Benefícios do chuchu para a saúde

O Chuchu é um alimento de baixa caloria, rico em água , pobre em gordura saturada e livre de colesterol. Daí ser muito recomendado para quem está a fim de perder uns quilinhos. Uma xícara de Chuchu cozida fornece apenas cerca de pífias 38 calorias de energia.

Além de tudo isso, o chuchu também é rico em fibra dietética, que auxilia a manter os níveis de açúcar no sangue em quantidades adequadas, diminuindo as taxas do colesterol.

Essa verdura ainda é uma excelente fonte de Vitamina C, folato, Tiamina, Riboflavina e piridoxina.

O Chuchu é pobre em sódio e rico em potássio, mineral que ajuda a manter os níveis normais da pressão arterial. Ele também contém outros minerais, como o Cálcio, Magnésio, Fósforo e Zinco.

O Chuchu também é fonte de antioxidantes como, flavonóides, polifenólicos, luteolina e apigenina,  substâncias que ajudam a prevenir os danos causados às células pelos radicais livres, que atuam destruindo as células.

Embora não seja atraente nem no sabor nem na aparência, os benefícios do chuchu são muitos e ajudam a melhorar a sua saúde em geral. Para conhecer mais os benefícios do chuchu, continue acompanhando nosso post.

Os benefícios do chuchu

  • Bom para a pele

Se você quer ficar com aquela pele de artista de cinema limpa e radiante, o chuchu pode ajudá-lo a conquistar esse objetivo.

O Chuchu contém elevada quantidade de folato fólico, vitamina C, vitamina E, e zinco, os quais ajudam  a sua pele a ficar com aquele aspecto lisinho. Por ser um potente antioxidante, a vitamina C ataca os radicais livres, moléculas liberadas pelo organismo do corpo que atacam e danificam as células.

Já o zinco, é eficaz no controle da produção de sebo, fazendo com que sua pele fique livre de acnes

O  Folato, por sua vez,  ajuda a aumentar a elasticidade e firmeza da pele.

O chuchu é um verdadeiro elixir da juventude, não é? Então, inclua-o em sua dieta já e veja os resultados aparecerem diante do espelho.

  • Excelente fonte de energia

Chuchu é uma excelente fonte de manganês, mineral responsável por converter gorduras e proteínas em energia. Adquira o hábito de consumir chuchu no seu almoço. Apesar de não ser um alimentol saboroso, há formas de prepará-lo que podem deixá-lo com um sabor bem agradável e você, além de estar comendo um prato saboroso, estará também consumindo saúde.

  • Previne o câncer

O Chuchu é rico em vitamina C, que é um antioxidante muito poderoso. Ao impedir o estresse oxidativo e mutação celular, estes antioxidantes podem inibir ou até mesmo ajudar na prevenção do crescimento e desenvolvimento de câncer.

  • Regula a pressão arterial

 Pessoas que sofrem de hipertensão têm verificado uma significativa melhora do problema com a ingestão do chuchu. Isso porque seus altos níveis de potássio ajudam a equilibrar os efeitos do sódio, evitando que ocorra a hipertensão.

  • Faz bem ao coração

O acúmulo da homocisteína  aumenta o risco de acidente vascular cerebral e doenças do coração.  Por ser uma maravilhosa fonte de ácido fólico, uma vitamina do grupo B, que ajuda na prevenção do acúmulo deste aminoácido, o chuchu ajuda a combater as enfermidades cardiovasculares.

O potássio presente no chuchu reduz a pressão arterial e o magnésio ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom, mantendo os batimentos normais do coração além de prevenir a coagulação sanguínea.

  • Previne a prisão de ventre

Se você sofre de prisão de ventre, uma ótima maneira de minimizar esse problema é incluindo chuchu na sua dieta. Por conter fibras dietéticas em altas quantidades, essa verdura ajuda a combater e melhorar problemas como prisão de ventre e Síndrome do Intestino Irritável.

  • Chuchu para afinar a silhueta

O Chuchu é um ótimo alimento para ser consumido por quem está na batalha para perder peso por possuir baixo teor calórico e ser livre de colesterol ou gorduras saturadas.

Sua alta quantidade de fibras ajuda a inibir a fome, deixando a pessoa saciada por muito mais tempo, o que, obviamente, fará com que coma menos, gerando resultados em sua dieta.

  • Bom para anemia

A deficiência de ferro e vitamina B2 pode causar anemia. O Chuchu  abastece seu corpo com uma quantidade suficiente desses dois nutrientes, os quais estimulam a produção de células vermelhas do sangue, aumentando a quantidade de hemoglobina.

O folato contido nessa verdura também desempenha um papel muito importante na produção e desenvolvimento das células vermelhas. Além disso, os outros nutrientes presentes no chuchu, como a vitamina C, zinco e cobre ajudam o organismo a absorver o ferro ingerido.

  • Poderosa arma contra o diabetes

Chuchu possui baixo teor glicêmico, diminuindo os picos de insulina no sangue, os quais podem ser letais para quem sofre de diabetes.  Sua casca é rica em fibra solúvel, que ajuda a retardar o processo de digestão, reduzindo a capacidade do organismo de absorver o açúcar consumido.

Deliciosas receitas com chuchu

Todo mundo sabe que o chuchu não é um alimento muito saboroso. Sabendo disso, resolvemos lhe ensinar a preparar esse delicioso prato  para motivá-lo a incluir esse poderoso legume na sua alimentação.

Ingredientes 

Serve: 4

  • 2-3 chuchus
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de leite
  • 200 ml de creme de leite
  • 1/3 xícara de queijo parmesão ralado
  • Salsinha picada a gosto
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Preparo: 15 mins  ›  Cozimento: 30 mins  ›  Pronto em: 45 mins

  1. Preaqueça o forno em temperatura bem alta (220ºC).
  2. Descasque o chuchu e corte em fatias bem finas. Distribua no fundo de um refratário médio untado com azeite e salpique sal, pimenta e salsinha a gosto.
  3. Bata no liquidificador os ovos com o leite, creme de leite e queijo até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  4. Despeje o creme sobre o chuchu, polvilhe mais queijo por cima e leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos, ou até dourar bem por cima.

Agora é só servir e se deliciar. Lembre-se: comer chuchu é comer saúde.

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