Como aumentar nossa autoestima

A percepção que temos de nós mesmos, a forma como nos enxergamos positivamente e buscamos sempre melhorarmos e evoluirmos se chama autoestima. Ao contrário disso, a baixa estima pode atrapalhar nossas vidas e relacionamentos, além de termos uma visão deturpada e negativa de nossos feitos e projetos.

A autoestima na psicologia é avaliação subjetiva e positiva que fazemos de nós mesmos. Autoestima é a valorização que fazemos de nossa auto imagem e isso é importante tanto para nossa saúde física e mental como para nos relacionarmos bem com as pessoas ao nosso redor.

Na vida, existem momentos em que nossa autoestima está baixa e precisamos de incentivos e motivações que nos façam acreditar que é possível se sentir valorizado, belo e feliz. Veja algumas dicas para aumentar a autoestima e fortalecer a confiança em si mesmo.

“Querer ser outra pessoa, é desperdiçar a pessoa que você é.” – Marilyn Monroe

A dona da citação acima era uma pessoa linda, sexy e inteligente e soube como ninguém ganhar prestígio, fortuna e reconhecimento por seu trabalho não apenas pela beleza, mas principalmente por que inspirava autoestima. Marilyn Monroe sabia o quanto era bela e a autoestima vai muito além da beleza.

Ter autoestima é acreditar em si, é se enxergar como alguém que conseguirá vencer longas batalhas e no final triunfar sobre a guerra…é se olhar no espelho e perceber que mesmo com alguns quilos a mais, se sente linda e sensual pois transparece uma felicidade que não se limita a uma balança.

Apesar da morte trágica de Marilyn, ela partilhava mais do que sua beleza física, ela incentivava as mulheres a lutarem por seus sonhos e arriscarem por sua felicidade. A autoestima nos faz ver que não precisamos querer ser alguém que não somos mas que podemos ser nós mesmos melhorados a cada dia.

Fuja de pensamentos negativos

A mais profunda raiz do fracasso em nossas vidas é pensar, ‘Como sou inútil e fraco’. É essencial pensar poderosa e firmemente, ‘Eu consigo’, sem ostentação ou preocupação” Dalai Lama. Segundo Dalai Lama, quanto mais eu penso negativamente a respeito de minhas incapacidades, mais profunda se torna as raízes de amargura e fracasso em minha vida.

Os pensamentos negativos fazem parte assim como os bons, porém é preciso neutralizá-los para que consigamos viver bem com nós mesmos. Alimentar ideias de que não conseguiremos, que só fazemos coisas erradas, que somos um problema entre outras ideias ruins, acabam com nossa autoestima e cria uma visão inadequada de quem realmente somos e podemos fazer.

Investigue e tente identificar o início desses pensamentos negativos. As vezes comentários de familiares e amigos ou mesmo algum projeto que não deu certo, podem ser motivos e indícios dessa negatividade. Identificado o problema, pense se vale a pena levar em conta essas situações e perceba que é possível refletir de forma favorável para elevar sua autoestima.

Aprenda com suas experiências

Não somos apenas aquilo que nossos pais nos ensinaram mas principalmente aquilo que aprendemos ao longo da vida, nossas experiências. Sejam boas ou ruins, as experiências é que ditam como vamos lidar com problemas e solucioná-los. Pessoas com baixa estima, tendem a ver qualquer experiência com um olhar negativo, não dando uma chance para crescer mesmo com os erros.

Entenda que os erros e problemas do passado que possam ter sido ruins, de alguma forma moldaram um amadurecimento em sua existência e que agora você é alguém mais preparado e saberá lidar de uma forma resiliente com os percalços que aparecerem em sua frente.

Se aceite, se ame!

Como anda seu amor próprio? Você tem se admirado pelas coisas que tem feito? Tem tido metas e buscado alcançar seus objetivos? Tem se aceitado como é e como está? Questões como essas nos faz repensar em nossa existência e como temos enxergado a nós mesmos.

Ao se deparar com sua imagem no espelho, o que você vê? É de suma importância que seu olhar seja analisador mas não acusador e sim positivo, para cima, se enxergando como alguém que se adora e transmite para os outros esse sentimento de auto aceitação.

Diga para si mesmo o quanto se ama, o quanto é importante para o mundo e o que pode fazer para ser a cada dia um ser humano melhor. Ter amor próprio é um dos pilares mais importantes e um dos requisitos necessários para uma autoestima contagiante e benéfica.

Não desista dos seus sonhos

Essa frase, que pode ter se tornado um clichê, é a mais pura verdade de como devemos pensar a respeito de nossa autoestima. Um dos primeiros pontos que uma pessoa com baixa estima pensa é que tudo que ela faz é inútil e dá errado e que não adianta lutar e pensar que seus sonhos jamais serão alcançados.

No mundo, vemos muitos exemplos de pessoas famosas que tinham tudo para desistir mas acreditaram em si mesmas e elevaram sua autoestima não desistindo de seus sonhos. Elvis Presley teve uma primeira apresentação ruim, fazendo com que empresários o desmotivassem…Elvis não desistiu e até hoje é um dos maiores cantores do mundo.

Uma história antiga diz que Albert Einstein foi uma criança considerada lenta, com baixo QI e dificuldade de aprendizagem. Indo contra todas as possibilidades, Albert ainda é considerado o físico mais relevante do século 20.

O produtor, ator e comediante americano Jerry Seinfield foi rejeitado inúmeras vezes por querer produzir um sitcon para tv inspirado em si mesmo. Depois de muitas correções e insistências, Jerry emplacou uma das séries de maior sucesso da tv americana e mundial, com uma fórmula de sucesso que é reproduzida até hoje por muitas produções.

Ainda que as adversidades sejam grandes não desista, vá além de suas aspirações e acredite em você! Elevar autoestima requer coragem e fé em si mesmo, que é possível conquistar o sucesso e ser feliz com o que é. Invista em sua autoestima diariamente para ser sempre feliz.

Eleve hoje sua autoestima com nossas dicas e esteja ligado em nossos artigos todos os dias pra você.

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, responda este rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

One Response

  1. eva 11 de abril de 2018

O que achou do artigo?