Como se manter jovem comendo couve

Couve é uma excelente fonte de nutrientes, tanto é que figura na lista dos alimentos mais saudáveis do mundo. Contém vitaminas como A, K, C, B6, B1, B2 e B3.

Mas não para por aí não. Ainda podem ser encontrados na couve nutrientes como manganês, cálcio, cobre, potássio, magnésio, ferro, fósforo, fibras alimentares e proteínas.

Além disso, ele contém muito pouca gordura e as que possui são as do bem como ácido graxo ômega-3 chamado ALA (alfa linolênico).

Também contém antioxidante, antiinflamatórios, antineoplásicos, cardio-protetor, antiviral e propriedades antidepressivas.

Especialistas em saúde recomendam consumir este vegetal quatro ou cinco vezes por semana. Tamanho da dose sugerida é de 1½ a 2 xícaras.

Já deu para perceber que esse vegetal é mesmo uma explosão de saúde, não é mesmo? Então confira com a gente que outros benefícios ele pode proporcionar ao seu organismo.

Combate o câncer

Por conter antioxidantes poderosos, como carotenoides e flavonoides, a couve ajuda a proteger contra vários tipos de câncer como cólon, próstata e ovário.

Além disso, os compostos de sulforafano presente na couve são eficazes no combate ao câncer, especialmente câncer de cólon.

Em 2014, um estudo atestou que sulforafano é uma molécula promissora na luta contra o câncer.

A elevada quantidade de vitamina K e fitonutrientes presentes na couve refogada ajuda a prevenir os danos dos radicais livres, um fator que contribui para o risco elevado de câncer.

Ele também contém um composto conhecido como indol-3-carbinol que ajuda a prevenir o câncer.

Se você já tem cancro E corre risco de desenvolver câncer, incluem couve na sua dieta.

Reduz a inflamação

A inflamação no corpo pode ser a causa e o sintoma de muitos problemas de saúde, incluindo artrite, asma e doenças autoimunes.

Couve contém ômega-3, ácidos graxos, especialmente a ALA que funciona como um agente antiinflamatório muito eficaz para reduzir a dor e inflamação.

Além disso, a couve contém carotenoides que funcionam como antioxidantes reduzindo a inflamação, bem como vitaminas E e C.

Esses componentes protegem o corpo da atuação de moléculas pro-inflamatórias chamadas citocinas.

Então se a sua intenção é reduzir a dor nas juntas e ossos, beba suco de couve regularmente para combater a inflamação e dor.

Melhora a saúde dos olhos

Couve é um ótimo alimento para proteger a saúde dos olhos. Sua alta carga de carotenoides aumenta a produção de vitamina A no organismo, que ajuda a proteger a córnea, evitando a degeneração de células do olho, garantido, com isso, a boa visão por anos.

Além disso, a couve contém os carotenoides luteína e zeaxantina, que são bons para a saúde ocular, combatendo a catarata e a degeneração macular muito comum com o avanço da idade.

Já,os carotenóides presentes no vegetal agem como um filtro solar, evitando danos aos olhos ocorridos com a excessiva exposição ao (UV) raios ultravioletas do sol.

Comece a tomar couve na sua dieta em forma de suco, salada ou sopa para assegurar a saúde dos seus olhos.

Desintoxica o organismo

A Couve é um dos alimentos que desintoxica o organismo de maneira mais eficaz. As fibras de enxofre presentes em suas calorias são essenciais a esse processo.

Essas fibras se ligam às toxinas, impedindo-as de serem absorvidas pelo, eliminando-as como produtos residuais.

Além disso, os isotiocianatos feitos de glucosinolatos presentes na couve ajudam a regular o processo de desintoxicação a nível genético.

  • Shake desintoxicador

Para fazer essa bebida desintoxicadora, misture 1 xícara de couve, ½ limão (descascados e sem sementes), ½ limão (descascados e sem sementes), 1 banana, ½ colher de sopa de gengibre ralado, 1 xícara de água e 1 colher de sopa de mel cru e comece o seu dia de forma leve e saudável.

Faz bem ao coração

Couve pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas por Conter antioxidantes que ajudam o corpo a combater os radicais livres que causam danos às células e ao material genético.

Além disso, o magnésio e potássio possuem um conteúdo que ajudam a manter o nível de pressão arterial em condições normais.

Além disso, ela contém substâncias que se ligam a ácidos biliares, diminuindo a lipoproteína de baixa densidade (LDL ou “mau” colesterol) no organismo, elevando os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL ou colesterol ‘bom’) no corpo. Isso reduz o risco de doença cardíaca ao longo do tempo.

Beba suco de couve com uma colher de chá de linhaça em pó ou sementes de chia algumas vezes por semana para melhorar a saúde cardiovascular.

Combate o diabetes

O vegetal contém altas cargas de fibra, que ajudam a baixar os níveis de glicose no sangue em pessoas que sofrem de Diabetes tipo 1.

Já em pessoas com quadro de Diabetes do tipo 2, contribui para melhorar o açúcar no sangue, lipídios e os níveis de insulina.

Além disso, os ácidos graxos ômega-3 presentes na couve, ajuda a manter os níveis mais baixos de glicose, aumentar a sensibilidade à insulina e prevenir as alterações induzidas pelo estresse oxidativo em pacientes diabéticos.

Agora se você não é diabético, mas quer prevenir os riscos desse mal, o magnésio presente nela ajuda na prevenção contra a diabetes tipo 2.

Como se não bastassem tantos benefícios, a Associação Americana de Diabetes reconhece a couve como um alimento de índice glicêmico (GI) baixo.

Dicas para preparar couve

Coma folhas de couve adicionando-as à sua salada.

Desfrute de couve em um lanche saudável, inserindo-a em sanduíches naturais.

Adicione couve em bebidas para otimizar seu valor nutricional.

Faça um shake de couve, combinando couve com outros vegetais verdes em um saudável copo de suco.

Cozinhar a vapor, no microondas e refogar são as melhores maneiras de cozinhá-la. Evite ferver, pois esse processo “rouba” as propriedades nutricionais.

Enfim, desenvolve o hábito de come-la. Seu corpo vai lhe agradecer, proporcionando a você uma vida mais saudável e plena.

Mas atenção: Algumas couves podem conter pesticidas residuais. Por isso, opte pela couve orgânica ou cultive em seu próprio jardim.

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