Benefícios da Goji Berry para a saúde

A goji berry é uma fruta de nome estranho. Mas para que serve esse fruto de nome tão engraçado?

Bem, a goji berry tem propriedades antioxidantes e é popularmente conhecida como o “Viagra chinês”, graças à sua ação como estimulante hormonal e sexual.

Além disso, contém uma variedade de vitaminas, minerais e outros nutrientes que fortalecem o sistema imunológico, melhoram a saúde da pele e ainda ajudam na perda de peso. Não é o máximo?

Benefícios da Goji Berry

  • Forte aliado na perda de peso

Depois que muitos artistas começaram a divulgar que usam a goji berry para emagrecer, pesquisadores vieram a público para informar que não há evidências científicas de que essa fruta auxilia a perder peso.

O que acontece, na verdade, é que o fruto pode ser uma grande aliado do processo de emagrecimento, o qual deve incluir uma dieta saudável e prática regular de exercícios físicos.

Mas se a fruta não tem, em si, função emagrecedora, quais as vantagens de consumi-la?

Infelizmente, emagrecer depende de uma ação conjunta entre dieta balanceada e prática freqüente de exercícios. No entanto, existem alimentos, como a goji berry, que podem, com suas propriedades, acelerar esse processo. Essa fruta é rica em vários componentes que podem promover o emagrecimento tais como:

  • Fibras: Bastam apenas duas colheres de goji berry para que 15% das necessidades diária de fibra de um adulto sejam satisfeitas. Quando ingeridas com água, as fibras ajudam a aumentar a sensação de saciedade e diminuem o apetite, fazendo com que a pessoa ingira menos calorias.

Suas fibras também auxiliam a controlar as taxas de açúcar presentes no sangue, impedindo variações bruscas que podem causar aumento do apetite e maior vontade de comer doces e outros carboidratos refinados.

Isso porque a flutuação  dos índices de glicose aumentam o apetite e aceleram a liberação de insulina, hormônio que retarda o metabolismo e estimula o acúmulo de gordura.

Com um índice glicêmico de 29 (um dos menores valores entre as frutas), a goji berry é considerada um alimento de baixo contribuição para o aumento da glicemia sanguínea. Por isso, é um dos alimentos ideais para quem está na luta para perder uns quilinhos;

Cromo: A goji berry é fonte de cromo, mineral que também ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue, diminuindo a vontade de comer doces, promovendo, inclusive, aumento na produção de tecido muscular;

  • Vitamina C: De acordo com alguns estudos, pessoas com deficiência de vitamina C têm maior dificuldade para eliminar gordura e emagrecer. Uma explicação para isso pode estar no fato  de a vitamina C aumentar a oxidação de gordura corporal durante os exercícios de média e alta intensidade.
  • Aumenta a disposição para praticar exercícios

É comum que quem faz dieta restrinja drasticamente as quantidades de carboidratos ingeridas, reduzindo as reservas de energia corporal.  Isso acaba dificultando a prática de atividades físicas mais intensas.

A goji berry atua fornecendo quantidades de energia necessárias ao corpo, facilitando o processo de perda de peso e acelerando a queima de gordura.

Isso ocorre porque a fruta age utilizando o oxigênio do corpo de forma adequada, retardando a sensação de fadiga durante os exercícios. A goji também melhora a resistência e a circulação sanguínea, diminui o tempo de recuperação após a atividade e ainda fortalece o coração. Goji Berry é uma fruta fitness.

  • Promove o ganho de massa magra 

A goji berry ajuda a ganhar massa muscular graças à presença dos seguintes nutrientes:

  • Cromo: O mineral torna as células musculares mais sensíveis à insulina, hormônio que cooperam com a entrada de nutrientes nas células e favorece a recuperação e a síntese muscular;
  • Arginina e glutamina: Esses dois aminoácidos estimulam a liberação de hormônio do crescimento (GH), essencial para a formação de fibras musculares, ossos, ligamentos e tendões. A glutamina também atua na produção de energia e é matéria-prima para a síntese de novas proteínas;
  • Potássio: Uma quantidade adequada de potássio na circulação é essencial para o bom funcionamento da hipófise, a glândula responsável pela produção de hormônio do crescimento.
  • Combate a celulite

Ainda não se sabe ao certo o que causa a celulite. No entanto, seus efeitos causam grandes e graves prejuízos estéticos às mulheres, que são as mais afetadas pelos temíveis furinhos.

A celulite se forma quando corre a formação de pequenas inflamações sob a pele, onde se depositam gorduras e uma trama de tecido conjuntivo.

Por possuir alto teor de fibras, o consumo da goji berry  facilita a eliminação de toxinas, destruindo  os pequenos acúmulos de gordura próprios da celulite.

  • Melhora a libido

A diminuição natural da produção de testosterona após os 30 anos pode levar a uma perda gradativa da libido. A boa notícia é que esses efeitos podem ser minimizados com substâncias naturais que induzem a liberação do hormônio.

De acordo com a tradicional medicina chinesa, esse é um dos benefícios da goji berry, que além de atuar indiretamente na produção hormonal ainda melhora a circulação e a produção de serotonina,  condições que  podem auxiliar a melhorar as funções sexuais.

  • Diminui a produção de cortisol
  • Conhecido como o hormônio do estresse, o cortisol causa o acúmulo de gordura, aumenta o a vontade de ingerir alimentos calóricos, diminui a produção de hormônio do crescimento e desacelera o metabolismo, dificultando o emagrecimento.
  • a goji berry reduz o estresse. Esse efeito causa a diminuição natural na liberação do hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais. Os baixos níveis de cortisol na circulação facilitam a utilização de gordura como fonte de energia para o corpo e também diminuem os efeitos indesejados do catabolismo muscular e tudo isso facilita a perda de peso.
  • Contraindicação

Embora seja considerado um alimento seguro, quem toma anticoagulantes deve evitar a ingestão de goji berry, pois a fruta pode impedir a ação desses medicamentos.

Pessoas que usam remédios para a pressão e para o controle da glicemia devem buscar orientação médica antes de incluir a goji Berry em seu cardápio.

Gostou do texto? Então deixe um comentário e nos siga nas redes sociais!

O que achou do artigo?