25 citações de Dalai Lama para se tornar uma pessoa melhor

Dalai Lama nasceu na aldeia de Takster, na província de Amdo, no Tibete, no dia 6 de julho de 1935, recebendo o nome de Lhamo Dhondrub. Ao ter sido reconhecido como a reencarnação do 13º Dalai a Lama por monges tibetanos quando tinha dois anos, passou a ser chamado de Tenzin Gyatso.

Ele estava prestes a se tornar a 14ª reencarnação do príncipe Cherezig. A fim de ser preparado para tão importante missão, ele foi afastado da família e levado para o Palácio de Potala, situado na montanha Hongsham, na capital Lhasa, onde começou sua rigorosa preparação.

Com seis  anos de idade, já tinha aulas de filosofia budista, arte e cultura tibetana, gramática, inglês, astrologia, geografia, história, ciências, matemática, medicina, poesia, música e teatro.

Em 1950, o Tibete foi invadido pela China e o jovem  Dalai Lama de apenas 15 anos foi orientado a deixar o Tibete. Em 1959, os chineses sufocaram uma insurreição separatista comandada pelos aliados do Dalai Lama.

Após o fracasso da rebelião, o líder tibetano, sua família e seus seguidores, a convite do governo indiano, se exilam na Índia. Tenzin Gyatso, depois de várias tentativas de restaurar a independência do Tibete, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1989. No dia 10 de março de 2011, anunciou que deixará o comando político dos tibetanos.

Dalai Lama

Aqui vão algumas de suas melhores citações que irão te ensinar a se tornar uma pessoa melhor tanto para si quanto para os outros.

  1. Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

  2. Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar.

  3. Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuídos por uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.

  4. Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto.

  5. Creio que a pessoa que teve mais experiência de privações consegue enfrentar problemas com mais firmeza que a pessoa que nunca passou por sofrimento. Portanto, visto por esse ângulo, um pouco de sofrimento pode ser uma boa lição para a vida.

  6. A verdadeira compaixão não consiste em sofrer pelo outro. Se ajudamos uma pessoa que sofre e nos deixamos invadir por seu sofrimento, é que somos ineficazes e estamos tão somente reforçando nosso ego.

  7. Algumas pessoas têm amor por você, outras têm raiva. O que sentem nem sempre depende de seu comportamento. As reações delas às vezes são justas, outras vezes são injustas. Dê sem contabilizar. E esteja atento às necessidades delas.

  8. Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração.

  9. Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância.

  10. É muito melhor perceber um defeito em si mesmo, do que dezenas no outro, pois o seu defeito você pode mudar.

  11. Se você conta com alguém que tem menos qualidades que você, isso levará à sua degeneração. Se você conta com alguém com qualidades iguais às suas, você permanece onde está. Somente quando conta com alguém cujas qualidades são superiores às suas é que você atinge uma condição sublime.

  12. Olhe para a pessoa que lhe causa aborrecimento e tire proveito da oportunidade para controlar a própria ira e desenvolver a compaixão. Entretanto, se o aborrecimento for muito grande ou se você achar a pessoa tão desagradável que seja impossível aguentá-la, talvez seja melhor sair correndo!

  13. Olhe para a pessoa que lhe causa aborrecimento e tire proveito da oportunidade para controlar a própria ira e desenvolver a compaixão. Entretanto, se o aborrecimento for muito grande ou se você achar a pessoa tão desagradável que seja impossível agüentá-la, talvez seja melhor sair correndo!

  14. Para cultivar a sabedoria, é preciso força interior. Sem crescimento interno, é difícil conquistar a autoconfiança e a coragem necessárias. Sem elas, nossa vida se complica. O impossível torna-se possível com a força de vontade.

  15. Julgue seu sucesso pelas coisas que você teve que renunciar para conseguir.

  16. O desejo de ir em direção ao outro, de se comunicar com ele, ajudá-lo de forma eficiente, faz nascer em nós uma imensa energia e uma grande alegria, sem nenhuma sensação de cansaço.

  17. Não precisamos de mais dinheiro, não precisamos de mais sucesso ou fama, não precisamos do corpo perfeito, nem mesmo do parceiro perfeito. Agora mesmo, neste momento exato, dispomos da mente, que é todo o equipamento básico de que precisamos para alcançar a plena felicidade.

  18. Se houvesse algo que não tivesse partes, esse algo poderia ser independente; mas não há nada que careça de partes.

  19. Cérebros brilhantes também podem produzir grandes sofrimentos. É preciso educar os corações.

  20. É engraçado como depositamos tanta confiança e tanto sentimento nas pessoas. Em pessoas que achávamos conhecer, mas, que no fim, só mostraram ser iguais a todos. E por esperar demais, sonhar demais, criar expectativas demais, sempre acabamos nos decepcionando e nos machucando cada vez mais.

  21. Grandes amores e enganos comportam grandes riscos.

  22. A responsabilidade de todos é o único caminho para a sobrevivência humana.

  23. A mais profunda raiz do fracasso em nossas vidas é pensar, como sou inútil e fraco’. É essencial pensar poderosa e firmemente, eu consigo’, sem ostentação ou preocupação.

  24. Se descobrirmos que não podemos ajudar os outros, o mínimo que podemos fazer é desistir de prejudicá-los.

  25. Fale a verdade, seja ela qual for, clara e objetivamente, usando um toque de voz tranqüilo e agradável, liberto de qualquer preconceito ou hostilidade.

O que achou do artigo?

17 Exercícios para ATIVAR a Lei da Atração em sua vida, receba já:

x