O Movimento Otimista – O que aprender com ele?

Você deseja ser mais otimista? Otimismo é um dos pontos principais que a Lei da Atração ensina. Sem ser otimista, dificilmente nossos desejos e planos irão nos levar para onde queremos…geralmente encontramos é mais dificuldades e tristeza pelo caminho.

Estudando o livro “O Movimento Otimista” de R. Stanganelli, podemos aprender 5 passos de como atrair mais otimismo a nossas vidas e fazer dela nosso foco de vida e sucesso para o futuro.

Stanganelli, o autor

Nascido em Guaranésia município de Minas Gerais, Roberto Stanganelli, mais conhecido por R. Stanganelli, foi um importante escritor espírita, além de cantor, compositor e produtor musical, tocando arcodeon e ficando muito conhecido no país nas décadas de 50 e 60.

Stanganelli era um grande admirador de Chico Xavier, e seguia a risca seus ensinamentos e escritos. Era um homem muito otimista e escreveu grandes livros como a Bíblia do Otimismo, Seja Otimista e Vença na Vida, Otimismo a Luz da Fé- Tributo a Chico Xavier e o livro O Movimento Otimista, da qual este artigo falará de 5 dicas principais que o livro trata, para seu crescimento como uma pessoa positiva.

Código de consciência

“Você é o templo onde se inicia a Paz Universal;

Você é o Templo;

Sua família- a Humanidade;

O seu Deus a Consciência;

Sua felicidade, a paz sua casa- o Universo;

O Universo, você!”

Stanganelli mostra logo no início do livro, que nós somos o templo, o corpo onde deve habitar a Paz primeiro, antes de lutarmos por ela no mundo. Por fim, o Universo será nós no fim das contas e o importante é termos a consciência em servir a nossa família, a nosso Deus que se reflete em nossa consciência e por fim em nossa felicidade pessoal, que constitui naquilo que o Universo quer para nós.

O Código de Consciência salienta que quando estamos de mãos dadas em prol de um mundo melhor e principalmente em sermos pessoas melhores, logo não iremos precisar de guerras para destruir e dar uma falsa paz, seremos amigos e levaremos o amor aonde quer que caminhemos.

Esqueça o que não te faz feliz

Stanganelli usa um escrito de Chico Xavier (através do seu mentor espiritual Emmanuel), para se expressar nesse ponto do livro, onde Chico mostra as coisas negativas ou que podem se tornar problemas para nós, apenas se não esquecermos e usarmos o oposto, aquilo que é positivo no lugar.

Por exemplo, Chico salienta para nos esquecermos do apelo sem resposta, da gentileza ignorada, do sorriso escarnecedor, a desfeita inesperada, o recado impiedoso…todas essas ações podem nos levar a nos tornarmos pessoas amargas e tristes, pois levamos em consideração tais atitudes das pessoas, quando o que importa é quem somos e o que devemos fazer.

Esqueça todas as injúrias, as calúnias, as confusões e ofensas…se foque em agradar a si mesmo e se tornar alguém cada dia mais feliz, pois dessa forma você verá seu crescimento como ser humano, se amadurecendo e aprendendo abrir mãos de tais desaforos, que não edificam e não trazem nada de bom para sua existência.

Se jugue sempre forte

Se denominar fraco, que nada dá certo pra você, que nunca será feliz e enfim, se julgar sempre alguém que não é merecedor de nada, é um erro que apenas pessoas pessimistas costumam cometer. Você leitor e que está buscando ser alguém mais positivo, sabe que precisa sempre olhar pra si mesmo como um vencedor, como alguém forte.

Se julgue sempre forte! Se julgue sempre poderoso, que merece a felicidade e tudo do melhor que o Universo tem a oferecer. Foque-se em sua felicidade sempre olhando pra si mesmo como alguém superior a seus problemas.

Nunca deixe de sorrir

Quem nunca leu ou disse a célebre frase “rir é o melhor remédio?” Pois é, o sorriso não é só benéfico para você que sorri mas pode desarmar quem está triste, com raiva ou apenas indiferente.

O sorriso trás paz, o sorriso consegue ser uma ponte entre duas pessoas que estão em desacordo. No livro, Stanganelli mostra que o sorriso faz parte do rosto das pessoas positivas, pois não tem como estar em harmonia com o Universo com uma carranca feroz.

O riso acalma, diverte e nos faz ter esperança. Stanganelli novamente pega um escrito de Chico Xavier e disserta sobre a importância de agir diferente diante de problemas que um sorriso pode solucionar:

“Não se irrite, sorria;

Não Grite, converse;

Não desajuste, harmonize;

Não se lastime, avance;

Não se marginalize, trabalhe;

Não se menospreze, eduque-se;

Não se queixe, compreenda;

Não se rebaixe, eleve-se(…).”

Os 10 mandamentos da fé

Stanganelli descreve 10 mandamentos otimistas que mudam e solidificam a vida das pessoas que seguem ou desejam seguir a visão da Nova Era, buscando a paz interior e refletindo isto no exterior, nas outras criaturas.

  1.   Não importa o quão tem sido sua luta, o quão difícil tem sido a vida, em hipótese nenhuma deixe de crer e confiar em Deus;
  2.   Quando temos fé, os recursos ainda que escassos não acabam jamais;
  3.   As vezes o fracasso virá e é importante que você entenda que seja qual for o motivo, o seu fracasso é responsabilidade única e exclusivamente sua;
  4.   Mas ainda que os fracassos venham, o importante é não desistir e sim resistir, aguentar firme e saber esperar e batalhar por aquilo que quer. Esteja com sua fé ativa dentro de você que o sucesso será apenas uma questão de tempo;
  5.   Pense sempre com fé e com pensamentos positivos, que visão o amor acima de tudo e buscando ajudar o seu próximo;
  6.   A fé quando usada da forma que deve ser, nos dá o poder de alcançar o impossível, o impensável. Ainda que tudo esteja ao seus olhos perdido, a fé te faz acreditar que tudo é apenas um detalhe, que você irá conseguir;
  7.   Não deixe que as situações negativas que as vezes vem alarmar e nos tirar do foco, te desestabilize a ponto de fazer você olhar apenas para aquilo que é ruim. Mantenha sempre um olhar de otimismo;
  8.   Não viva de passado, não se foque em coisas que já foram e você queira reviver, a vida é pra frente e o futuro tem grandes vitórias para te oferecer lá na frente;
  9.   A fé é como um imã que atrai tudo de melhor e positivo para nossas vidas. A fé é que nos move e sem ela você não suportará os momentos difíceis da vida;
  10. A Fé nos leva para onde queremos chegar, ou seja, nos mostra uma forma de vida que nos concede sucesso para uma existência permanente de otimismo e vitórias. Cabe a nós confiar em nós mesmos, aprendermos a decidir corretamente e principalmente nunca vacilar em nossa fé para ter tudo o que desejamos.

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, clicando aqui você responde um rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

O que achou do artigo?