22 frases de Luther King que irão te estimular a lutar pelos teus ideais

Martin Luther King nasceu em Atlanta, Estados Unidos, em 1929. Aos 19 anos, foi ordenado pastor batista e algum tempo depois se formou em teologia pelo Seminário Teológico de Crozer.

Pretendendo fazer uma pós-graduação, mudou-se para Boston, onde conheceu Coretta Scott, com quem se casaria em 1953. No ano seguinte, King se tornou pastor da igreja batista de Montgomery, Alabama.

Em 1955, ocorreu um  incidente que tornaria King  em porta-voz da causa negra  lutando pelos direitos civis dos negros, conhecido como boicote aos ônibus de Montgomery, o qual durou um ano.

O boicote aconteceu por causa da prisão de uma negra que se recusou a ceder lugar no ônibus para uma passageira branca.

Como uma represália ao boicote, King teve sua casa bombardeada várias vezes e recebeu diversas ameaças. Porém, o boicote só teve fim quando a Suprema Corte deu fim se posicionou proibindo qualquer tipo de discriminação racial. Essa decisão histórica representou uma grande vitória tanto para King como para todos os afro-americanos.

No entanto essa não foi a única luta pela causa negra que esse mártir dos tempos modernos se envolveu. Ele também lutou pela realização do censo para aprovação dos votos dos negros; o fim da segregação racial e a melhoria da educação e de moradia para os negros nos estados do sul.

Em 1957, Luther King ajudou a fundar a Conferência da Liderança Cristã no Sul (SCLC), organização de igrejas e sacerdotes negros, que consagra King seu líder. O objetivo da organização era acabar com as leis de segregação, usando apenas métodos pacíficos.

Inspirado pelo método pacífico de Gandhi, Luther King viajou até a Índia para compreendê-lo melhor e aprimorar suas manifestações para utilizá-lo na América, tendo posto em prática a histórica ”marcha” para Washington, em agosto de 1963. Foi nessa ocasião que fez o famoso discurso I have a dream (Tenho um sonho). Em 1964, recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Ampliando suas preocupações, King se associou ao movimento contra a guerra do Vietnã e às lideranças brancas, em 1967.

Recebeu muitas críticas das lideranças negras, que acreditavam que era preciso se preocupar com os problemas dentro de casa, primeiramente.

No ano seguinte, Luther King foi assassinado por um branco, fugitivo da cadeia, o qual foi sentenciado a 99 anos de prisão.

  1. O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.

  2. É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final.Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver.

  3. Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.

  4. Devemos aceitar a decepção finita, mas nunca perder a esperança infinita.

  5. Saiba que seu destino é traçado pelos seus próprios pensamentos, e não por alguma força que venha de fora. O seu pensamento é a planta concebida por um arquiteto para construir um edifício denominado prosperidade. Você deve tornar o seu pensamento mais elevado, mais belo e mais próspero.

  6. Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele.

  7. Eu também sou vítima de sonhos adiados,  de esperanças dilaceradas, mas, apesar disso,  eu ainda tenho um sonho, porque a gente não  pode desistir da vida.

  8. Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.

  9. Cada dia é o dia do julgamento, e nós, com nossos atos e nossas palavras, com nosso silêncio e nossa voz, vamos escrevendo continuamente o livro da vida. A luz veio ao mundo e cada um de nós deve decidir se quer caminhar na luz do altruísmo construtivo ou nas trevas do egoísmo. Portanto, a mais urgente pergunta a ser feita nesta vida é: \’O que fiz hoje pelos outros?

  10. Não há nada de mais trágico nesse mundo do que, saber o que é certo e não fazê-lo.

  11. Não somos o que deveríamos ser; não somos o que queríamos ser; não somos o que iremos ser, mas graças a Deus, não somos o que éramos.

  12. O que afeta diretamente uma pessoa, afeta a todos indiretamente.

  13. A covardia coloca a questão: ‘É seguro? O comodismo coloca a questão: ‘É popular?’ A etiqueta coloca a questão: ‘é elegante? Mas a consciência coloca a questão, ‘É correto?’ E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta.

  14. Não importa a cor quando duas mão estão juntas projetando a mesma sombra.

  15. O momento é sempre adequado para fazer o certo!

  16. Lembremo-nos que no universo há um grande e benigno poder, que é capaz de abrir caminho onde não há caminho.

  17. A liberdade jamais e dada pelo opressor, ela tem que ser conquistada pelo oprimido.

  18. Se você não está pronto para morrer por alguma coisa, então você não está pronto para viver.

  19. Mesmo se eu soubesse que amanhã o mundo se partiria em pedaços, eu ainda plantaria a minha macieira.

  20. Lembre-se de que para os erros, há perdão; para os fracassos, chances; para os amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar.

  21. toda realidade depende de fundamentos morais. Em outras palavras, que este é um universo moral, e que há leis morais suportando o universo tanto quanto leis físicas.

Todas as pessoas estão presas numa mesma teia inescapável de mutualidades, entrelaçadas num único tecido do destino. O que quer que afete um diretamente, afeta a todos indiretamente. Eu nunca posso ser o que deveria ser até que você seja o que deve ser. E você nunca poderá ser o que deve ser até eu seja o que devo ser.

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, responda este rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

O que achou do artigo?