Dicas de vida pelo mestre Miyamoto Musashi

Respeitado em todo Japão, seu nome é a referência certa do que é sucesso. Miyamoto Musashi não conheceu a derrota, ganhando todas as batalhas que disputou, sendo 60 delas conhecidas.

Vivendo em uma época que para conquistar respeito era preciso demonstrar suas habilidades com armas, Miyamoto Musashi superou tudo muito mais com a mente do que por sua facilidade com as espadas, suas parceiras em todas suas lutas de esgrima, que ele manipulava com destreza e muita tranquilidade.

Miyamoto Musashi não foi apenas o maior samurai que o Japão já viu mas também deixou ensinamentos que podem ser usados em qualquer outra área de nossas vidas, e por incrível que pareça, nada tem a ver com violência e guerras. Veja agora algumas das dicas para vida de um dos homens mais sábios de sua era e que até hoje nos impacta com seu conhecimento sobre tudo.

Miyamoto Musashi

Nascido em 1584 em Harima Japão, Miyamoto Musashi e também conhecido como Miyamoto Bennosuke, foi um samurai espadachim, o mais famoso do Japão e também o mais vitorioso: sabe-se de 60 batalhas que ele disputou e em todas saiu vitorioso. Nelas, lutou com grandes samurais da época e em muitas vezes, teve que enfrentar vários desafiantes, vencendo todos com facilidade e maestria.

Miyamoto viveu em uma época que os grandes samurais estavam sendo trocados pelas armas de fogo, trazendo de volta o costume e mais do que isso, criando novas técnicas de guerra através das espadas. Miyamoto criou o estilo Niten Ichi Ryu, técnica em usar duas espadas ou bastões nas batalhas.

Viajou por todo Japão participando de batalhas épicas e ensinando sua técnica. No final da vida em 1645, publicou o Livro dos Cinco Anéis, um tipo de de tratado que que explica as artes marciais além das novas técnicas e se tornou o maior edito para os esportes e lutas marciais do mundo.

Até hoje seu nome é reconhecido no Oriente e foi grandemente reforçado para as gerações mais jovens a partir da década de 30 pelo autor Eiji Yoshikawa, que fez o livro Musashi, misturando a vida real do samurai com a ficção e foi um grande sucesso em sua época.

Conselhos de Miyamoto Musashi para a vida

Em seu livro “O livro dos 5 anéis”, Miyamoto Musashi nos deixou algumas dicas para viver bem em sociedade e com nós mesmos, muitas vezes sem usar o recurso da força e violência mas sim, a força da mente e da paz.

Não se arrependa de seus erros

Seja qual tenha sido as escolhas erradas que você fez em sua vida, não se arrepender é entender que por mais que a decisão não tenha sido a melhor, ela criou uma experiência em sua vida e provavelmente você não irá cometer o mesmo erro numa próxima vez.

O começo é difícil mas tudo é difícil no começo

Iniciar uma empresa, ter um filho, começar a dirigir, aprender a nadar, todas essas situações são bem complicadas quando se começa, por que além de ser uma novidade, ainda possuem alguns desafios que até acostumarmos e pegarmos experiência, leva um tempo para começar a dar certo.

Ou seja, não desista nas primeiras dificuldades por que elas fazem parte do circuito da vida. Não desista dos seus sonhos por causa de coisas que na sua ótica atual parecem grandes demais e assustadoras. Acredite em você e vá em frente!

Ser sedentário nos conduz a morte. A fluidez nos conduz a vida

Miyamoto viveu em uma época, que não se falava em sedentarismo, saúde e estilo de vida, mas ele já percebia através do próprio corpo, que quanto mais parado, maiores as chances de aparecerem enfermidades, muitas delas fatais.

Seguindo esse pensamento, ele estava em constante movimento, incentivando através dessa frase, a mantermos uma vida saudável sempre fazendo algo para nosso corpo nunca ficar estático. A fluidez que ele diz não é só em estar fazendo algo mas também em manter um espírito em paz através da meditação, algo que o ajuda inclusive em suas batalhas.

O objetivo supremo das artes marciais é delas não serem usadas.

A violência não nos leva a lugar nenhum, a não ser em gerar mais violência e discórdia. As artes marciais, seja qual for, estabelece sempre que a ideia central é trabalhar o corpo e a mente e não fazer isso com o intuito de nos tornarmos fortes a ponto de trazer dano a outras pessoas.

Miyamoto Musashi andou por todo Japão ensinando suas técnicas e habilidades de luta e combate, porém ele visava mais que seus alunos focassem em adquirir respeito pelo outro, amizade e não precisassem chegar ao ponto de guerrear entre si.

Sem medo, sem hesitar, sem surpresas e sem dúvida.

Em qualquer batalha, seja ela contra um oponente real ou até em nossas lutas diárias, não podemos demonstrar medo, hesitar e sermos pegos de surpresa ou colocados em dúvida, precisamos estar firmes, com coragem, certos do que estamos fazendo e sempre evitando aproximação do inimigo de forma sorrateira. Estar sempre alerta e pronto, essa é a tática certa se quisermos ser vitoriosos nas guerras da vida.

Controle a tua fúria. Se guarda rancor dos outros, eles controlam você. O teu inimigo pode te dominar e te derrotar se você se irritar.

Quantas vezes perdemos a razão por conta de nosso temperamento? Estar sempre irritado e com raiva das pessoas, pode fazer com que nos tornemos pessoas rancorosas e permitir que elas controlem nossa vida. Mas como é esse controle?

Quando estamos sempre pensando nelas, falando e procurando estar por perto, mesmo que nosso íntimo queira longe, é uma forma de controle que elas exercem sobre nós indiretamente.

A melhor forma para fugirmos dessa situação é controlar nossa raiva e principalmente pedir e dar o perdão…não existe melhor antídoto para o ódio do que o perdão. Não importa quem fez o mal ao outro, quem pedir perdão e estiver disposto a perdoar, esse com certeza será um vencedor e irá prevalecer sobre seus amigos. Pense nisso!

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, clicando aqui você responde um rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

O que achou do artigo?