Como lidar com as mudanças na vida

Qualquer mudança, seja ela a menor possível, causa um pouco de insegurança. Temos um misto de excitação com medo, uma sensação de que tudo pode dar certo com um pouco de dúvida se é o caminho certo a seguir.

Mas as mudanças são importantes e necessárias para nossas vidas, pois são através delas que amadurecemos, nos transformamos e crescemos. Da infância para adolescência, é necessário que mudanças no corpo e na mente aconteçam, para que nos tornemos o adulto que almejamos ser.

Mas sempre é difícil encarar as mudanças por melhores que sejam, e como lidar com elas, principalmente quando nos deparamos com grandes desafios? Veja como vencer essas situações de mudança.

Se prepare, as coisas mudam

No livro “Quem mexeu no meu queijo?” de Spencer Johnson, vemos o quanto a mudança é necessária e ela acontece, mais cedo ou mais tarde. O livro conta a parábola de 2 homenzinhos e 2 ratos, que correm por um labirinto em busca do seu queijo especial.

Enquanto os ratos são práticos e estão sempre preparados para as mudanças dos locais onde o queijo é encontrado, saindo correndo em busca de um novo queijo, os homens com suas mentes complexas, acabam se acomodando e acreditam que o queijo jamais chegará ao fim, porém quando a realidade bate a porta, um deles toma a decisão de mudar e ir em busca de um novo queijo, enquanto o outro fica estagnado, esperando que o impossível aconteça.

Esse livro nos ensina, que precisamos estar preparados para toda e qualquer mudança, sabendo que ela chega e quando isso acontece temos que agir ou ficar parados e ver nossos sonhos se desfazerem.

No livro assim como a vida nos ensina, as vezes das formas mais amargas, é preciso que nos levantamos e vamos de encontro com a solução, não ficando parados em hipótese alguma. Para os ratos, o queijo era só queijo mas para os homens eram seus sonhos, projetos e conquistas, portanto se acomodar e deixar a vida passar, é viver inutilmente, e não é assim que devemos encarar as mudanças, mas correr em busca de um novo queijo especial e que nos fará felizes.

Deixe o passado no passado

Ser saudosista é normal, é lembram com carinho e saudade de momentos especiais que passamos em nossas vidas. O grande problema é quando isso se torna uma regra, algo que não conseguimos nos desvencilhar e fica todo dia se infiltrando em nosso futuro.

O passado tem que ficar no passado, não podemos levar móveis antigos e obsoletos, lembranças ruins e até velhas amizades que já nos provaram não ser confiáveis. É preciso mudar, é preciso crer em novas tecnologias, fazer uma nova história a cada dia e valorizarmos novos e verdadeiros amigos.

Perceba os ventos da mudança

As mudanças que aparecem em nossas vidas, em sempre são situações demoradas mas podem acontecer de repente, quando menos esperamos. A morte súbita de um ente querido, a perda de um emprego até ontem estável ou o fim do casamento, podem ser situações inesperadas que não devem ser descartadas de acontecer.

Lembre-se sempre que nem sempre tudo ficará sempre do mesmo jeito, que as coisas precisam acontecer para que novas tomem o lugar e detalhe, as mudanças costumam dar sinais antes de realmente acontecerem. O parente pode estar com problemas de saúde ou na empresa, o chefe já estar dando dicas que irá mandar alguém embora e o cônjuge já vinha tentando fazer dar certo e você não observou onde estava errando…

…mudanças como essas costumam ser mais do que surpreendentes, elas geralmente nos entristecem profundamente e podem nos levar a situações desesperadoras. Então antes de ser pego de surpresa, se adiante e procure mudar algo a seu favor ou se não for possível, ao menos esteja em alerta de que em algum momento algo irá mudar.

Quando a mudança nos abate

Mas aconteceu, a mudança chegou e independente se foi ou não algo esperado, deixou você aturdido e machucado…as feridas parecem que serão eternas e jamais irão se fechar.

Calma, esse momento não é para sempre, mas se a mudança chegou de forma destrutiva, a melhor coisa a fazer é encará-la com coragem e passar o momento, seja ele o luto, um término de relacionamento, a perda de algo importante ou alguma situação brusca.

Deixe que o tempo cure sua dor. Passe esse momento de cabeça erguida e certo que a ferida não dura para sempre, uma hora ela vai secar, fechar, sarar mas irá deixar uma cicatriz, mostrando pra você que foi necessária aquela situação para você ser essa pessoa forte que se tornou hoje.

A mudança nem sempre é ruim

A primeira coisa que é o mais fácil a se pensar diante da mudança, é que isso será ruim, que será algo desagradável e preocupante…aliás você não sabe o que esperar do futuro. Mas geralmente a mudança é algo maravilhoso, uma porta para inúmeras oportunidades para nossas vidas.

As vezes essa mudança era tudo que precisava acontecer para sua vida dar aquela guinada. Já pensou por exemplo, se essa mudança de casa não é a chance de você conhecer o amor de sua vida? Lá em outro bairro? E o emprego perdido, pode ser que seja o pontapé inicial para aquele negócio que você tanto sonha e nunca teve coragem de começar…

…perceba que as mudanças são pontes que precisamos atravessar para nos encontrarmos com o melhor para nossas vidas. Não existe qualquer mudança que por pior que seja, não nos ensine alguma coisa. Aprenda a olhar para essas situações com um olhar de oportunidade, de chance e de porta aberta e escancarada pra você conquistar o novo pra sua vida.

O segredo é sua reação diante da mudança

Mais importante do que a mudança em si, é a forma como você reage a ela. O segredo para encará-la bem é reagir com tranquilidade, sabendo que logo aquilo que é novidade e um tanto impactante, se tornará rotineiro ou não será para sempre, principalmente diante de mudanças ruins.

Reagir com insegurança, não querer aceitar o diferente e ainda olhar para situação sempre com uma ótica negativa, são algumas das reações que não devemos ter, principalmente por que isso pode nos afastar de coisas boas que somente a mudança pode nos trazer.

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, clicando aqui você responde um rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

O que achou do artigo?