As lições de vida de Aristóteles

Tudo o que sabemos e vemos em nossa sociedade, é o resultado daquilo que foi ensinado por filósofos e grandes historiadores gregos. Um dos povos mais antigos do mundo, os gregos formaram as primeiras sociedades como conhecemos e determinou leis e termos dos quais, todos nós seguimos diariamente.

Grandes homens daquele tempo, fizeram história e se tornaram conhecidos por seus avanços e trabalhos em prol de uma sociedade mais justa, correta e feliz. Aristóteles foi um desses homens. Aluno de Platão e professor de Alexandre o Grande, Aristóteles deixou muitas lições morais e frases épicas, que até hoje nos inspiram a viver cada dia melhor.

Aristóteles

Nascido em Estagira no ano 384 a.C e morto em Atenas em 384 a.C, Aristóteles foi filho de Nicômaco, médico real do rei Amintas III. Tendo crescido em meio aos grandes de sua época, foi aluno de Platão e posteriormente professor de Alexandre o Grande. Foi um dos filósofos gregos mais respeitados e até os dias de hoje, um dos mais lidos em todo mundo.

Praticamente em todas as áreas de estudo conhecidas, Aristóteles teve alguma influencia, sendo que seus ensinos foram amplamente seguidos pelos europeus do século XII. Aristóteles é venerado como um pensador que teve grande parcela no avanço e incentivo científico, tanto que onde a cultura seguiu seus ensinos, o desenvolvimento científico foi muito mais apurado.

Acredita-se que Aristóteles teve muitas obras literárias feitas, porém apenas algumas são conhecidas. Elas se dividem em escritos Exótericos e Esotéricos e uma segue uma linha mais social e cultural enquanto a outra tem uma visão metafísica.

Lições de Aristóteles

Aristóteles como filósofo e professor, nos deixou inúmeras frases de força, incentivo, ânimo e advertência. Eis algumas das frases mais célebres deste grande homem, que nos ajudam a refletir e crescer como ser humano.

Ter muitos amigos é não ter nenhum.

Aristóteles nos ensina com essa frase, que ter amigos é bom porém quanto mais, menos temos. Na hora das dificuldades vemos se estes realmente estão do nosso lado para nos apoiar, e ele nos mostra que o importante é a qualidade e não a quantidade.

A paciência é amarga, mas seu fruto é doce.

Não é fácil esperar os outros ou aguardar que algo se resolva. Nem sempre estamos prontos para tanta demora…queremos já. Mas Aristóteles nos ensina nessa frase, que ser paciente, apesar de doloroso as vezes, tem consequências muito mais tranquilas do que quando nos precipitamos.

Suporta os acidentes da vida com dignidade e graça.

A vida é como uma Roda Gigante: em um momento estamos em cima, desfrutando de coisas boas, sucesso e saúde e em outro momento estamos em baixo passando por dificuldades. Segundo Aristóteles, o melhor e acreditar que é possível passar pelos problemas com a cabeça erguida, sabendo superar cada luta com coragem.

Para nos mantermos bem é necessário comer pouco e trabalhar muito.

Aristóteles mostra nessa frase, uma das coisas que hoje sabemos a respeito do povo grego: eram belos e saudáveis, com vitalidade e longevos, por que mantinham uma alimentação balanceada. Além disso, trabalhavam arduamente, o que esculpia muitos corpos, sendo que alguns serviram de modelos para as estátuas que já conhecemos.

Devemos nos comportar com os nossos amigos do mesmo modo que gostaríamos que eles se comportassem conosco.

Não existe melhor coisa do que ser recíproco e saber amar nosso próximo, da mesma forma como gostaríamos de sermos amados. Comece em você o respeito para receber ainda mais reconhecimento e consideração.

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.

O convidado é melhor juiz de uma refeição que o cozinheiro.

Nesta frase, Aristóteles nos mostra que não é quem faz algo ou está em posição de destaque, que muitas vezes está com a decisão. Um cozinheiro que prepara uma refeição, pode ter dado tudo de si e feito o melhor jantar, mas se aquele que come não aprecia o alimento, de nada adiantou o serviço do chef.

A natureza não faz nada em vão.

A natureza é implacável: Da mesma forma que ela nos dá a água do mar como uma terapia para vermos e nos lavar, ela pode causar mortes e destruições com seu furor. Com o avanço da tecnologia e ciência, o mundo está cada vez mais destruindo os recursos naturais e Aristóteles já nos advertia: Nada do que a natureza faz é sem um motivo, portanto cabe a nós pensar em tal frase e mudar enquanto há tempo.

No fundo de um buraco ou de um poço, acontece descobrir-se as estrelas.

A frase pode ser entendida de duas formas: Ou estamos em cima e olhamos pra baixo dentro de um poço, onde vemos refletida na água as estrelas, ou podemos entender também, que estamos no fundo de um poço, em meio a dificuldade e sem esperanças, olhando para cima e vendo as estrelas…uma chance de sair daquela situação.

Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito.

Aristóteles nos mostra que aquilo que fazemos por amor e cuidado, de modo repetido mas com prazer, se torna um hábito que fazemos com alegria. Se você quer ser reconhecido pelo seu trabalho e esforço, se torne um expert! Como ele disse em outra frase:

O prazer no trabalho, aperfeiçoa a obra.

Aqueles que sabem, fazem. Aqueles que compreendem, ensinam.

O conhecimento é um dos maiores bens que podemos ter e que jamais perderemos. Mas só conhecer não é o bastante, é preciso deixar o superficial e se aprofundar no conhecimento, de modo a não só usar o conhecimento para seu bem mas para passar em frente, ajudando outros e se tornando sábio.

Aristóteles disse outras frases célebres, que ficaram para sempre na memória do mundo e se tornaram um marco para seguirmos para nosso bem e da sociedade como um todo:

As pessoas dividem-se entre aquelas que poupam como se vivessem para sempre e aquelas que gastam como se fossem morrer amanhã.

Sem amigos ninguém escolheria viver, mesmo que tivesse todos os outros bens.

Todos os homens, por natureza, desejam saber.

A característica de uma alma educada é saber acolher um pensamento sem aceitá-lo.

Hoje eu irei indicar para vocês leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados aqui e em nenhum lugar, sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, responda este rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

▶ Clicando aqui você responde o quiz que Nicholas criou para quem quer de verdade conhecer o seu livro e sua história.

O que achou do artigo?