9 dicas para dominar suas emoções

Brigas, desentendimentos, muito choro e momentos de muito estresse, podem ser ações que nem sempre são evitáveis…as vezes a situação requer uma atitude que você não tomaria de caso pensado.

Mas mesmo que o momento seja propício para atitudes desesperadas, essas atitudes sempre tem outro lado, sempre podem ser diferente. A briga se tornar em um momento de diálogo, o desentendimento, uma clareza de ideias e as lágrimas, um pouco mais de firmeza e menos tristeza…o estresse, algo totalmente controlável.

Qualquer pessoa tem o poder sobre si mesmo de dominar as próprias emoções, porém na hora do sentimento, muitas vezes trocamos os pés pelas mãos e agimos de forma errada, nos precipitando ou mesmo não agindo como deveríamos. Mas como saber ao certo como devemos agir? Como dominar nossas emoções nos momentos mais difíceis? Veja nessas 9 dicas, alguns conselhos práticos para exercitar sua inteligência emocional.

Cuidado com a preciptação

A primeira dica é que em meio a um turbilhão de emoções, cuidado para não tomar conclusões precipitadas da situação. Se algo deu errado, não deixe sua mente determinar que não tem mais jeito, que não vale a pena tentar ou que pronto, deu errado uma vez, então sempre será assim.

Comece acreditando que apesar do problema não ter chegado a um ponto satisfatório, visualize se existem possibilidades para corrigir e tentar de novo. Não desista de primeira e nem já imagine um quadro negativo. Pare, pense e reflita e nada de já se precipitar, geralmente sempre erramos em nossos julgamentos feitos de qualquer maneira.

Respire fundo e relaxe

Quando as emoções estão a flor da pele, antes de esquentar a cabeça e começar a destilar veneno e desespero para todo lado, respire bem fundo e procure relaxar. Segundo psicólogos e mentalistas, a melhor forma de abrandar nossos sentimentos mais profundos e emoções momentâneas, é procurando nos acalmar e meditar.

A meditação é um modo não só de relaxamento, mas de entrar em sintonia com nosso eu, com nossa mente e trabalhar nossas emoções a nosso favor, não deixando mais que elas nos controle mas que nossa mente controle todo nosso corpo.

Resolva o que está ao seu alcançe

Se você está passando por algum problema que a solução pareça impossível, em primeiro lugar, observe se é exatamente algo difícil de ser resolvido. Grande parte dos problemas que temos em nossas vidas, são situações que existe solução, porém estamos tão envoltos em nossas emoções contraditórias, que não conseguimos parar e analisar.

Se é uma situação totalmente possível de ser resolvida, considere tudo que está em suas mãos para isso e encare de frente o problema. Não faça além do que você pode fazer para depois se frustrar quando as coisas não derem em algo positivo.

Olhe para a situação com outro olhar

As vezes pensar fora da caixinha é uma boa forma de se olhar para um problema. Se está brigado com alguém, onde houve discussões e emoções acaloradas, agora com a mente fria, veja se sua forma de agir e reagir não foi muito além do que deveria ter sido. Muitas das nossas atitudes não passam de emoções que não soubemos controlar e isso pode não só prejudicar a nós mas também a outras pessoas.

Outra coisa que deve ser analisado nesse caso, é as intenções e o por que a outra pessoa agiu ou fez algo da forma como aconteceu. Tentar compreender o outro é exercitar a empatia, algo que é muito importante na hora de ter um relacionamento interpessoal. Portanto se coloque no lugar do outro e perdoe as ofensas para viver bem.

Dê um “UP” em sua autoestima

Quando nossas emoções estão ativas negativamente, é provável que nossa autoestima esteja em baixa. Se sentir inferior, feio, desprezado e infeliz, são alguns dos sentimentos que temos quando nossa estima não anda bem, e precisamos mudar isso o quanto antes, se quisermos nos sentir melhor e principalmente oferecer o melhor de nós para os outros.

Não generalize

Pior do que o primeiro tópico, que é se precipitar, generalizar situações também é um erro grave. Acreditar que tudo sempre dará errado, que nunca haverá mudança de atitude de alguém ou como diz o ditado “pau que nasce torto nunca se endireita” e uma generalização que deixa irredutível qualquer chance de sua mente se abrir para algo positivo.

Substitua o negativo pelo positivo

Quando a negatividade bater e quiser mudar o rumo de nossas emoções, mude suas ações em meio a essas sensações. Por exemplo, algum número não está batendo na planilha que fez para seu chefe? Busque outras alternativas, cheque tudo novamente e tenha otimismo e pensamento positivo que vai dar certo, que é questão apenas de atenção e logo o resultado vai se acertar.

Nos momentos mais difíceis em que o pensamento nos leva a crer que tudo dará errado, que não vale a pena tentar, mostre para você mesmo que existem chances e possibilidades, que é apenas uma questão de um novo olhar, uma tentativa ou mesmo do tempo. Substitua o que está negativo para o positivo para que as emoções fluam com mais serenidade.

Tome as decisões certas

Cabe a você decidir se hoje você viverá feliz ou triste. Cabe a você se irá responder a uma ofensa com outra ofensa ou se vai procurar abrandar a situação. Cabe apenas a você decidir quais as emoções que irão ditar sua vida daqui pra frente. Ok, nem sempre dá pra ter dias positivos e fugir de conflitos, mas se você se decidir sempre por tomar o caminho certo, as chances de estar preparado para cada sentimento que vier é muito maior.

Deixe o passado no passado, encare o futuro

Concluindo, quando a saudade dos tempos antigos vem e as emoções começam aflorar, te deixando saudosista e com um desânimo diante da atual realidade que vive, aprenda a neutralizar esses sentimentos, pois o passado foi bom, ficou na memória mas jamais deve ser algo que paralise sua vida. Continue crescendo e amadurecendo, a vida é pra frente e o futuro só depende de você!

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, clicando aqui você responde um rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

O que achou do artigo?