusto Cury, considerado atualmente, o autor mais lido no país. Best seller, o Livro enaltece a vida e nos ajuda a não abrir mão de nossos objetivos. Um livro perfeito para orientar você, em busca de seus desejos mais profundos.

Neste artigo, vamos te direcionar por algumas lições que o livro disserta e nos ensina, acerca do valor e importância de nossos sonhos, do quanto a vida atual tem nos afastado de nossos objetivos e como histórias de grandes homens que sonharam e lutaram por seus sonhos, podem ser o incentivo que precisamos para nunca mais desistir de nós mesmos.

O autor, Augusto Cury

Nascido em Outubro de 1958, Augusto Jorge Cury é um psiquiatra, escritor e professor brasileiro. Vindo da cidade de Colina, no interior de São Paulo, Augusto Cury se formou médico psiquiatra pela Faculdade de medicina de São José do Rio Preto, sendo pós graduado na área e também em administração de empresas na PUC e Paris na França.

Augusto Cury é conhecido também por ser um conferencista atuante, visitando inúmeros países com suas palestras motivacionais e baseadas na maior parte de seus livros. Com mais de 25 milhões de livros vendidos, apenas no Brasil, Augusto Cury é conhecido em mais de 70 países. Foi considerado na década passada, o autor mais lido do país.

Um dos seus livros mais aclamados: Nunca Desista dos seus Sonhos, é um livro motivacional que analisa 4 homens importantes da história e como seus fracassos e lutas, podem nos ensinar a superar nossas derrotas e continuar acreditando no sucesso. A seguir, veremos algumas das lições que esse livro fascinante tem a nos ensinar.

Os sonhos alimentam a vida

Eis o título do prefácio. Não existe uma vida de sucesso sem os sonhos para serem seu combustível. Augusto Cury fala sobre os dois tipos de sonhos conhecidos: o sonho enquanto dormimos e o sonho quando estamos acordados, o foco central do livro.

No sonho noturno, de quando estamos dormindo, Cury salienta que ele é fundamental para nossa inteligência, crescimento e para que o sonho quando estamos acordados ser válido, é preciso que esse sonho enquanto dormimos, seja ativo e constante, mesmo quando não lembramos dele, tem sua importância para o preparo de nossa mente para nossos sonhos acordados.

A partir daí o livro fala do sonho acordado, aquele que objetivamos e lutamos dia após dia para conquistar. São esses sonhos que são nosso combustível, nosso alimento, aquilo que nos motiva e trás a segurança de sermos merecedores de todo sucesso que desejarmos e irmos atrás.

O autor discorre uma pequena história sobre uma criança que pergunta para um sábio: qual o tamanho do universo? O sábio responde: O tamanho de seu mundo. A Criança curiosa e pergunta: Mas qual o tamanho do meu mundo? O sábio declara: O seu mundo tem o tamanho dos seus sonhos!

Aprimore seus sonhos

Para Cury, nem sempre nossos sonhos são claros no ato. É muito comum eles começarem com apenas ideias, conceitos um tanto confusos e desconexos, que com o tempo vão se tornando mais claros e precisos. Mas existem muitas pessoas que vão deixando seus sonhos pelo caminho, pois o cansaço da luta por fazê-los se tornar reais, acabam por nos desanimar.

Cury deixa claro que é preciso continuar, pois os sonhos é que nos dão aquele desejo e motivação para continuar e crescer. Não é possível viver sem sonhar pois quem não sonha já se deixou vencer pelo fracasso. Não permita que sua luta se torne inútil…faça como diz o último capítulo do livro: Nunca Deixe seus Sonhos morrerem!

Quatro homens, um sonho

O livro “Nunca Desista de Seus Sonhos”, analisa a história de 4 homens incríveis e que tiveram uma vida marcada por fracassos, mas por fim alcançaram seus sonhos mais impossíveis.

O primeiro é Jesus Cristo. Adorado pelos cristãos de todo mundo e considerado o salvador da humanidade, Jesus parecia ser um homem comum e que dificilmente chegaria a se tornar um ícone mundial: nascido de uma mulher virgem e dentro de um estábulo, foi criado em Nazaré e apesar de uma inteligência acima da média, dos 12 até os 30, nada se sabe sobre sua vida, apenas se deduz que trabalhou como carpinteiro, ofício de seu pai e amadureceu espiritualmente ao longo desses anos.

Começa seu ministério aos 30 e durante 3 anos, convoca 12 discípulos e os prepara para continuar seu trabalho pelo mundo, depois de sua morte na cruz. Segundo a Bíblia, Jesus ressuscitou ao terceiro dia e depois de 40 dias subiu aos céus. Durante sua vida, foi renegado, martirizado e torturado antes de sua morte, desacreditado até mesmo pelo seu próprio povo. Jesus segundo Augusto Cury, foi o maior exemplo de homem com caráter e inestimável valor, que convidava as pessoas a segui-lo e impactava a todos com seus ensinamentos e prodígios.

Depois de Jesus, é a vez de Abrahan Lincoln. Um dos maiores presidentes dos Estados Unidos, Lincoln foi um fracasso como político, até conquistar a vitória presidencial. Além de ter concorrido a vários cargos públicos e perder na maior parte deles, Lincoln também era considerado um empresário colecionador de derrotas, já que abria empresas que logo faliam. Mas o que mais Lincoln tinha era sede de vencer, tanto que nunca desistiu de tentar e alcançou finalmente o sucesso.

Martin Luther King é o próximo analisado por Cury. Homem simples mas com ideais muito firmes, King lutou pelo direito dos negros e contra toda e qualquer forma de discriminação e preconceito. Pastor Batista, proclamava a paz e o amor e mesmo tendo sido assassinado por seus algozes, sua voz foi ecoada por todo planeta, modificando leis e fazendo deste mundo um lugar mais justo e melhor pra se viver.

Por fim o autor faz uma análise biográfica sobre sua própria história, contando a infância difícil e a juventude focada em ajudar as pessoas. Fala sobre as dificuldades em se formar, a falta de dinheiro e todas os problemas que precisou enfrentar para ser hoje um homem aclamado e respeitado não só como profissional mas como pessoa.

Não desista de você

O foco principal do livro é: Não desista de você e dos sonhos que determinou para sua vida! Olhe para esses 4 homens, pessoas comuns e que aparentemente não tinham nada de especial, mas que conseguiram mudar o mundo, apenas com suas atitudes, sua forma de pensar e principalmente com seus ideais focados em seus sonhos mais profundos.

Quando estiver a ponto de desistir, lembre-se dessas pessoas e olhe pra você! Se está aqui é para impactar o mundo de alguma forma, o seu mundo. Então como o sábio disse para aquela criança: deixe seu mundo ser do tamanho dos seus sonhos, portanto lute e persista por eles para ter sua história descrita no Universo.

Mudando um pouco o foco do artigo e antes que você vá embora, eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, clique aqui para responder um rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

O que achou do artigo?