Beber água te deixa mais jovem

A vida na terra só é possível porque existe água. A própria sobrevivência dos seres humanos depende do consumo desse líquido precioso. Prova tal que o homem consegue passar muito mais tempo sem se alimentar do que sem beber água.

A terra é um planeta aquático. Nenhum planeta conhecido possui mais água que o nosso. O globo terrestre é formado por mais de 70% de água. No entanto, somente cerca de 3% disso serve para o consumo humano.

Mas fora matar a sede, o que mais esse líquido tão cobiçado poderia fazer pela nossa saúde e beleza ? Para saber mais sobre os benefícios da água, continue lendo o post.

Beber água emagrece?

De acordo com uma equipe de cientistas alemães sim. Um estudo realizado por esse grupo de estudiosos confirmou aquilo que a sabedoria popular já pregava há muito tempo: beber água emagrece.

O resultado da pesquisa foi publicado na revista “American Journal of Clinical Nutrition”.

A pesquisa foi feita submetendo uma parte das pessoas que participaram da análise a um aumento de um litro ao dia em seu consumo de água, ao passo que o outra parte deveria permanecer com as quantidades ingeridas do líquido inalteradas. Ao final, verificou-se que aquelas que aumentaram o consumo de água emagreceram entre um e dois quilogramas a mais que o grupo de controle.

Alguns benefícios que a água proporciona ao organismo:

  • O ser humano é composto em sua maior parte por água. Só o sangue é composto de 83% desse líquido. O osso, que alguns podem pensar se tratar de uma estrutura ressecada é composto de 22% de água; 
  •  A água é um excelente hidratante natural. Para manter essa hidratação em níveis adequados, é necessária a ingestão de dois litros de água por dia, a qual deve ser tomada pausadamente, pois dessa maneira há uma melhor distribuição do líquido entre as células;
  • Por inibir a fome, auxilia na perda de peso além de ser a única bebida totalmente desprovida de calorias. Então pode beber água à vontade.

Alivia a fadiga

O baixo consumo de água pode causar sensação de fadiga. Então se você se sente constantemente cansado, talvez a sua ingestão de água esteja abaixo do recomendado, pois quando há menor quantidade de água no corpo, o coração necessita trabalhar mais para bombear o sangue oxigenado para todas as células e órgãos.

Esse esforço extra do coração motivado pela queda dos níveis de água no organismo produz uma sensação de cansaço.

A água também tem função higienizante, promovendo uma verdadeira faxina interna. O organismo utiliza a água para eliminar toxinas e dejetos que não são úteis ao corpo e cuja presença pode causar danos à nossa saúde.

Ajuda na digestão e prisão de ventre

A quantidade suficiente de água no organismo ajuda a acelerar o metabolismo, fazendo com que os alimentos sejam decompostos apropriadamente. Isso ajuda a manter o bom funcionamento do sistema digestivo, evitando males como a prisão de ventre.

Dor de cabeça e enxaqueca

Uma coisa que a maioria das pessoas desconhece é que uma das causas da enxaqueca pode ser a desidratação. Então quando começar a sentir aquela dorzinha de cabeça incômoda, experimente beber água para reidratar o corpo e eliminar sua dor de cabeça.

Combate o mau hálito

O mau hálito é um dos sinais que seu corpo emite para lhe informar que necessita de mais água. A saliva ajuda a boca a diminuir a quantidade de bactérias e manter a língua hidratada. Por isso, quando sua boca começar a dar sinais de mau hálito, beba muita água.

È importante lembrar que a quantidade adequada de água recomendada para manter uma boa saúde é de pelo menos oito a dez copos por dia.

Regula a temperatura do corpo

A água possui propriedades térmicas que ajudam o corpo a liberar calor quando o suor se evapora da superfície da pele, mantendo a temperatura corporal em níveis adequados durante todo o dia.

Quando a temperatura do corpo está regulada, é natural que a pessoa se sinta mais disposta e com mais energia para encarar os desafios do dia-a-dia. Tomar água ainda ajuda a manter os músculos e articulações lubrificados, evitando cãibras e distensões.

Deixa sua pele muita mais bonita

O que ingerimos tem grande influência sobre o estado da nossa pele e a água é um importante elemento para mantê-la com aparência saudável e radiante.

A água também eliminar toxinas, reduzindo o surgimento de espinhas. A partir dos 30 anos de idade a produção de colágeno e elastina começa a diminuir, aumentando as chances de aparecerem rugas.

Dica: lave o rosto com água gelada para diminuir a abertura dos poros e reduzindo a oleosidade. Evite levar o rosto com água quente, pois a água nesse estado aumenta a produção de sebo.

Elimina a celulite

Pouquíssimas sabem desse maravilhoso benefício da água. A celulite é um pesadelo para a maior parte da mulherada, que acabam recorrendo a receitas milagrosas e tratamentos caríssimos que nem sempre trazem resultado.

A retenção de líquido, alimentos com excesso de sódio e cigarro agravam a aparência das celulites. Esses hábitos negativos sobrecarregam o corpo de toxinas que a água ajuda a eliminar através do suor e urina.

Hidrata unhas e cabelos

Notamos de imediato quando nossas unhas e cabelos estão desidratados. Quebram com facilidade e ficam com um aspecto resseco.

 Adquira o hábito de sempre lavar os cabelos com água fria, pois a quente resseca os fios. Antes de passar creme hidratante de mãos ou até mesmo amolecedor de cutículas, umedece-as antes para facilitar a absorção do produto, otimizando seus efeitos.

Melhora o funcionamento cerebral

Um estudo realizado em Londres verificou que estudantes que tinham o hábito de tomar água durante a prova apresentavam notas maiores que aqueles que não ingeriam o líquido na mesma situação. Não está oficialmente comprovado que a água pode trazer melhores resultados em exames, mas você não perde nada por tentar!

Gostou do texto? Então deixe um comentário e nos siga nas redes sociais.

O que achou do artigo?