Aprenda a combater a ansiedade em 8 passos

Batimento cardíaco acelerado, mãos suadas e sensação de formigamento pelo corpo. Além disso, queimação nos pés, dor de cabeça, no estômago e suor frio, aliado a tensão muscular e respiração difícil e fala pesada. Esses podem ser sintomas de vários problemas de saúde como infarto ou derrames, mas são os sintomas clássicos do Transtorno de Ansiedade.

A ansiedade faz parte de nossas vidas. É ela que nos alerta para as coisas que irão vir e como devemos reagir diante delas…positivo ou negativamente. A ansiedade só se torna um problema de saúde, quando ela domina nossas vidas a ponto de estarmos sempre receosos sobre o futuro, com um pensamento negativo e nos apavoramos, antes mesmo do desfecho da situação.

Pesquisas recentes mostram, que o Brasil é o país com maior índice de Transtorno de Ansiedade do mundo! Os dados da OMS são preocupantes e indicam que a mudança de hábitos é a melhor forma de mudar essa realidade. Veja alguns passos para viver melhor e combater ansiedade agora.

Pré ocupação

Exatamente isso! A preocupação é a junção de duas palavras: pré, que significa antes e ocupação de se ocupar de algo. Juntos significam o se ocupar de algo, antes que aconteçam. A preocupação quando normal, nos deixa em alerta para situações que precisam ser resolvidas.

A preocupação excessiva é uma espera sempre negativa e que se torna um temor, um pavor do futuro, que nos impede de enxergar as soluções e nos pára diante desses momentos. Se preocupar além do normal, nos leva a ansiedade exagerada, trazendo problemas sérios para nossa qualidade de vida.

Ansiedade exagerada

A ansiedade é um mecanismo normal do organismo humano, pois nos alerta para situações de grande expectativa, medo e também dúvidas. O problema da ansiedade é quando ela se torna algo regular e nocivo, ao ponto da pessoa não conseguir parar de sentir medo, ficar esperando sempre algo acontecer ou vive em dúvida e receio.

A ansiedade se tornou um caso de saúde pública mundial, pois nosso tipo de alimentação, vida social, meio ambiente e uma vida cada dia mais estressante e tecnológica, com a velocidade de informações da internet por exemplo, acabam nos distraindo e nos tornando mais competitivos e naturalmente ansiosos, não tendo paciência para esperar nada ou ninguém.

Controle a respiração

homem na praia de olhos fechados

Quando a ansiedade ataca, o corpo enfraquece, ficamos confusos e com uma sensação de perigo eminente. O pavor toma conta e a respiração acelera ficando curta, como se estivéssemos sendo sufocados. Nesse momento, tente se concentrar em um único ponto e respire fundo.

Ao respirar, inspire e expire devagar, fechando os olhos se sentir mais tranquilo. Conforme controla a respiração, você consegue controlar o estado geral de sua mente e corpo, tomando novamente o controle e conseguindo voltar ao que estava fazendo.

Aprenda a ser paciente

A ansiedade nos torna pessoas impacientes, onde o ato de esperar se torna um desafio terrível a ser encarado. Procure mentalizar que não adianta se a entrevista é só no dia seguinte por exemplo, agora você tem que estar confiante e certo que vai passar. O amanhã chegará e não tente adiantar o que é impossível. Aguente firme e espere!

Fuja do negativismo

Nos momentos de ansiedade, geralmente temos uma grande dificuldade em pensar de forma otimista. Nesse momento, não pense que vai morrer, que vai passar mal a ponto de ir para um hospital ou que o remédio que tem que tomar para um problema de saúde venha fazer mal.

Esteja confiante e tenha atitudes positivas, de que tudo dará certo, que vai conseguir e que o tratamento vai funcionar. Não pare ou evite nada com medo de dar errado. Entenda que pensar sempre no que é ruim, não irá ajudar em nada.

Desenvolva a autoconfiança

Pessoas com Transtorno de Ansiedade, tem fortes chances de desenvolver outros problemas psíquicos como a depressão. Ser mais autoconfiante nesse momento, pode ajudar e muito, não só a combater a depressão mas a combater a ansiedade. Estar com autoestima nas alturas, é um dos maiores indícios de que você está com suas emoções em controle total, e dessa forma, a ansiedade também estará controlada.

Crie novos hábitos

Ansiedade está atrelada ao estresse diário e se você é portador de Transtorno de Ansiedade, deve buscar alternativas que te ajudem a controlar e eliminar os sintomas desse problema. Busque atividades que te ajudem a ficar mais relaxado.

Dançar, correr, sair com os amigos ou viajar, são alguns exemplos de atividades que detonam o estresse e trazem mais ânimo e disposição, colocando a ansiedade de escanteio.

Sorria

bebê sorrindo

Sorrir é um remédio e tanto para qualquer doença, principalmente as psicológicas. Sorria da vida, até dos problemas e dê boas gargalhas com alguma piada. Descubra coisas novas e engraçadas ou relembre de momentos cômicos. O ato de rir nos anima e trás benefícios para nossa saúde como relaxamento muscular, mais elasticidade na pele do rosto, melhora oxigenação sanguínea e controla pressão arterial.  

Cuide-se

Quando a ansiedade está além do normal, é importante começar a cuidar melhor da saúde. Marque consultas, faça exames e trate-se, fique bem! Ir num psicólogo também irá lhe ajudar a lidar com os medos do amanhã e se necessário, um psiquiatra poderá receitar algum medicamento para diminuir os sintomas da ansiedade. O importante é você cuidar da sua saúde e investir em você!

Invista sua atenção no hoje

Pessoas com Transtorno de ansiedade, geralmente pensam no que aconteceu de ruim no passado e como será o futuro, sempre pensando de forma negativa, principalmente se o que aconteceu no passado foi uma experiência ruim.

Em geral, os ansiosos não conseguem se focar no hoje, no presente, dando atenção para o que é importante no agora. Lembre-se que o presente tem esse nome por ser uma dádiva e não um momento para se apavorar com o dia de amanhã. Aprenda focar no agora e a mudar o hoje, para que o amanhã tenha expectativas melhores.

Com essas dicas, você conseguirá ficar mais tranquilo para o dia de amanhã. Continue com a gente, seguindo nossas postagens incríveis e especiais para você!

One Response

  1. Patrícia 15 de julho de 2017

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