26 frases de Buda que irão iluminar a sua mente

Há aproximadamente 2.500 anos nascia Sidarta Gautama, o Buda, filho único do grande rei Sudodana, de Kapilavastu, no norte da Índia. Sua mãe era a bela rainha Maya. Ele foi um menino como outro qualquer, cheio de ambição e energia.

Por ser o príncipe herdeiro, recebeu a melhor educação disponível na época. Era um exímio cavaleiros, excelente lutador e arqueiro. Além disso, também era muito inteligente. Ao ficar adulto, quis conhecer a causa de todos os sofrimentos da vida.

Visando satisfazer esse mistério que tanto o inquietava, tornou-se contemplativo, perdeu o interesse pelos esportes e pela política e, apesar do pedido do pai para que assumisse o trono, abandonou o belo palácio paterno e tornou-se um buscador da verdade aos 29 anos.

Nos seis anos seguintes, percorreu todo o país procurando mestres e ensinamentos através dos quais pudesse resolver os muitos problemas da vida. Primeiro, foi aos brâmanes e tentou, com sua filosofia, solucionar os problemas humanos.

Depois estudou com um grupo de ascetas, adotando um estilo de vida rígido e contemplativo, mantendo-se assim por seis anos.

Durante esse período, estudou todas as escolas de religião e filosofia. No entanto, tudo isso fora-lhe inútil, pois nada disso respondia aos seus persistentes questionamentos sobre a origem do sofrimento humano.

Certo dia, depois de banhar-se nas águas do Nairanjana, sentou-se sob uma figueira e meditou, e ali, após aqueles anos de observação e experiência, finalmente descobriu a verdade, alcançou a iluminação e chamou a si mesmo de Buda. Tinha então 35 anos.

“Buda” é um termo sânscrito que significa “O Iluminado”. Buda não foi uma divindade, um deus ou um profeta como existe em outras religiões. Buda foi um homem que encontrou a verdade e viveu a verdade.

Então vamos lá conhecer algumas das verdades que esse antigo sábio descobriu.

  1. O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sabia e seriamente o presente.

  2. O Eu é o mestre do eu. Que outro mestre poderia existir? Tudo existe, é um dos extremos Nada existe é o outro extremo. Devemos sempre nos manter afastados desses dois extremos, e seguir o Caminho do Meio.

  3. Não deseje e não sofra! O desejo é a alma do sofrer.

  4. Tudo o que somos é resultado do que pensamos.

  5. Toda grande caminhada começa com um simples passo.

  6. O que somos hoje vem de nossos pensamentos de ontem, e nossos pensamentos presentes erguem a nossa vida de amanhã; nossa vida é criação de nossa mente.

  7. Projetistas fazem canais, arqueiros airam flechas, artífices modelam a madeira e o barro, o homem sábio modela-se a si mesmo.

  8. Em nossas vidas, a mudança é inevitável. A perda é inevitável. A felicidade reside na nossa adaptabilidade em sobreviver a tudo de ruim.

  9. A verdadeira caridade só ocorre quando não há a noção de dar, de doador ou de doação.

  10. A felicidade não depende do que você tem ou quem você é. Só depende do que você pensa.

  11. Nossa existência é transitória como as nuvens do outono. Observar o nascimento e a morte do ser é como olhar os movimentos da dança. Uma vida é como o brilho de um relâmpago no céu. Levada pela torrente montanha abaixo.

  12. A vida não é uma pergunta a ser respondida. É um mistério a ser vivido.

  13. A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; O que você sente, você atrai; O que você acredita Torna-se realidade.

  14. Jamais permita que os impasses da vida o perturbem. Afinal, ninguém pode escapar dos problemas, nem mesmo santos ou sábios. Sofra o que tiver que sofrer. Desfrute o que existe para ser desfrutado. Considere tanto o sofrimento como a alegria como fatos da vida.

  15. Liberte-se do apego Para compartilhar a felicidade. Buscar a felicidade nos sentidos.O sábio domina. Palavra, corpo e mente. Nós somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos.  Com nossos pensamentos fazemos o nosso mundo.

  16. Toda sensação de perda vem da sensação de posse.

  17. A causa de todo sofrimento humano está no desejo e no apego.

  18. Aqueles que me conhecem sabem. Aqueles que não me conhecem julgam. Aqueles que pensam que sabem tudo sobre mim, estão enganados. Para ver o que poucos viram, você tem que ir onde poucos foram…

  19. A família é o lugar onde as mentes entram em contato entre si. Se essas mentes amam umas as outras, o lar será tão bonito quanto um jardim florido. Mas se essas mentes entrarem em desarmonia umas com as outras, será como uma tempestade que destrói o jardim.

  20. Você pode pesquisar no universo inteiro por alguém que seja mais merecedor de seu amor e carinho do que você mesmo, e essa pessoa não será encontrada em lugar algum. Você, você mesmo, tanto quanto qualquer um no universo inteiro merece o seu amor e carinho.

  21. Ninguém nos salva, a não ser nós mesmos. Ninguém pode e ninguém vai. Nós mesmos devemos percorrer o caminho.

  22. Cada um é senhor de si mesmo, deve depender de si próprio; deve, portanto, controlar-se a si próprio.

  23. Obrigar os outros a aceitar pontos de vista pessoais por meio de força, chantagem, trapaça ou manipulação sutil, também faz parte da nossa atividade emocional.

  24. Não se esqueça que os instantes que você vive aqui e agora e as pessoas que você convive aqui e agora são os mais importantes da tua vida por que são os únicos reais.

  25. Não permita que os outros tirem a sua paz. A paz vem de dentro de você mesmo. Não procure à sua volta.

  26. Não aceites aquilo que ouves relatar, não aceites a tradição, não aceites uma afirmação só porque ele está nos nossos livros, nem porque está de acordo com tua crença ou porque foi dita pelo teu mestre. Sê uma lâmpada para ti mesmo.

    Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como o a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

    Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

    Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, responda este rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

3 Comments

  1. Maria Junia Tavares 9 de maio de 2017
  2. Luis Fernando da Conceição 9 de maio de 2017
    • Pedro 17 de maio de 2017

O que achou do artigo?