Bom dia, hoje é segunda-feira!

Esse é o dia mais odiado de toda semana simplesmente porque representa o início de tudo para a maioria das pessoas. É o primeiro dia útil da semana, é o primeiro dia de volta às aulas, etc.

Só mesmo quem trabalha em salão de beleza deve gostar desse dia, já que alguns desses estabelecimentos não dão expediente nele. Mas não desanime! A segunda-feira é só o primeiro passo que você terá que dar na longa estrada semanal rumo à sexta-feira.

Então vamos te dar abaixo algumas dicas para encarar melhor o dia mais odiado da semana.

1 – A segunda-feira não é um dia amaldiçoado

A forma como sua mente trabalha repercute no seu relógio biológico. Quando a nossa mente não vai bem, é natural que apresentemos dificuldades para raciocinar de maneira lógica.

Sem contar que a falta de sono pode causar alguns desajustes comportamentais, deixando o indivíduo mais mal-humorado. Para comprovar isso, basta se lembrar do desconforto que o horário de verão causa em algumas pessoas.

Com os finais de semana, ocorre um fenômeno parecido. Durante os dias úteis, você se preocupa em manter o sono em dia para poder da conta da sua rotina de trabalho.

Já nos finais de semana, é natural que acabe relaxando mais porque sabe que não terá compromissos profissionais a cumprir como nos demais dias da semana. Aí, quando chega o sábado, você acorda ao meio-dia, vai dormir bem mais tarde e acorda altas horas também no domingo, não é mesmo? Pois é!

Acontece que toda essa farra bagunça seu relógio biológico de tal maneira que na segunda-feira de manhã você vai acordar bêbado de sono, ressacado de preguiça e de muito mau humor. Mas lembre-se que a culpa de tudo isso é sua. Afinal de contas, foi você quem desregulou seu reloginho.

A dica é tentar manter uma rotina de sono, mesmo aos finais de semana. Dormir e acordar sempre nos mesmos horários pode ser a solução para o problema – ou parte dele.

Eu sei que parece absurdo, mas se você colocar a ideia em prática, aos poucos acostuma e aí a segunda já não será mais tão sacrificante.

2 – A segunda-feira é o dia da fofoca

Seres humanos são criaturas feitas para o convívio. Para nós, conviver com outros seres da mesma espécie garante, inclusive, a nossa sobrevivência. Claro que a falta de contato com outras pessoas não pode nos debilitar fisicamente como a fome ou a sede.

No entanto, pode nos debilitar psicologicamente. Porém, precisamos nos sentirmos suficientemente seguros para começar a interagir com as pessoas e o ambiente de trabalho requer de nós uma certa sobriedade que a  balada não exige.

Então, por mais que o final de semana dure apenas dois dias, somente 48 horas, já é tempo suficiente para que nossos instintos reajam com mais cautela na hora de voltar à ativa.

Por isso, a Ciência afirma que é saudável reunir aquele grupinho de amigos e contar sobre o final de semana na hora da pausa para o café, por exemplo. Essas “fofocas” de trabalho vão fazer com que sua semana renda mais, deixando-o até mais descontraído, relaxado e mais produtivo. Essa pode ser uma informação útil para repassar ao seu chefe.

3 – Por que a segunda-feira sofre bullying?

Um grupo de cientistas descobriu, através de pesquisas, que, na verdade, segundas-feiras são tão horríveis quanto terças, quartas e quintas. O único dia não odiado entre os dias úteis é a sexta-feira porque é o prato de entrada para o final de semana. Por isso é tão amada.

Ainda que os quatro primeiros dias úteis da semana possam ser igualmente ruins, cheio de cobranças e correria as pessoas tendem a eleger a segunda-feira como o pior dia da semana de qualquer forma.

Isso tem a ver com a proximidade que ela está do domingo, sendo uma “triste” consequência de algo bom que acabou e muito distante de algo igualmente bom que ainda está por vir, mas que está muito longe. Ouso dizer que talvez as pessoas fiquem até mais ansiosas nesse dia.

4 – Algumas mulheres se sentem mais feias na segunda-feira

Um estudo feito com mulheres americanas revelou que elas se sentem menos atraentes às segundas-feiras. Isso tem a ver com o fato de que a maioria das pessoas costuma enxergar o final de semana como uma oportunidade para enfiar o pé na jaca.

Nas festas de sexta, sábado e até de domingo, as pessoas bebem mais, comem mais e fumam mais do que o habitual e todos esses excessos podem acabar se refletindo na aparência física delas cujo estado elas só se darão conta sabe quando? Na segunda-feira!

Além disso, a segunda é vista como o dia ideal para mudar alguma coisa exatamente porque ela remete a uma ideia de início. É por isso que as pessoas a escolhem como o dia para começarem a tentar parar de fumar, frequentar a academia, entrar em uma dieta nova ou fazem qualquer outra mudança que, no final das contas, pode representar momentos difíceis.

Então, a segunda-feira acaba funcionando como um dia decisivo, de cobrança, de dar rumo na vida, de por em prática velhas metas. Talvez esse seja o lado mais positivo dela. Afinal, nenhuma vida é bem vivida quando só se vive de festas e excessos, não é mesmo?

5 – Sua saúde tira folga

Devido a alguns abusos cometidos no fim de semana, pesquisas já indicaram que as pessoas são mais pesadas às segundas-feiras e que o dia fatídico é o campeão em registros de ataques cardíacos e acidente vascular cerebral (AVC).

6 – Você não gosta do seu trabalho

Estima-se que 70% das pessoas odeiam ou no mínimo não gostam de seus trabalhos. Talvez esse seja um dos principais motivos para esse dia ser tão odiado.

Alguns cientistas chamam isso até de “depressão de segunda-feira”. Nesses casos, as pessoas já começam a ficar deprimidas ou apresentar sinais de ansiedade no domingo à noite, o que fatalmente compromete a qualidade do dia seguinte.

Gostou do texto? Então deixe um comentário ou nos siga nas redes sociais.

O que achou do artigo?