A importância do desapego para sua vida

Somos seres emocionais que se apegam com facilidade a situações e principalmente pessoas. Por conta disso, podemos ser muito felizes em nosso carinho e cuidado, sempre demonstrando um amor e atenção que recebe na mesma medida, como pode acontecer o inverso, sermos presenteados com o desprezo.

No caminho da vida, iremos aprender mais cedo ou mais tarde que estar preso a um sentimento por alguém só é válido, se isso não estiver ferindo seu coração e frustrando todas as suas metas de relacionamento. Mas como saber a hora de deixar ir, de desapegar de vez? Qual a importância em abrir mão? Entendendo os sinais, será mais fácil se permitir e ser feliz.

O que é desapego

Para muitos, a palavra desapego pode parecer algo egoísta, que demonstra alguém que já desistiu de tudo. Mas na realidade, desapego é desistir de coisas que nos fazem mal, que nos trazem infelicidade e não nos levar para lugar algum…não nos faz crescer. Continuar em um relacionamento abusivo por exemplo, é um mal que vai sugando todas as nossas energias e por fim pode nos levar a inúmeros problemas.

Um desapego de algo assim é mais do que necessário, já que a outra pessoa prova com seus atos e palavras, que não ama e nem se importa o quanto merecemos e necessitamos. O desapego é vital quando precisamos despertar de um sono cansativo e desesperador, diante de uma vida infeliz, por que o novo irá surgir apenas quando entendermos que precisamos passar para o próximo nível.

Não se agarre a nada desta vida

Existem pessoas que ficam tão apegadas as coisas desta vida, que não conseguem pensar em suas vidas sem aquele objeto, sem determinada rotina ou sem aquela pessoa. O maior problema disso é que o apego faz com que nos tornemos possessivos e não vejamos que nada é permanente e sim temporário.

As coisas enferrujam, quebram, rasgam e ficam pequenas ou grandes demais; a rotina pode mudar hoje ou amanhã; pessoas podem nos abandonar ou simplesmente o relacionamento terminar…o que precisamos é aprender a aproveitar cada momento e entender que o amanhã é um novo dia, nos preparando para as mudanças naturais da vida.

Deixe de ser bobo

Não, a intenção não é ser ofensivo e nem constranger você, mas deixar de ser bobo é de valorizar e dar atenção a pessoas que não se importam e nem movem um dedo por você e sua felicidade.

Existem pessoas que são tão indiferentes aos sentimentos e emoções do outro que não merecem nem seu amor e cuidado, portanto pare de se anular por quem não vale o esforço.

Supere a si mesmo

Se superar é sempre estar acima de um sentimento ruim e colocar no lugar um sentimento melhor, positivo. Se havia raiva e rancor, supere isso com amor e perdão. Se houve desprezo, se afaste, perdoe e bola pra frente, siga seu caminho.

Não deixe que as situações e pessoas ruins estraguem o melhor de você, fazendo com que você deixe a tristeza te dominar e não ver que você é melhor que toda essa dor. Traga de volta o ânimo e supere cada desafio com força, não se permitindo mais sofrer por apegos desnecessários.

Desapegue da falsidade

As vezes conhecemos pessoas que parecem ser bons amigos e irmãos, mas com o passar dos dias vamos vendo quem realmente são nossos amigos e se chatear com erros e traições é normal, porém nunca devemos permitir que isso se torne típico e que nosso coração vá virando uma grande lixeira de sentimentos ruins.

A falsidade de pessoas que antes eram queridas é uma fraude, algo que não só nos engana mas machuca, portanto não deixe que isso seja motivo para você perder o foco em sua felicidade. Evite essas pessoas tóxicas e deixe elas de lado, pois com o tempo você verá que foi a melhor decisão de sua vida.  

Seja responsável por suas decisões

É muito comum, principalmente me relacionamentos amorosos, que coloquemos no outro a difícil tarefa de ser o culpado do fracasso da relação. Se desapegue das atitudes mesquinhas e ruins que não fazem você crescer mas ser sempre alguém imaturo.

Se responsabilize pelos seus atos e decisões ruins, assim como por erros do passado que hoje estão sendo um fardo, mas foram escolhas que você mesmo optou. Encarando e sendo responsável pelas suas ações, será mais fácil você se desapegar daquilo que errou e será menos doloroso para mudar seu presente e enxergar um futuro realmente incrível.

Se priorize

Se coloque em primeiro lugar, jamais deixe que alguém tome o lugar que deve ser dado a você mesmo. A atenção a um cônjuge é algo importante e essencial para qualquer relacionamento, mas jamais deixe isso se tornar uma situação, na qual você nunca é agradado, onde nunca se sente amado.

Para que alguém goste de você, antes é preciso que você ame a si mesmo. Coloque como prioridade seus ideais, suas atitudes e enfim, sua felicidade. Quem te ama de verdade não só vai ficar mais encantado contigo como irá adicionar ainda mais alegria na sua vida. Pense nisso!

O passado já foi, foque em seu presente e lute por um futuro melhor

O que aconteceu no passado, os erros e tudo aquilo que foi bom não tem mais como voltar e fazer-se real. O jeito é desapegar de tudo aquilo que aconteceu e que agora não pode continuar sendo sua rota. O mapa da sua vida mudou ao longo dos anos e por mais que você não tenha percebido isso, está na hora de olhar para seu presente e muda-lo para um futuro ainda melhor.

Quando as frustrações e decepções da vida são muito grandes, o melhor é fazer um novo começo pra você. Desista daquilo que não tem te feito bem em anos, desista daquilo que você lutou e insistiu para resolver e acabou por não ter um resultado…desapegue completamente de tudo que está te levando para trás e olhe pra frente…invista num futuro sem dores emocionais que só atrapalham nossos dias. Invista em sua felicidade!

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, clicando aqui você responde um rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

O que achou do artigo?