Benefícios do Orégano para a saúde

Apesar de ser mais utilizado no preparo de pizzas e para realçar o sabor de alguns alimentos, pouca gente sabe os benefícios que a inclusão de orégano à dieta pode trazer à saúde.

Essa erva, cujo nome científico de “Origanum vulgare, tem uma quantidade de benefícios para a saúde que a maioria das pessoas desconhece, tanto é que há anos vem sendo utilizado pela medicina alternativa.

As folhas de orégano são a parte mais utilizada da planta, mas, estranhamente, o aroma e sabor das folhas é muito mais intenso quando a erva está seca do que quando as folhas estão frescas, o que é  pouco comum entre as ervas.

Então, confira os muitos benefícios do orégano para a saúde:

  1. Possui ação detox

O Orégano é uma excelente fonte em diversos nutrientes, como ManganêsCálcioFerroVitamina K, fibras e uma grande variedade de outros nutrientes. Além disso, estudos realizados mostraram que o orégano pode ajudar no processo de eliminação de toxinas do corpo, promovendo uma verdadeira faxina no organismo.

  1. Bom para dos ossos

À medida que envelhecemos, os ossos tendem a se tornar mais frágeis e se quebrar com mais facilidade. A boa notícia é que o problema pode ser contornado com a inclusão de alguns alimentos à dieta ricos em Manganês, Cálcio e Ferro, minerais essenciais para a boa saúde óssea.  O orégano tem quantidades significativas de todos eles, tornando excelente para pessoas que querem prevenir a osteoporose.

  1. Faz bem ao coração

O orégano possui uma generosa quantidade de Potássio, um importante nutriente das células e dos fluidos corporais. O potássio ajuda a controlar a pressão arterial e a elevação do ritmo dos batimentos cardíacos provocados pelo consumo excessivo de sódio. Além disso, os antioxidantes e o ômega 3 presentes no Orégano ajudam a diminuir inflamações e colaboram para a prevenção de doenças do coração.

  1. Faz bem à pele

O orégano auxilia no tratamento de acne e espinhas por ter propriedades anti-sépticas, antifúngicas e antioxidantes surpreendentes.

Por conta disso, ele é largamente utilizado em produtos de cuidados da pele e medicamentos como cremes para os pés e tonalizantes de pele.

Você também pode fazer uma máscara facial para tonificar a pele em casa mesmo. Veja como fazer uma receita caseira incrível com orégano.

Misture ¼ de xícara de babosa, uma colher de sopa de suco de pepino e três gotas (apenas essa quantia) de óleo de orégano. Misture-os bem. Aplique a mistura sobre a área afetada. Deixe agir por cinco minutos e enxágue com água fria.

Certifica-se de que sua pele não seja alérgica ao óleo de orégano, aplicando-o em sua mão. Se você sentir coceira, não use esta máscara.

E se eu tiver pele oleosa, o que devo fazer?

Se você tem uma pele oleosa e sofre de acne, este tonificante caseiro de orégano pode ser um grande aliado no combate à oleosidade da pele, grande causadora da acne. Então vamos à receita.

Pegue algumas folhas secas de orégano e ferva-as em 3 xícaras de água potável por dez minutos.

Deixe amornar.

Despeje-os em um recipiente totalmente fechado de vidro através de um filtro e armazene na geladeira.

Aplique o tonificante sobre a área afetada ou por todo o rosto.

Além de tratar a acne, este tonificante também fechará os poros, deixando sua pele livre de oleosidade.

É recomendável que você use o tonificante por sete dias.

Benefícios do óleo de orégano

O óleo de orégano é usado em uma vasta gama de produtos de cuidado com o cabelo por possuir propriedades medicinais e terapêuticas.

Se você tem se queixado de coceira no couro cabeludo, talvez o óleo de orégano possa resolver esse problema, pois possui muitas propriedades antibacterianas. Então vamos aprender a preparar o óleo?

Misture duas ou três gotas de óleo de orégano com qualquer óleo de cabelo, mas misture de preferência ao azeite de oliva, óleo de coco ou óleo de amêndoas e aplique no couro cabeludo.

Lave o cabelo com um xampu medicamentoso após 45 minutos.

A mistura também traz benefícios aos cabelos tingidos.

 Óleo de orégano também ajuda a controlar a caspa

Misture duas ou três gotas de óleo de orégano em seu shampoo e aplique em todo o cabelo. Deixe agir por dois ou três minutos. Em seguida lave o cabelo com água morna. Repita todo o processo mais uma vez.

Não deixe a espuma entrar em contato com os olhos.

Outros benefícios do óleo de orégano

Óleo de orégano ajuda a aliviar a congestão nasal. adicione três gotas de óleo de orégano em um copo de suco ou água quente e bebê-lo diariamente por quatro ou cinco dias.

Também é eficaz contra menstruação irregular e reduz os sintomas da menopausa.

O óleo de orégano proporciona efeitos sedativos sobre a hipersensibilidade de alergias. Também é um poderoso antioxidante.

Estimula, ainda, o fluxo da bile nos órgãos envolvidos na digestão. Em caso de indigestão leve, você pode beber um copo de leite, suco ou água morna misturada com duas ou três gotas de óleo de orégano.

Esse óleo também ajuda a curar coceiras, infecções da pele e gengivas irritadas. Mas sempre misture com azeite ou óleo de coco antes de aplicá-lo.

Geralmente, uma colher de sopa de azeite ou óleo de coco por uma gota de óleo costuma ser o ideal para a pele.

O óleo de orégano atua como um excelente medicamento natural para tratar resfriado ou dor de garganta.

Beba um copo de suco diariamente com três gotas de óleo de orégano, principalmente no inverno, uma vez por dia. Você sentirá o efeito em poucas horas.

Efeitos colaterais do óleo de orégano

Óleo de orégano pode reduzir a capacidade do organismo de absorver ferro. Portanto, é aconselhável tomá-lo associado a suplementos de ferro.

É recomendável que as mulheres grávidas se abstenham do uso do óleo de orégano, pois ele pode provocar sangramentos no útero.

Pessoas alérgicas a hortelã também devem evitar esse óleo, porque o orégano pertence à família da hortelã.

Gostou do texto? Então deixe um comentário e nos siga nas redes sociais.

O que achou do artigo?