Benefícios da Linhaça para a saúde

Semente de Linhaça é muito popular entre os vegetarianos por ser uma fonte não animal de Ômega-3 Ácidos Graxos. Embora o óleo de linhaça contenha níveis mais elevados de ômega-3 do que as sementes, elas têm muito mais benefícios do que o óleo.

Além do ômega-3, a linhaça ainda contém vitaminas A, E, B1, B6 e B12, potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio

A semente de linhaça possui tantas propriedades benéficas à saúde que é considerada um alimento completo.

Quer conhecer outros benefícios desse poderoso grão para sua saúde? Então continue acompanhando o post!

Ajuda a emagrecer

Para quem precisa afinar a silhueta, a linhaça pode ser uma ótima aliada. Isso porque os ácidos graxos insaturados (ômegas-3, 6 e 9) possuem propriedades que o tornam capazes de interromper ou até mesmo reverter um processo inflamatório do hipotálamo, causada pela ingestão das gorduras saturadas presentes em fast food, carnes vermelhas e derivados do leite.

Mas, o que o hipotálamo tem a ver com sua dieta? Uma das funções dessa região do cérebro é informar ao corpo a quantidade de comida que existe no organismo, ou seja, ela atua controlando o apetite.

Quando a região está inflamada, parte dos neurônios morre, entre eles, os responsáveis pela sensação de saciedade, facilitando o consumo exagerado de comida.

Mas os benefícios da linhaça para o emagrecimento não se resumem apenas a evitar a inflamação do hipotálamo. Além disto, as fibras da linhaça absorvem água durante o processo de digestão.

Isso contribui para promover a eliminação mais eficiente de gorduras e toxinas do corpo. O resultado disso é que a sua ingestão combate a sensação de inchaço no corpo, muito comum em mulheres.

Previne doenças cardiovasculares

A alta carga de ômega-3presente nessa semente faz com que esse alimento seja muito eficaz no combate à doenças cardiovasculares. A linhaça reduz e evita a formação de coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL, o colesterol ruim, além de contribuir também para a diminuição de pressão arterial.

Melhora a saúde ocular

O consumo do óleo de linhaça é uma boa alternativa para o tratamento de deficiência lacrimal e ainda reduz a inflamação dos olhos. Tudo graças às suas propriedades antioxidantes que também ajudam a reforçar o sistema imunológico, diminuindo as chances de doenças em geral.

Regula a quantidade de sódio no organismo

O alto consumo de sódio favorece o surgimento de doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto. O consumo regular de linhaça auxilia os rins a excretar água e sódio, inibindo a retenção de líquido.

Alivia os sintomas da TPM

A linhaça desempenha papel importante no equilíbrio hormonal devido a uma grande concentração de substâncias chamadas lignanas, que ‘copiam’ a ação do estrógeno, hormônio feminino.

Quando as taxas de estrógeno caem no período pré-menstrual ou na menopausa, a linhaça age como se fizesse uma reposição natural desse hormônio, prevenindo ondas de calor e disfunções emocionais.

Promove a renovação da pele

O consumo regular de linhaça deixa a pele mais hidratada e macia, ajudando a melhorar o quadro de quem tem psoríase ou eczema, problemas que deixam a pele muito seca e com rachaduras, os quais podem ter impacto direto na autoestima.

Fonte de energia

A linhaça proporciona ao corpo um aumento de energia, além de acelerar o metabolismo. Isso aumenta a quantidade de energia produzida pelas células. Por ser uma excelente fonte natural de energia, a linhaça também é ótima para recuperar os músculos depois de um treino exaustivo.

Dicas de como consumir linhaça

Os benefícios da linhaça são otimizados quando a semente é moída ou triturada porque sua casca é resistente à ação do suco gástrico, não sendo digerida pelo trato gastrointestinal. Isso impede que a pessoa se beneficie de todo o potencial nutritivo dessa poderosa semente.

Uma maneira fácil e eficaz de quebrar as sementes é passá-las levemente em um liquidificador e depois Guardar em um recipiente de vidro opaco e bem tampado ao abrigo da luz por até três dias.

Uma deliciosa forma de consumir a semente é adicionando-a a outros alimentos como iogurtes, saladas, sucos, vitaminas e sopas, principalmente se você não for muito fã do sabor dela.

Para aproveitar melhor todos os benefícios da linhaça oferece, as sementes devem ser trituradas. A farinha da linhaça pode ser usada em receitas de pães e massa para aumentar sua quantidade de fibra.

É possível também substituir o óleo ou gordura de uma receita por óleo de linhaça. Outra substituição interessante é trocar 1 ovo por 3 colheres (sopa) de linhaça, para dar liga ou consistência.

Use em panquecas, bolos e bolinhos. Colocar 3 colheres de sopa de semente de linhaça em ½ copo de água, deixar de molho por 4 horas e adicionar na receita em substituição ao ovo. Em geral, a ingestão recomendada de linhaça é de 3 colheres de sobremesa ao dia.

Muito benéfico para as mulheres

O ômega 3 presente na linhaça é importante durante a gravidez e lactação porque garante o  desenvolvimento cerebral saudável dos bebês.

Reduz o nível de câncer

Estudos apontam que pode existir uma ligação entre o consumo de linhaça e a redução do risco de câncer.

Inicialmente, foi descoberto que linhaça é eficaz contra o câncer de mama, mas agora novos estudos também revelaram que a semente é eficaz no combate a outros tipos de câncer como a próstata, ovário e câncer de cólon.

Os altos níveis de lignanas encontrados na linhaça protegem contra o câncer de mama bloqueando as enzimas envolvidas no metabolismo de hormônios que estimulam o crescimento e disseminação de células tumorais.

Além disso, tanto a linhaça dourada da terra e óleo de linhaça são ricos em ácido alfa-linolênico, um ácido graxo ômega-3que é benéfico contra o câncer.

Regula os níveis de açúcar no sangue

Por conter ácido alfa-linolênico, proteína e fibra, os quais são importantes para controlar o açúcar no sangue, a ingestão diária de linhaça pode ajudar a manter estáveis as taxas de açúcar em pessoas com diabetes tipo 2.

Comer linhaça é comer saúde!

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