O colecionador de fracassos – A história de Abraham Lincoln

estátua de abraham lincoln

O que é fracasso pra você? Não ter um bom emprego? Não ter conseguido comprar a casa própria? Ou não conseguir conquistar seus sonhos de criança? Podemos classificar como fracasso, qualquer coisa que nos decepcionamos…seja por não ter tido oportunidades ou por não ter aproveitado bem as chances que apareceram.

Mas as vezes, o que sonhamos parece ser algo completamente impossível, e com o passar do tempo e inúmeras tentativas, podem fazer com que o desânimo bata e pensemos em desistir, porém quem acredita em si mesmo e tem convicção em seus próprios sonhos, sabe que uma hora vai conseguir.

Assim Abraham Lincoln pensou e agiu, frente ao sonho de ser um homem importante na política americana, mesmo que todas as possibilidades e tentativas, mostravam o contrário. Conheça um pouco da trajetória de Abraham Lincoln e os desafios que enfrentou até se tornar um dos maiores presidentes que os Estados Unidos já teve.

De menino brilhante a lutador

Abraham Lincoln nasceu em 12 de fevereiro de 1809, filho de Thomas e Nancy Lincoln e na fazenda da família no Condado de Hardin Kentucky. Teve uma infância tranquila e considerado um menino brilhante, já que aprendia as coisas com grande facilidade e na vida adulta se tornaria um autodidata.

Com 9 anos perdeu a mãe, tendo a irmã mais velha como cuidadora integral por 1 ano, até o novo casamento de seu pai com Sarah Johnston, a quem criou grande estima e considerava uma mãe. Na adolescência, Lincoln trabalhava como lenhador e construía cercas, se tornando um jovem forte, conhecido por ser bom de luta e até desafiado por muitos grupos de jovens desordeiros locais.

Lincoln se casou aos 33 anos em 1842 com Mary Todd e teve 4 filhos homens, dos quais apenas Robert Todd Lincoln sobreviveu mais de 18 anos. Lincoln foi um pai afetuoso porém ausente, mantendo um bom casamento e família até o dia de sua morte.

Os primeiros fracassos

Aos 23 anos, Abraham Lincoln monta um pequeno negócio com um sócio, mas apesar do mercado estar aquecido, a empresa não deu certo. Então, Abraham se torna militar, sendo capitão na Guerra de Black Hawk. Com o fim da guerra, se candidata para Assembléia Geral de Illinois e por não ter tido uma educação formal como os outros candidatos, prestigio e nem dinheiro, Lincoln ficou em oitavo lugar entre treze candidatos, recebendo 277 votos dos 300 que deveria receber para ser eleito.

Com essa primeira derrota, Lincoln não ficou desanimado e tentou  entrar para a política nos anos posteriores mas sem sucesso. Na vida pessoal, ele também colecionava algumas derrotas, como a morte da primeira namorada Ann Rutledge em 1835, apenas alguns meses depois de se conhecerem.

Depois conhece Mary Owens, jovem com quem Lincoln se correspondeu durante algum tempo e que ansiava em se casar, porém em 1837, com a falta de interesse dela por ele, o relacionamento terminou.

As inúmeras derrotas de Lincoln

A partir daí foram uma sucessão de decepções que culminaram em muitos fracassos na vida de Abraham Lincoln:

  •         Aos 32 tenta advogar com um grupo de amigos mas logo a sociedade é desfeita;
  •         Na mesma época, uma nova tentativa em entrar para o legislativo, levou a uma nova derrota e um colapso nervoso o leva a passar um tempo com a saúde fragilizada;
  •         Aos 34 anos, monta um novo negócio que fali em pouco tempo;
  •         Aos 45, tentou entrar para o senado e não conseguiu novamente;
  •         Em quase 20 anos, Lincoln viu 2 de seus 4 filhos morrerem;
  •         Foi derrotado para a nomeação do partido republicano;
  •         Com 49 anos se candidatou novamente ao senado e mais uma vez perde.

O início do triunfo

A partir de 1846, Lincoln começou a vislumbrar pontos positivos em suas tentativas na política, conquistando uma vaga na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Serviu em um mandato de 2 anos e foi um dos políticos mais atuantes no congresso, participando da maior parte das votações da câmara.

Durante 25 anos, Lincoln foi um advogado feroz e conhecido, usando de artifícios brilhantes e reais que colocavam as dúvidas necessárias para que seus clientes fossem absolvidos. Neste ponto, Lincoln foi um advogado de sucesso, tendo um pequeno escritório que faturava o suficiente para levar uma vida tranquila.

Foi um abolicionista que pregava o fim da escravidão em todo território americano, se tornando desafeto de muitos homens poderosos. Depois de muita luta e sucessivos fracassos, Abraham Lincoln se torna o décimo sexto presidente dos Estados Unidos em 6 de novembro de 1860.

Lincoln foi aclamado como um dos melhores presidentes que os Estados Unidos teve, sendo calado por um opositor de seu governo, que empunha uma arma dentro de um teatro. Apesar de todas as situações frustrantes que sua vida lhe dispôs, até hoje é reconhecido e admirado até os dias atuais por seus feitos na política e principalmente por sua atitude sempre positiva e determinada em continuar até vencer.

O que aprendemos com os fracassos de Abraham Lincoln

Nunca desistir de seus sonhos. Essa é sem dúvida a frase que melhor define Abraham Lincoln. Ele não desistiu assim que perdeu uma, duas ou 10 vezes. Ele tinha um ideal certo de que seria um dia presidente e faria o que estivesse ao seu alcance para consegui-lo.

Lincoln nos ensina, que apesar de todas as tentativas em vencer, as decepções serão inevitáveis e cabe a nós desistir ou continuar tentando. Lincoln entendeu cedo que o  fracasso é temporário, ainda que ele seja pela maior parte da vida. Ele diziaO campo da derrota não está povoado de fracasso, mas de homens que tombaram antes de vencer.

Ou seja, Lincoln nos adverte que não devemos parar diante de coisas que não deram certo mas que deveríamos continuar lutando, principalmente se nossos sonhos estavam postos em algo que realmente seria promissor e abalasse o mundo. Finalmente aprendemos que o importante é continuar e conquistar o que sempre almejou, vivendo sua convicção com toda força e impactando o mundo com seu legado.

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, responda este rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

O que achou do artigo?