Benefícios do Coco e do Abacaxi para a saúde

Tanto o coco quanto o abacaxi são frutas tropicais que proporcionam uma agradável sensação de refrescância, mas você sabe quais benefícios essas duas maravilhosas frutas podem trazer à sua saúde?

Acompanhe o post e descubra como usufruir mais dos benefícios dessas duas frutas deliciosas.

Abacaxi

Um pouco sobre o abacaxi

O abacaxi não é apenas uma fruta, mas uma junção de muitas flores cujos frutos individuais se fundem em torno de um núcleo central. Cada fruto pode ser identificado por um “olho”, caracterizado por aquela marcação espinhosa e áspera sobre a superfície do abacaxi.

Quando for comprar abacaxi, dê preferência àqueles que são pesados para seu tamanho, mesmo que não haja diferença de qualidade entre um abacaxi de pequena e grande dimensão.

O abacaxi bom para o consumo é aquele sem manchas, contusões e “olhos” escuros. Evite abacaxi que cheira a mofo, azedo ou fermentado.

Fonte de vitamina C

Com seus impressionantes 131% de vitamina c, o abacaxi ajuda a fortalecer o sistema imunológico. A vitamina c é comumente usada para minimizar a tosse, resfriados e sintomas de gripe.

Essa vitamina é solúvel em água e desempenha importante papel na manutenção da saúde do tecido conjuntivo do corpo, além de ter função antioxidante.

Como  antioxidante, sintetiza o colágeno, que é a principal proteína do corpo responsável por manter saudáveis os vasos sanguíneos e órgãos.

Também pode ajudar a solucionar problemas de pele, como queimaduras de sol ou pele seca e irritada.

A vitamina c ainda auxilia a combater os danos dos radicais livres, reduzindo a inflamação celular,além de  impedir que esses agentes nocivos desenvolvam o câncer.

Melhora a fertilidade

De acordo com alguns estudos, comer alimentos que são ricos em antioxidantes pode ajudar a prevenir a infertilidade. Como os radicais livres podem danificar o sistema reprodutivo, alimentos com alta atividade antioxidante, como os abacaxis, que combatem esses agentes, são recomendados para pessoas que estão tentando engravidar.

Os antioxidantes no abacaxi, como a vitamina c, betacaroteno e outras vitaminas e minerais, incluindo o cobre, ajudam a prevenir problemas de infertilidade tanto no homem quanto na mulher.

Os antioxidantes têm sido apontados como os responsáveis pelo aumento do fluxo de sangue nos órgãos genitais bem como pela formação adequada de tecidos na região. Além disso, eles podem ajudar a aumentar a produção de espermatozoides.

Quem diria, hein, que o abacaxi também é a fruta da fertilidade.

Reduz os níveis de doenças cardiovasculares

Devido a sua alta quantidade de fibras, potássio e vitamina c, o abacaxi ajuda a proteger a saúde cardiovascular. Então tomar o suco do abacaxi pode ser uma ótima forma de reduzir o risco de enfermidades cardíacas além de auxiliar na digestão e potencializar a absorção de alimentos do organismo.

Ajuda a manter a saúde mental

Um dos benefícios do abacaxi menos conhecidos é que ele ajuda a melhorar o humor e a combater a depressão e ansiedade. O abacaxi é uma boa fonte do aminoácido triptofano, que é usado pelo corpo como matéria-prima para produzir serotonina, um dos principais “hormônios de felicidade”.

E o Coco o que tem de bom?

Você sabia que o coco pode fazer muito mais por sua saúde do que simplesmente matar sua sede? Pois  Sabia também que o coco está entre os alimentos mais saudáveis do mundo? Entenda por que conferindo conosco seus principais benefícios.

Propriedades medicinais

A razão pela qual o coco tem sido tão criticado por aqueles preocupados com a boa saúde é que quase todos os seus ácidos graxos são gorduras saturadas, que geralmente são associados  ao aumento do colesterol e doenças cardíacas.

No entanto, alguns estudos vêm desmentindo esse mito de que as gorduras saturadas ajudam a entupir as artérias, causando problemas cardíacos.

Novos estudos apontam que os ácidos graxos dos quais o coco é uma poderosa fonte vão direto para o fígado a partir do trato digestivo e lá são usados como fonte de energia rápida ou transformados em compostos chamados corpos cetônicos, que pode ter um efeito terapêutico em distúrbios cerebrais, como a epilepsia ou a doença de Alzheimer.

Quem diria, hein, o coco passou de vilão a mocinho.

O Óleo de coco promove a queima de gordura

O coco pode ser um poderoso aliado das dietas. Os triglicerídeos de cadeia média (TCM) no óleo de coco podem aumentar o gasto de energia, às vezes por até 5%, ou o equivalente a 120 calorias por dia. Este gasto extra pode ser uma poderosa ajuda para perda de peso.

Além disso, o óleo ainda ajuda a inibir a fome, ajudando a reduzir o consumo de calorias. Um estudo mostrou que quando diferentes quantidades do coco rico em TCM foram ingeridas por homens, os que recebem mais, comeram em média, 256 calorias a menos por dia.

Creditou-se esse resultado à presença dos corpos cetônicos, os quais são formados quando o coco é digerido e que auxiliam naturalmente a diminuir a fome.

Formas de consumir o coco

Coco branco

Os pigmentos responsáveis pela cor branca da polpa (ou copra) do coco são riquíssimos em flavonoidesm, que auxiliam a combater doenças cardíacas, evitam formação de tumores no intestino, reduzem o risco de câncer, têm ação antibacteriana, antiviral e antiinflamatória.

Também atuam sobre o fígado, estimulando a produção de enzimas que reforçam a imunidade e combatem substâncias cancerígenas.

Água de coco

A água de coco é rica em potássio, cálcio e magnésio, minerais essenciais à saúde. A água de coco faz bem ao coração e outros músculos, evitando cãibras.

Graças à presença de diversas vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos, a água de coco é útil no combate à várias doenças como as enfermidades cardíacas, aterosclerose e alguns tipos de câncer.

Também ajuda a manter o controle sobre as funções renais, assim como os níveis de glicemia e a circulação sanguínea.

Fortalece, ainda, o sistema imunológico além de desacelerar o envelhecimento da pele e do organismo. Auxilia, ainda, a saúde intestinal, preservando as bactérias positivas para nossa saúde.

O coco e o abacaxi são tudo de bom, não é mesmo? Então vai uma água de coco e um abacaxi geladinhos aí?

O que achou do artigo?