Do Fracasso ao Sucesso – R. Stanganelli

Você está preparado para o fracasso? E o sucesso, está preparado para ele também? Em geral, pensamos que estamos preparados para o sucesso, mas nem sempre isso é verdade, as vezes precisamos passar por lutas e adversidades para aprender a receber o sucesso que o mundo tem para nos oferecer.

Stanganelli escreveu este livro, para dar a você a certeza que é possível sair de um momento ruim e de grande fracasso e alcançar o verdadeiro sucesso. Neste livro, além de dicas do próprio autor, ele utiliza de frases, versos e conselhos de homens de sucesso, que antes de tudo passaram pelo fracasso e souberam superar os problemas com otimismo e pensamento positivo.

Stanganelli

Roberto Stanganelli, conhecido como R. Stanganelli, foi um escritor e famoso músico da década de 50 e 60, com vários discos gravados cantando e tocando arcodeon. Durante essa época de sucesso, compôs e se tornou produtor musical e nunca deixou de escrever, publicando por toda vida inúmeros livros de auto ajuda.

Stanganelli conheceu o espiritismo, religião que foi convertido até o final da vida, ainda na adolescência, tendo em Chico Xavier, sua referência de homem de fé e importante espiritualista. Baseado em seus ensinos, Stanganelli publicou livros onde além de seus textos, também existem frases, poesias e conselhos de Chico Xavier, que nos transportam para uma vida mais otimista e feliz.

Do Fracasso ao Sucesso, é só mais um dos exemplos de livros que Stanganelli publicou e copilou algumas das frases e versos mais relevantes do médium mais famoso do Brasil. Desencarnado em 2010 aos 79 anos, Stanganelli deixou uma vasta obra musical e literária, que pode e deve ser explorada pelas gerações, como grandes ensinamentos para uma vida de sucessos e vitórias para sempre.

Para alcançar o sucesso, é preciso passar pelo fracassso

Um dos temas centrais do livro é que não existe sucesso sem antes passar por situações de fracassos e derrotas. Apesar de ser uma situação constrangedora, triste e até revoltante, nossos fracassos fazem parte do processo de crescimento e amadurecimento de nosso ser, tanto físico como espiritual.

Uma criança por exemplo, jamais irá aprender a andar de bicicleta se não sofrer alguns tombos e conseguir superá-los levantando e tentando se equilibrar várias e várias vezes. Na vida, passamos por várias decepções que nos forçam muitas vezes a querer desistir a tentar mais uma vez, mas o sucesso vem não com desistências mas persistências.

Forças positivas X Forças negativas

Em nosso Universo, existem 2 tipos de forças que nos movem: a positiva e a negativa. Cada qual tem suas características e que podem trazer tanto vitórias como derrotas, felicidade como infelicidade. Essas forças basicamente, são determinadas da seguinte forma:

Sucesso

Fracasso

Forças positivas

Forças negativas

Amor Ódio
Coragem Medo
Bondade Egoísmo
Serviço Inércia
União Traição

Apenas ditamos alguns exemplos dos principais sentimentos e emoções que temos e seu oposto. Por exemplo, o amor é um sentimento nobre e que pessoas positivas e que tem o sucesso como seu norte tendem alcançar.

Pessoas negativas em contrapartida, sentem regularmente o ódio e esse sentimento amargo e ruim, leva essas pessoas ao fracasso e decepções por toda vida. Esses sentimentos podem dizer muito de como eu e você olhamos o mundo, o que almejamos nele e qual será nosso destino: de Sucessos ou Fracassos?

O livro declara o exemplo, de uma pessoa que almeja crescer profissionalmente, porém mostra o quanto o positivo e negativo são diferentes e a influência e resposta que esses encontrarão no futuro. O Negativo, geralmente dorme, reclama demais e cruza os braços esperando que as coisas aconteçam para ele…espera o sucesso sentado.

O Positivo por sua vez não age assim, antes levanta cedo, trabalha com afinco e se esforça continuamente sem desanimar, por que sabe que quanto mais lutar irá conquistar o que tanto deseja…não fica esperando as coisas acontecerem, ele faz o seu momento acontecer.

Negativo e positivo inteligente

O livro relata o caso do Negativo e Positivo Inteligente. R. Stanganelli explica que o Negativo Inteligente é aquele que é culto, tem grande conhecimento e possui uma sabedoria invejável, porém prefere olhar sempre para tudo com pessimismo, como por exemplo, enxergando as mazelas do mundo, ao invés de fazer algo para muda-las ou ver o lado bom da vida.

O Positivo Inteligente pode ter a mesma cultura e sabedoria do Negativo, porém olha para os problemas com a possibilidade de soluções, não consegue simplesmente ficar parado vendo as atrocidades mas faz algo em prol da mudança pra melhor.

A arrogância é um dom dos negativos e fracassados

Stanganelli mostra que “Os negativos se julgam poderosos”. Em tese, ele quer dizer que os tais acreditam ser superiores aos outros, ou por que tem algum dinheiro, poder ou status, se valem de seu amplo conhecimento e se incham em sua formosura, o que nem sempre existe.

Pessoas negativas são assim, arrogantes, egoístas e pessimistas, sempre olhando as coisas de uma perspectiva fatalista, acreditando que o sucesso deve ser apenas separado para eles mesmos. O que essas pessoas não entendem, é que a vida se movimenta e ora estamos em cima mas ora podemos estar embaixo.

Se quiser ser alguém que promove o sucesso, fuja da arrogância e exercite a humildade. Olhe para as pessoas com amor e aparte o egoísmo de sua vida. Lembre-se que melhor é dar do que receber, então aprenda a ser melhor a cada dia e praticar a reciprocidade.

Recomendações positivas

No final do livro, Stanganelli faz recomendações valiosas para que toda pessoa que está em busca do sucesso conquiste-o:

  •         Nunca olhe para o seu passado;
  •         A vida é para frente, é pra lá que você deve olhar;
  •         Tente entender as pessoas com amor;
  •         Não se sobrecarregue. Solucione seus problemas um por vez;
  •         Não conte seus fracassos como troféus. Enalteça seus sucessos;
  •         Viva o melhor possível;
  •         Confie no seu espiritual;
  •         Exercite o otimismo em tudo;
  •         Encare os problemas com serenidade;
  •         Pense mais e fale menos.

Estes 10 conselhos práticos, podem ser aquilo que falta para que os seus fracassos acabem e somente aquilo que é sucesso em sua vida aconteça. Aprenda a encarar as adversidades com otimismo e verá seu futuro com sucesso e alegrias para sempre.

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, clicando aqui você responde um rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

O que achou do artigo?