Como se automotivar

Olhar para a vida com um olhar positivo, ter fé que dias melhores virão e acreditar em si mesmo são atitudes de pessoas Motivadas. Se automotivar diante das interpéries da vida, é um sinal de uma personalidade forte, uma mente madura e um alto grau de autoconhecimento e felicidade.

Pessoas motivadas tem menos problemas de saúde, se irritam com menos facilidade e são mais criativas. Automotivação é um dos pilares da Inteligência Emocional e qualquer pessoa pode desenvolver esse dom. Neste artigo, iremos numeras algumas dicas de como se automotivar, principalmente quando os dias são difíceis e é preciso mais uma dose de paciência e alegria.

Autoconhecimento gera automotivação

Ainda que você não esteja passando por nenhum momento difícil, é importante todos os dias se levantar e seguir o dia todo com um pensamento positivo. Conhecer os próprios limites, saber como agir em determinadas situações ou mesmo rir de si mesmo, são exemplos de um autoconhecimento que gera motivação.

Acorde pela manhã com bom humor

Aquela história de se levantar de manhã com o pé direito faz sentido. Segundo uma pesquisa americana da Universidade de Cornell, a maior parte das pessoas acorda de bom humor, tendo essa disposição alterada durante o dia.

A pesquisa foi feita com 2,4 milhões de usuários do Twitter e abrangeu mais de 80 nacionalidades. Com ajuda de um software feito exclusivamente para medir a disposição diária dos pesquisados, comprovou-se que a maior parte das pessoas tendem acordar bem humoradas.

Tensões no dia a dia, trabalho, filhos, preocupações e acontecimentos desagradáveis, são os motivos para a mudança de humor, piorando a noite. Mas o que fazer para recuperar a motivação da manhã ao longo do dia?

Segundo a pesquisa, tomar um café da manhã bem reforçado e fazer sexo antes das atividades diárias, são fatores que influenciam positivamente e elevam a motivação e nos faz sentir mais felizes.

Rir faz bem a saúde

menino sorrindo envergonhado

Nada melhor do que uma boa gargalhada, para melhorar nossa motivação e salvar nosso dia. Rir não é só benéfico para nós mas contagia as outras pessoas. Segundo Paul E. McGhee, criador e presidente da Laughter Remedy e especializado em Bom humor, com pesquisas em mais de 20 anos sobre o assunto, garante que “Seu senso de humor é uma das ferramentas mais poderosas que você possui, para se certificar de que seu humor e seu estado emocional diários dão suporte a boa saúde.”

Ou seja, o riso não é apenas contagioso e um ato inconsciente ou inconsequente, mas sim um indicador da boa saúde. No filme Patch Adams- O amor é contagioso, Robin Williams encarna o doutor Hunter Adams ou apenas Patch Adams, homem que depois de passar por um problema psicológico, torna-se médico e descobre no bom humor, uma forma de curar as pessoas.

Se automotivar através do riso, trás vários benefícios ao organismo:

  •        Rir protege o coração;
  •        Nos torna mais imunes a doenças;
  •        Dá relaxamento e afasta o estresse;
  •        Deixa o rosto mais bonito.

Rir nos deixa mais animados e mesmo diante das tensões, conseguimos superá-las com mais disposição e prazer. O riso tende a mudar situações difíceis, assim como a passar por desafios com mais coragem e esperança.

Aprenda com seus erros

Cometer erros, falhar, dar gafes, são situações cotidianas comuns na vida de todos nós. O importante dos erros, é que eles nos ensinem algo ao ponto de não cometê-los novamente, mas buscar o aprendizado, amadurecimento e se motivar para fazer o que é correto.

Evite reclamações

Um dos maiores neutralizadores de motivação é a reclamação. Reclamar, murmurar são atitudes que fazemos que mina nossas energias internas e tiram nossa alegria, disposição e confiança. Reclamar do tempo, dos bens que possui, do que podia ter sido feito no passado, das coisas que não deram certo, acabam por nos dar insatisfação.

Procurar fugir da negatividade, enxergando nos problemas oportunidades, nos erros aprendizado e nos acontecimentos desagradáveis algo de bom, podem ser fatores que elevem nossa motivação e nos tire de um vicio em reclamar de tudo.

Esteja aberto para mudanças

homem de braços abertos usando chapéu

Não existe melhor momento para se automotivar do que passar por mudanças. Mudar de emprego, de casa, se cidade, de país ou apenas o corte de cabelo, já são mudanças que dão um certo choque a princípio, mas que podem ser muito benéficos para nós.

Mas não é só as boas mudanças que podem nos remeter automotivação, pois acontecimentos ruins, tendem a nos levantar de nossa zona de conforto e fazer com que tomemos atitudes necessárias para nosso crescimento. Encarar com coragem as novidades da vida, ainda que negativas, podem ser o maior incentivador de automotivação que precisamos ter.

Foco nas metas e objetivos

Metas e objetivos são semelhantes, porém as metas são pontos que queremos atingir a curto e médio prazo, enquanto os objetivos são pontos a se atingir a longo prazo. Projete o que você quer fazer e conquistar até daqui 1 ano…defina o que acha que poderá alcançar até 5 e almeje algo concreto até 10 anos a frente.

Ter o foco bem claro no que quer, nos dá ânimo para correr em busca desses objetivos. Se concentre e cuidado com as distrações no meio do caminho, evitando permitir que acontecimentos inesperados te tirem da visão daquilo que pretende no seu plano de tempo.

Sonhe e não desista

Para se ter metas e objetivos, é preciso se ter sonhos e projetos bem definidos. Decidir guardar dinheiro para a compra de uma casa, pode ser atualmente um sonho distante, mas algo que será possível em x tempo. Para alcançar esse sonho, é preciso que sua motivação esteja alta para não desistir no meio do caminho.

Lute, persista, levante-se se for necessário ou mesmo desanimado se arraste mas nunca desista de buscar seus sonhos. São eles que nos impulsionam a querer mais, a continuar confiante e a ter fé. Portanto invista em sua automotivação para continuar firme em seus sonhos.

E aí, está mais motivado para encarar os desafios da vida? Se ligue em nossos posts e nos conte suas estratégias para ter mais automotivação em seu dia a dia.

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, responda este rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

O que achou do artigo?