Lugares para conhecer antes de sair do Brasil

Seu sonho era fazer aquele tour pelas capitais mais ricas e famosas da Europa, mas seu orçamento tá curto para ir tão longe? Não se preocupe! Aqui no Brasil, temos ótimas opções que vão te oferecer além de muita beleza, uma rica bagagem cultural.

Então vamos lá conhecer? Depois é só escolher o seu destino!

  1. Ilha de Itamaracá (Pernambuco)
ilha de itamaracá

Praia do Forte – Ilha de Itamaracá – Pernambuco

Que tal você aproveitar o finzinho do verão nessa ilha paradisíaca localizada a apenas 50 minutos da capital pernambucana?

O nome Itamaracá é de origem tupi e significa “pedra que canta” em homenagem a uma pedra furada, que fica na Praia da Pedra do Anel. Pelo que se sabe, quando o mar bate nesta pedra, ouve-se um barulho, que devia soar como música aos ouvidos dos primeiros habitantes da ilha.

A Praia do Pilar, a Praia do Sossego e a Praia do Forte são as mais populares. Nelas, existem diversas opções de passeios aquáticos pela costa da ilha como lancha, catamarã, jangada e banana boat (boia comprida puxada por uma lancha), que são oferecidos por agências de turismo e jangadeiros.

Da Praia do Forte, sai uma embarcação com destino a Coroa do Avião, uma ilhota com o formato de uma asa de avião. O passeio é um dos mais procurados da ilha.

Há um restaurante na ilha que oferece uma estrutura ideal para quem quiser passar o dia todo na Coroa do Avião, com lojinha de roupas e artesanato, banheiros, duchas e até uma dupla de repentistas que passa de mesa em mesa para mostrar sua arte. Não é uma maravilha?

Mas Itamaracá não se resume apenas à belas paisagens. O lugar também tem história e que história!

O Forte Orange, construído pelos holandeses no século 17 na entrada do Canal de Santa Cruz, ganhou este nome em homenagem a Orange-Nassau, parente de Maurício de Nassau, que governou a colônia holandesa no nordeste do Brasil,

O forte foi abandonado e ocupado pelos portugueses após a rendição holandesa e só em 1938 é que foi tombado como patrimônio histórico. Além da construção, feita em taipa de pilão, há alguns canhões no topo do forte, local que serve como mirante para os turistas.

Agora se seu fraco são animais, a ilha também reservou um local todo especial para você curtir sua paixão por bichos.

O Parque Temático Mamíferos Aquáticos (conhecido também como Centro do Peixe-Boi), um projeto ambiental que visa pesquisar e preservar essa espécie em extinção.

O parque possui três oceanários onde os animais, filhotes e adultos vítimas de encalhes,são tratados e preparados para voltar ao habitat natural.

O centro possui ainda uma sala de cinema na forma do peixe-boi com projeções de documentários sobre a história do animal, um museu com réplicas e murais que dão detalhes sobre esse e outros mamíferos marinhos e um esqueleto de uma Baleia Cachalope que ficou encalhada na Praia de Boa Viagem em 2007.

A ilha também já foi o lar de moradores famosos como a cantora Gretchen e o saudoso cantor de brega Reginaldo Rossi, que cantou as belezas da ilha na música Itamaracá.

2. Campos do Jordão (São Paulo)

Serra da mantiqueira

Campos do Jordão

O inverno está chegando. Então que tal conhecer uma cidade que costuma ser super aconchegante e acolhedora nessa época do ano? Conhecida como a Suíça Brasileira, título recebido pelo seu clima frio e por suas belas construções em estilo europeu, Campos do Jordão está localizada na Serra da Mantiqueira, no interior paulista.

É nessa charmosa cidade que acontece o Festival de Inverno de Campos do Jordão, o maior evento de música erudita da América Latina, que reúne grandes nomes do estilo com apresentações, masterclasses, aulas individuais de instrumentos.

Se você é fã desse estilo musical, talvez esse  gosto musical possa ser uma ótima oportunidade para você subir a serra e conhecer essa magnífica cidade em estilo europeu.

Para os amantes de esporte e atividades ao ar livre, a cidade também oferece ótimas opções como cachoeirismo, arborismo, caminhadas por diversas trilhas de belas paisagens, moutain bike, etc. Ufa! Haja fôlego hein?

3. Ouro Preto (Minas Gerais)

ruas de Ouro Preto - Minas Gerais

Ouro Preto – Minas Gerais

Essa é para quem gosta de história. Ouro Preto, cidade de Minas Gerais, é impregnada de história e muita cultura, sendo um lugar excelente para quem deseja conhecer as raízes históricas do Brasil. Com ladeiras de pedra, casarios coloniais, feiras de artesanato, ateliês e programação cultural extensa, é impossível não se render aos encantos dessa cidade.

4. Morretes (Paraná)

vista para as montanha de Morretes - Paraná

Morretes – Paraná

Dizem que apreciar o caminho pode ser tão bom quanto a chegada e, em se tratando da cidade de Morretes, isso faz todo o sentido. Algumas das estradas mais bonitas do país são as que levam a essa encantadora cidade localizada no litoral paranaense, e famosa pelas construções históricas e pelo Barreado, um prato típico regional.

O caminho até Morretes passa pela Mata Atlântica, picos e cachoeiras, rendendo boas fotografias e até mesmo compras, com paradas em mirantes onde são vendidos mel, cachaça e balas de banana. A natureza continua sendo o principal atrativo dentro da cidade, assim como os edifícios históricos e museus. Vale a pena incluir esse pedacinho do Paraná no seu roteiro de viagem.

5. Garanhuns (Pernambuco)

relógio de flores em Garanhuns

Garanhuns – Pernambuco

Está muito enganado que acha que no nordeste não tem temperaturas amenas.  Conhecida como “Suíça Pernambucana”, Garanhuns é famosa pelo relógio de flores na Praça Tavares Correia, criado em 1979.

Apesar de estar em território nordestino, tem clima agradável e está sempre cercada de flores, um dos cultivos principais da cidade.

Um dos pontos turísticos mais importantes é o Santuário Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, réplica do santuário de Schoenstatt, na Alemanha.

Clima frio e ar europeu com charme suíço em pleno Agreste de Pernambuco. “Quem poderia imaginar? Diariamente e em todas as estações, Garanhuns abre suas portas, calorosamente, para receber pessoas de toda parte.

Conhecer Garanhuns é descobrir que o paraíso existe, entre sete colinas.” Não poderia haver descrição mais bela sobre essa elegante cidade, não é?

E aí já escolheu o destino da sua próxima viagem? Aposto que está indeciso diante de tantas opções maravilhosas, não é mesmo?

O que achou do artigo?