Benefícios da Manga para a saúde

Considerada a maior representante das frutas tropicais por causa do seu sabor marcante e suculência, a manga é uma fruta recheada de vitaminas que ajudam a manter a pele hidratada, além de prevenir e retardar o seu envelhecimento precoce.

Essa saborosa fruta também é rica em Vitamina A, que contém oxidante e ajuda no combate aos radicais livres destrutores das células. Em casos de problemas de retina (cegueira noturna), arteriosclerose, hipertensão e diabetes, a manga também pode ser um medicamento natural.

O fruto é encontrado com muita facilidade em qualquer feira ou supermercado em toda país. Mas infelizmente não é uma fruta que dá o ano todo. A manga é um fruto de época, sendo muito comum ser encontrada entre os períodos de dezembro e fevereiro.

Existe manga para todos os gostos. Pequenas, médias, vermelhas, cores e formas variadas, mas quase todas apresentam polpa suculenta e grande sabor.

Apesar de não ser uma das principais fontes de vitamina C, ela contém quantidade razoável dessa substância do Complexo B e sais minerais como Cálcio e Fósforo. A vitamina C age contra infecções, e fortalece os ossos.

As vitaminas C do Complexo B são responsáveis por proteger a pele e evitar a queda dos cabelos. Então se você quer evitar perder os seus fios, invista em alimentos que contenham essa vitamina. A manga é uma deliciosa forma de manter suas madeixas na cabeça por muito mais tempo.

A vitamina C ainda é um potente antioxidante, combatendo câncer, o envelhecimento e ajudando a manter a integridade dos vasos sanguíneos.

A manga também ajuda a purificar o sangue e é um bom diurético. Por ser rica em fibras, auxilia a regular o intestino.  O que pouca gente sabe é que esse magnífico fruto possui ação expectorante, ajudando a manter livre as vias respiratórias, fazendo a remoção do catarro.

Se sua intenção é consumir manga para desobstruir as vias nasais, prefira consumi-la com mel. É uma delícia!

Por que a manga ajuda a combater o envelhecimento?

Por ser rica em vitamina A, a manga ajuda a combater os radicais livres, os quais atuam atacando e destruindo as células, causando o envelhecimento precoce.

Os radicas podem se originar em situações de estresse físico e emocional, da alimentação pobre em nutrientes e vitaminas, do cigarro e do excesso de álcool, gerando  efeitos prejudiciais ao organismo, sendo o envelhecimento precoce apenas um desses problemas e o mais visível deles.

Porém a presença desses agentes nocivos ao organismo pode gerar também problemas como artrite, aterosclerose (que aumenta a chance de uma pessoa ter infarto e derrame), demência, queda de cabelo, cansaço, indisposição, pele ressecada e unhas frágeis. A ingestão de frutas ajuda bastante a neutralizar esse tipo de substância e a manga pode ser uma opção deliciosa para isso.

Ajuda a controlar o diabetes

A manga possui baixo índice glicêmico. Índice glicêmico é a velocidade com que os carboidratos de determinado alimento são absorvidos e disponibilizados na corrente sanguínea na forma de glicose.

Ter baixo índice glicêmico ajuda a reduzir as chances de ocorrência de picos de insulina na corrente sanguínea. Daí a manga, apesar do seu sabor adocicado, ser um ótimo alimento para pessoas diabéticas.

Mas cuidado para não pode abusar. Consuma a fruta com cautela. Tenha sempre em mente que a diferença entre o remédio e o veneno pode ser a dose.

As folhas da mangueira também têm ação eficaz contra o diabetes, ajudando no controle dos níveis de insulina. Para isso, basta ferver 5 ou 6 folhas e deixar em repouso durante a noite para  filtrar e tomar pela manhã.

As fibras presentes na manga também auxiliam a retardar a absorção dos carboidratos dos alimentos e na redução das concentrações de açúcar no sangue. A manga é uma deliciosa maneira de manter seu diabetes sob controle.

Ajuda a reforçar o sistema imunológico

Uma xícara de manga picada é capaz de fornecer aproximadamente 70% das necessidades diárias de vitamina C e 25% de vitamina A.

Essas duas vitaminas garantem o funcionamento adequado do sistema imunológico, atuando contra infecções, gripes, resfriados e manutenção geral da saúde.

A vitamina A também contribui para a saúde da pele e das mucosas,

Mantem a pele jovem e saudável

Pouquíssima gente sabe que a manga pode ser utilizada em tratamentos estéticos sendo aplicada diretamente na pele. Basta cortá-las em pedaços finos e aplicar sobre a pele por 10 a 15 minutos. Isso vai desobstruir os poros, refrescar a pele e ainda ajudar na prevenção da acne. Não é o máximo?

Como escolher as melhores mangas

Quando está madura, a manga tem um cheiro adocicado.  Caso o cheiro for de produtos fermentados significa que ela já está passada, não sendo indicada para o consumo.

Prefira mangas com a casca firme e ligeiramente macias quando apertadas suavemente. Quando apertada, a casca não pode romper.  Caso contrário, significa que já está muito madura, apresentando um sabor bem diferente de quando está no ponto.

Procure observar também a cor da casca, pois ela é um indicativo se a manga está no ponto certo para ser consumida.  Ela deve ter começado a mudar da cor verde para o amarelo ou vermelho.

Se a casca apresentar muitas manchas pretas, também é um indicativo de que já amadureceu muito.

Se você desejar acelerar o amadurecimento de uma manga, basta embrulhá-la em papel junto com outra manga já madura e observar até que chegue no ponto ideal.

Cuidados ao consumir a manga

  • Pessoas alérgicas ao látex pode também ter reação alérgica à manga. Isso porque ela contém um composto chamado urushiol que leva à chamada dermatite de contato induzida por urushiol. O maior risco está na casca e na seiva da planta.
  • Alguns produtores colhem a manga ainda verde e forçam sua maturação utilizando carboneto de cálcio, uma prática proibida em muitos países. Apesar das controvérsias, este composto é potencialmente tóxico aos seres humanos. Assim, as opções de procedência confiável e orgânicas são as melhores escolhas.

Gostou do texto? Então deixe um comentário ou nos siga nas redes sociais.

O que achou do artigo?