A caminhada de Oprah Winfrey

Década de 80. Surge um novo tipo de programa na tv e apresentação fica por conta de uma mulher negra, bonita e inteligente, que possui um carisma e modo especial de falar com as pessoas, que parece que fala com o telespectador cara a cara.

Essa é Oprah Winfrey, uma das mulheres mais poderosas dos Estados Unidos atualmente e que ganhou a simpatia de todos os americanos, ao apresentar por mais de 20 anos seu programa Oprah Winfrey Show. Foram muitos prêmios e reconhecimento mundo a fora, que a tornaram não só famosa mas milionária.

Mas o passado de Oprah não foi nada fácil e chegar até onde ela chegou, se tornando tão bem sucedida, só mostra que apesar de todo sofrimento e preconceito que passou, ela conquistou a maior nação do planeta e continua a influenciar vidas com sua superação e sucesso.

Infância difícil

Oprah Winfrey nasceu Orpha Gail Winfrey em 29 de janeiro de 1954 no estado do Mississipi. Filha de Vernita Gail Lee e Vernon Winfrey, Oprah teve inicialmente o nome de Orpha, em função do nome da nora de Noemi na Bíblia, porém por ser um nome difícil de se pronunciar, teve o nome modificado para Oprah.

Os pais eram muito jovens quando Oprah nasceu, tendo a maior responsabilidade pela mãe e tendo um relacionamento superficial até os dias de hoje. Por conta do trabalho da mãe, Oprah foi criada até os 6 anos pela avó materna, que a criou sob a base cristã batista, onde aprendeu a Bíblia e a cantar vários hinos cristãos.

Oprah aprendeu a ler muito jovem, com menos de 3 anos e incentivada pela avó. Em uma entrevista no primeiros anos de carreira, Oprah garantiu que sua vó teve uma grande influência em sua vida, não só preparando para a vida mas lhe dando a confiança que ela necessitava para se tornar futuramente, a mulher forte que conhecemos.

Mas a vida não foi fácil para Oprah a partir dos 6 ou 7 anos, quando sua mãe a tirou dos cuidados da vó e a levou para morar com ela em Wisconsin, onde com 9 anos começou a ser abusada sexualmente por primos mais velhos. Os abusos aconteceram por quase 5 anos e Oprah se calava com medo das ameaças dos parentes.

Juventude problemática

Apesar dos abusos que se intensificaram até o início de sua adolescência, Oprah procurava se fixar em seus estudos, ganhando uma bolsa de estudos e logo depois fugindo de casa, indo morar com uma amiga e sua confidente, fugindo das agressões de seus primos.

Com 14 anos Oprah começa a namorar e em pouco tempo engravida, fazendo com que o rapaz fugisse da obrigação e ela se encontrasse na mesma posição de sua mãe 14 anos antes. Aflita e entrando em depressão, Oprah acaba por contar a mãe sobre os abusos dos primos e a gravidez do ex namorado e volta a morar com ela, porém depois de 9 meses, Oprah dá a luz a um menino com problemas de saúde que não sobrevive.

Neste ponto da vida de Oprah, o desespero e a depressão já tinham tomado conta da jovem, porém ao ir morar com o pai Vernon, ela conseguiu superar essa fase e voltar a estudar, terminando o segundo grau com louvor, sendo reconhecida e respeitada entre seus colegas e professores.

Começo da carreira

Oprah superou todas as adversidades do passado, inclusive o preconceito por ser negra e ganhou uma bolsa de estudos na prestigiada Universidade do Tennessee, se bacharelando em Comunicação Televisiva. Durante os primeiros 2 anos de universitária, a jovem Oprah trabalhou como locutora na rádio local WVOL.

Até o final da década de 70, Oprah trabalhou como âncora em jornais entre Nashville e Baltimore, onde pela primeira vez foi morar sozinha e aprender a cuidar de si mesma, além de encarar novos desafios que a carreira lhe proporcionaria.

A partir da década de 80, Oprah começou a ver sua carreira decolar como nunca imaginou. Em 83, ela se muda para Chicago e em 84 começa a dirigir o programa AM Chicago, um programa matinal e que em pouco tempo se tornou um verdadeiro sucesso com aquela mulher negra linda e inteligente, com uma persuasão impressionante, além de um carisma invejável.

Enfim o sucesso

O sucesso do AM Chicago foi tanto, que em 1986 Oprah foi convidada apresentar seu próprio Talk Show o Oprah Winfrey Show, um programa de variedades que se tornou um sucesso estrondoso, a ponto de ser veiculado além dos Estados Unidos e produzido por exatos 25 anos.   

Em seus programa, se destacava a conversa descontraída e muitas vezes emocionantes com seus entrevistados. Grandes personalidades passaram por ela como Tina Turner e Michael Jackson, além de acontecimentos inesperados e de grande visibilidade como quando Oprah deu em 2004, um carro Pontiac G6 para todas as pessoas que estavam em seu auditório, por conta de um acordo publicitário com a marca Pontiac da General Motors.

Em 25 de maio de 2011, Oprah finalizou o programa que lhe deu tantos prêmios e reconhecimento mundo afora. A partir daí, ela começou a se focar em projetos pessoais e a produção de seu próprio canal de televisão a OWN ou Oprah Winfrey Network, canal fundado em janeiro de 2012.

Oprah Winfrey e seu legado

Oprah continua a ser uma mulher de grande destaque na mídia, ganhando prêmios e fazendo a diferença de forma positiva na vida de milhares de pessoas. Atualmente, Oprah lidera a ONG Oprah Winfrey Leadership Academy for Girls, um trabalho assistencial que visa ajudar jovens sul africanas a se desenvolverem e se tornarem mulheres fortes como Oprah se tornou.

Ela nos ensina com sua história cheia de sucesso, mas com muitas nuances de tristeza, solidão e dor, que é possível superar grandes traumas e se tornar uma pessoa reconhecida e respeitada, independente da cor da pele, do sexo e do passado. O importante é acreditar em si mesmo e fazer um futuro brilhante em meio as trevas. Foi isso que Oprah Winfrey fez e nos ensina com sua linda história.

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, responda este rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

O que achou do artigo?