Fortaleça sua autoconfiança com estas 6 dicas

Autoconfiança. Uma palavra que tem um valor primordial para nossas vidas e que nem sempre é fácil de se obter. Confiar em si mesmo, fortalece nossa autoestima, nos faz crer que somos capazes e que nada é impossível. Ficamos mais positivos e contagiamos o mundo com esta afirmação.

Autoconfiança é a capacidade de um indivíduo realizar algo com segurança e certeza em si mesmo. Segundo os psicoterapeutas Friederike Potreck-Rose Gitta Jacob, a autoconfiança é um dos 4 pilares da autoestima, assim como a auto aceitação, resiliência e vida social.

A autoconfiança se refere a nossa dignidade, capacidade de fazermos algo, além de tentativa e erro e esperança de que tudo pode dar certo. Além de ser algo inerente a todos seres humanos, a autoconfiança pode ser adquirida quando estamos com baixa estima ou depressão.

Neste artigo, relacionamos 6 dicas para fortalecer a autoconfiança que você pode aprender e exercitar em sua vida, para ter mais segurança e fé, vivendo mais feliz consigo mesmo.

Seja positivo

Ser uma pessoa autoconfiante, é orientar a própria mente pelo cominho do que dará certo, do que é bom e também vantajoso. O maior obstáculo do ser humano é ser uma pessoa positiva, principalmente em um mundo cada dia mais complexo e agitado e onde os problemas aparecem e se acumulam.

Procure enxergar a vida com um olhar otimista, com a certeza do sucesso. Em nossa existência os dias ruins chegam para que valorizemos os dias bons e o importante é estar com um olhar de esperança, sabendo que apesar das dificuldades podemos crer que dias melhores irão chegar.

Você é capaz

Pra você, criar algo ou fazer alguma coisa de valor no mundo parece ser impossível? Se acha incapaz de contribuir para o planeta como pessoa? Você é capaz de qualquer coisa, seja ela boa ou má. Como estamos falando de coisas boas, acredite em si mesmo, que pode realizar grandes feitos no mundo, fazendo coisas simples e até pequenas.

Thomas Edison, o criador da lâmpada incandescente, chegou a tentar 2 mil vezes para que sua criação funcionasse, levando anos para que ele conseguisse aperfeiçoar a ideia e criar a lâmpada tal qual conhecemos. Não desista na primeira ou décima tentativa, continue acreditando que é possível fazer dar certo e vá em frente.

Cultive amizades e mantenha os amigos por perto

Na juventude, fazemos amigos facilmente e essas amizades nos trazem alegria e segurança, garantindo uma vida social repleta de experiências e boas recordações. Com o passar do tempo porém, muitas dessas amizades, acabam diminuindo e não por que chegou ao fim mas por conta das responsabilidades que a vida adulta nos trás.

Casamento, filhos, trabalho, estudos, tudo isso muitas vezes toma um tempo precioso de nossas vidas, ao ponto de abafar boas e verdadeiras amizades. É importante manter sua vida social acesa, principalmente quando os amigos são verdadeiros. Cultive-os, traga para perto! A pesquisa mais antiga do mundo, datada de 1937, busca responder o que torna as pessoas saudáveis, e a resposta mais relevante até o momento é que a amizade nos torna mais saudáveis!

Sair para um cinema, jantar, jogar algo ou apenas ficar num bate papo agradável, renova os laços e fortalece velhas amizades, além de eternizar novos amigos. Não perca esses pequenos momentos…encontre um tempo em sua agenda e chame seus amigos para um reencontro periódico e saudável.

Descubra novos talentos em si mesmo

pessoa tocando violão

Por toda vida, você pode ter acreditado que tinha talento para algumas coisas e outras não. O interessante do ser humano, é que renovamos a nossa mente com as experiências que adquirimos ao longo da vida, mesmo que isso signifique envelhecer.

Descubra novos dons em você! Se nunca pensou em tocar um instrumento musical, que tal investir em algumas aulas de piano? O pianista João Carlos Martins desenvolveu um novo talento, depois de um acidente na década de 60 no auge do sucesso.

Com o passar dos anos, João foi perdendo o movimento das mãos, situação que ficou muito mais complicada depois de um assalto na Bulgária, onde foi agredido. Com muitas intervenções cirúrgicas, João foi ficando incapaz de voltar a tocar, aprendendo então um novo talento se tornando maestro e regendo hoje grandes e respeitados concertos.  

Começar a fazer algo que desperte prazer e uma dose de confiança em si mesmo, é uma boa oportunidade para se autodescobrir e conhecer talentos que você nem mesmo sabia que tinha.

Aprenda a elogiar a si mesmo

Sabe quando você faz um bom trabalho e isso lhe dá muita satisfação, orgulho de si mesmo? Nesse momento elogie o que você fez, os passos que teve que trilhar para aprender a fazer algo tão bom e incentive a si próprio a não desistir e aprender para continuar crescendo.

Um bom exemplo de uma pessoa autoconfiante e que se elogia é o rapper Kanye West. Em 2004, ele produziu quase que todo o cd de seu amigo Jay Z e com o sucesso, Kanye ficou conhecido como produtor, investindo também em seus próprios trabalhos musicais, que hoje lhe rendem milhões de dólares e muito respeito e prestígio no mercado da música americana e mundial.

O interessante, é que Kanye se vê como alguém confiante, relevante e influente, valorizando seu trabalho e sua vida. Em 2015 Kanye West e sua esposa Kim Kardashian, foram considerados duas das 100 pessoas mais influentes do mundo. Seguir o exemplo dele é um incentivo a qualquer pessoa que queira atingir a autoconfiança em sua vida em todos os aspectos, reconhecendo e elogiando seus feitos.

Acorde pela manhã com todo otimismo em você

Levante-se pela manhã e decida que apenas no outro dia você ficará triste e desanimado, acordando no outro dia com o mesmo otimismo do dia anterior e deixando para depois os percalços da vida. Não se subestime! Acredite em seu potencial para uma vida plena em se conhecer e saber o que é bom para si mesmo.

Leve a vida com alegria e disposição, confiando que ainda que as adversidades sejam grandes e aparentemente impossíveis, você se ama e tem fé que sua trajetória até o momento, só irá produzir mais experiência para conquistar dias melhores. A autoconfiança só depende de uma pessoa: você!

Quer ler mais dicas como essas para levantar sua autoconfiança? Esteja ligado em nossos posts diários com tudo o que você precisa para uma vida plena e feliz.

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, responda este rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

One Response

  1. Marli 16 de junho de 2017

O que achou do artigo?