As 12 vantagens de ser otimista

2 pontos logo chamam atenção do leitor, assim que abre o livro “As Vantagens de Ser Otimista”: primeiro, o autor nos incita a sorrir e segundo, ele diz que tem 12 dicas que precisamos seguir se quisermos ser mais otimistas e começar a se beneficiar de fato com isso.

Neste artigo, vamos entender como o autor Allan Percy nos mostra com simplicidade, as multiformas e possibilidades que temos para ser a cada dia mais otimistas e quais as vantagens que essas possibilidades tem a nos oferecer. Aprenda como ser mais positivo mesmo em momentos difíceis e como ser uma pessoa melhor a cada dia e que sempre conquista tudo o que quer, apenas com um mente otimista.

Allan Percy

Coaching e escritor, Allan Percy é conhecido como um dos escritores mais proeminentes na área do desenvolvimento pessoal no mundo. Nascido na Califórnia em 1959, Allan já conta com 13 livros escritos e é um aficionado por boas histórias e sempre em busca de temas que elevem a motivação e tragam crescimento pessoal para que lê seus livros.

Dentre seus livros mais conhecidos, As Vantagens de Ser Otimista é sem dúvida um dos mais famosos, pois exemplifica em pouco mais de 130 páginas, o quanto é imprescindível termos o pensamento positivo e como podemos nos beneficiar com essas vantagens.

AS 12 VANTAGENS QUE TODO OTIMISTA TEM FRENTE AOS PESSIMISTAS

  1.      Postura correta

Pessoas otimistas andam sempre de cabeça erguida e jamais deixam seus ombros pra baixo. O olhar dos otimistas sempre avistam o horizonte e nunca o chão. É importante frisar que não é se elevar, se achar melhor que ninguém mas sim, saber que é uma pessoa especial e que não tem por que andar humilhado e nem humilhar ninguém.

  1.      Voz suave

Pessoas otimistas jamais gritam e ficam falando alto com a intenção de se fazerem ouvidos. Eles são pessoas que sabem de sua importância e quando falam, se expressam com clareza e de forma suave, fazendo com que os ouve, sinta vontade de continuar ouvindo.

  1.      Olha apenas para solução e não para o problema

Quando você olha para um copo de água pela metade, o que você vê? Ele meio cheio ou meio vazio? A forma como você enxerga esse copo com água, diz muito sobre ser pessimista ou otimista. Pessoas pessimistas, olham apenas para o lado vazio do copo, ou seja, o que não foi enchido, enquanto os otimistas olharão para o copo cheio pela metade.

Não olhe para aquilo que seja ruim, em desvantagem ou o que falta, olhe apenas para como pode ser resolvido o problema, para solução e serás um pessoa afortunada.

  1.      Sempre pensa positivo

Os otimistas nunca olham para vida com pessimismo, mas sim com fé e acreditando sempre no melhor de cada dia. Allan Percy destaca uma dica simples para quem tem o hábito ou está mudando do negativo para o positivo: Sempre que pensamentos ruins vierem a mente, fala o oposto, pense no oposto:

“Em vez de gritar, fale com voz calma. Em vez de “dizer umas verdades”, guarde sua opinião para si mesmo. Em vez de criticar, busque um elogio para dizer ao outro. Em vez de se ofender, agradeça pelo lado bom da situação.”

  1.      Tem verdadeiros amigos

Pessoas otimistas sabem reconhecer seus verdadeiros amigos, aqueles que a todo tempo estão para rir mas também chorar e ajudar. Procure conhecer bem seus amigos e confie nas pessoas certas. Lembre-se que não é o ter muitos amigos que é válido mas ter bons e amigos verdadeiros.

  1.      É grato

Ser positivo é ser grato ao Universo pela benção da vida! É saber agradecer pelas coisas que tem e também por aquilo que pretende e almeja ter. É ser grato pelos dias bons mas os ruins também, por que toda pessoa otimista, sabe que qualquer dificuldade deve ser enxergada como uma experiência e aprendizado e por isso ser grato por estar aprendendo e crescendo.

  1.      Está sempre aberto aprender coisas novas

O otimismo nos leva a sempre buscar novidades e nunca a ficar parado esperando as coisas acontecerem ou viver no comodismo. Quanto mais positivos somos, mais abertos ao melhor do mundo nós ficamos.

  1.      Tem metas pequenas, mas objetivos grandes

Muitas pessoas confundem metas com objetivos e elas são coisas diferentes em sua essência. As metas são projetos que pretendemos cumprir em um espaço curto de tempo, por exemplo, 1 ano.

Objetivos é mais profundo, diz respeito aos projetos de médio e longo prazo, como por exemplo, algo que seja conquistado dentro de 5 a 10 anos. Allan Percy dá um exemplo de alguém que pretende aprender um novo idioma, mostrando que com um objetivo claro e a médio prazo, mas tendo pequenas metas como aprender algumas palavras por dia, dentro do tempo esperado a pessoa estará dominando aquele dialeto.

Ter metas pequenas, não diz respeito ao tamanho do sonho, mas de ter um objetivo maior e criar metas que devem ser batidas até esse objetivo ser alcançado com sucesso.

  1.      É cuidadoso com dinheiro

Otimistas dificilmente se endividam, pois além de saber o valor do dinheiro, não esbanjam o que não tem e nem se envolvem com negócios que não darão futuro e nem sucesso no futuro.

  1.  Adora a natureza

Pessimistas sempre irão para natureza reclamando dos mosquitos e ficarão entediados diante do verde das árvores e calor do sol. O otimista vê com outros olhos: sempre encontra na natureza a harmonia perfeita e a clara evidência do dedo de Deus em cada detalhe, curtindo cada segundo do frescor e da brisa que a vida ao ar livre tem a nos proporcionar.

  1.  Foca no bom e ignora o ruim

Allan Percy faz uma pergunta neste tópico: “Esse problema que está te preocupando, vai fazer diferença daqui 1 ano? Se sim, vale a pena dar atenção e buscar soluções mas se não, esqueça e busque algo que seja mais agradável pensar e viver.” Não existe melhor conselho do que esse, quando os problemas vierem te assustar.

  1.  Age mais e pensa menos

Por fim, Otimistas não ficam remoendo pensamentos ruins ou colecionando problemas, eles resolvem. Uma das maiores vantagens que todo otimista possui, é o dom de agir e não ficar pensando muito como será o dia de amanhã, ele faz e pronto. Comece a ser mais pró ativo e pense bastante naquilo que traga prazer, soluções e positividade para sua vida.

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, clicando aqui você responde um rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

One Response

  1. Norma Viana da Silva 5 de dezembro de 2017

O que achou do artigo?