20 verdades sobre a vida

Todos nós lutamos. Nós todos sofremos no fundo. Todo dia…

Nós preocupamo-nos.

Nós procrastinamos.

Nós sentimo-nos sobrecarregados.

Nós sentimos raiva.

Nós sentimo-nos solitários.

Nós não sentimo-nos bem o suficiente.

Desejamos que fossemos mais finos

Gostaríamos que tivéssemos mais dinheiro.

Desejamos que nossos trabalhos fossem diferentes.

Desejamos que nossos relacionamentos fossem diferentes.

Nós achamos que tudo na vida deve ser mais fácil.

E, no entanto, cada uma dessas lutas é auto-criada. Elas são reais, mas elas são apenas reais porque nós as criamos em nossas mentes. Anexamos-nos a certos ideais e fantasias sobre como a vida tem que estar em ordem para ser boa o suficiente para nós.

Nós preocupamo-nos porque as coisas podem não vir como esperamos. Nós procrastinamos porque tememos desconforto e fracasso.

Nos sentimos sobrecarregados porque pensamos que deve ser além do que somos. Nós sentimos raiva porque a vida não deveria ser daquela forma. E por aí vai. Mas está tudo em nossas cabeças.

E isso não tem que ser dessa maneira. Pelo menos não para você. Você pode pensar melhor… você pode viver melhor. Esta é uma escolha que você pode fazer.

Respire fundo, e deixe todos aqueles pensamentos e ruminações irem. Basta trazer a sua atenção para o momento presente. Concentre-se no que está aqui com você agora – a luz, o som, o seu corpo, o chão sob seus pés, os objetos e as pessoas em movimento e em repouso em torno de você.

Não julgue essas coisas em relação ao que elas deveriam ser – apenas aceite o que elas realmente são. Porque uma vez que você aceitar a realidade, você pode melhorá-la.

Veja a vida como ela é, sem todos os ideais e fantasias com os quais você está preocupado. Deixe de lado todas as distrações estressantes, e apenas experimente este momento.

Este momento é bom o suficiente como é. Esteja aqui. Você pode voltar a se preocupar sobre todo o resto em um minuto.

Mas antes de fazer, agora também seria um momento oportuno para se lembrar de algumas verdades que tendemos a negar quando estamos presos muito profundamente em nossas próprias cabeças…

  1. Há muito sobre nossas vidas que absolutamente não podemos controlar. – Você não pode controlar tudo o que acontece na vida, mas você pode controlar como você reage. Em sua resposta esse é o seu maior poder.
  2. Nossas expectativas muitas vezes fazem-nos totalmente infelizes. – A felicidade é deixar ir o que você assume como a sua vida supostamente deve ser e apreciá-la agora e sinceramente por tudo o que ela é.
  3. Vamos sempre ser extremamente imperfeitos. – Se você esperar até que você esteja “perfeito” antes de compartilhar suas histórias, ideias, talentos e dons com o mundo, ninguém nunca vai ouvir de você.
  4. Um momento gasto com preocupações é um momento desperdiçado. – Preocupar-se nunca vai mudar o resultado. Faça mais, preocupe-se menos. Treine sua mente para ver a lição em cada situação, e depois faça o melhor dela.
  5. As melhores lições muitas vezes vêm dos dias mais difíceis. – Mantenha-se forte. Às vezes você tem que experimentar um ponto baixo na vida para aprender uma boa lição que você não poderia ter aprendido de outra maneira. (Leia On Fire [em inglês]).
  6. Sucesso fica facilmente às nossas cabeças, e insuficiência fica facilmente aos nossos corações. – Nosso caráter é muitas vezes revelado em nossos altos e baixos. Seja humilde nas montanhas. Seja firme nos vales. Seja fiel no meio.
  7. Confundimos ser ocupado com ser produtivo. – O que você presta atenção para crescer. Então, concentre-se no que realmente importa e deixe ir o que não acontece.
  8. Mais dinheiro não é controle apenas cria mais problemas. – Sim, precisamos de dinheiro para viver. Ganhe-o. Salve-o. Invista-o. Mas evite gastar dinheiro que você não ganhou, para comprar coisas que você não precisa, para impressionar pessoas que nem sequer conhece. Gerencie o seu dinheiro para que ele não acabe gerenciando você.
  9. A maioria de nós não precisa de mais para ser feliz – precisa de menos. – Quando as coisas não estão somando em sua vida, comece subtraindo-as. A vida fica muito mais simples quando você limpa a desordem (mental e física), que faz com que seja complicado. (leia mais no capítulo “simplicidade” de 1.000 coisas felizes pequenas, que as pessoas bem sucedidas fazem diferente [em inglês].)
  10. Nossos dispositivos extravagantes, muitas vezes ficam no nosso caminho e desumanizam-nos. – Todos nós precisamos aprender a ser mais humanos novamente. Não evite o contato visual. Não se esconda atrás de dispositivos. Sorria frequentemente. Pergunte sobre as histórias das pessoas. Ouça.
  11. Como uma sociedade, nós estamos absolutamente encantados com a beleza exterior. – Se o mundo inteiro de repente ficou cego, quantas pessoas ainda seriam capazes de ver a sua beleza? Concentre-se na parte de dentro. Seja bonito no interior também. E sempre faça o seu melhor para ver beleza nos outros.
  12. A maioria dos argumentos que temos uns com os outros são inúteis. – Seja seletivo em suas batalhas. Muitas vezes a paz é melhor do que estar certo. Você simplesmente não precisa participar de cada discussão que você está convidado.
  13. Nós costumamos julgar os outros por suas ações e nós mesmos por nossos ideais. – Seja o tipo de pessoa que deseja conhecer e estar ao redor. Seja o tipo de pessoa cujas ações, palavras e valores sempre concordam uns com os outros.
  14. Nós nem sempre conseguimos o que damos. – Você vai acabar muito desapontado se você espera que as pessoas sempre irão fazer por você como você faz por eles. Nem todo mundo tem o mesmo coração que você.
  15. Nenhum de nós conhece alguém que vale continuamente culpar. – Roube o seu poder de volta. Liberte-se para avançar em seus próprios dois pés. A melhor parte de sua vida começará no dia que você decidir que você manda na sua própria vida, sem ninguém para se apoiar interminavelmente sobre, confiar, ou culpar.
  16. É mais fácil de segurar a forma como as coisas são do que é deixar ir e crescer. – Deixar ir e seguir em frente significa chegar à conclusão de que algumas coisas são uma parte de sua história, mas não uma parte de seu destino.
  17. Se queremos os benefícios de algo na vida, temos que também querer os custos. – A maioria das pessoas sonham com as recompensas sem os riscos. O triunfo sem os ensaios. Não seja um deles. A vida não funciona dessa maneira. Quando você encontrar algo que você quer, comece perguntando a si mesmo: O que estou disposto a desistir para obtê-lo?
  18. Mesmo com todos os nossos avanços, o progresso ainda exige um trabalho à moda antiga. – Em uma cultura que busca resultados rápidos e fáceis, temos de aprender a beleza do esforço, paciência e perseverança. Seja forte, esteja presente, e construa rituais diários positivos que você chega lá. (Leia mais no módulo “Metas e Crescimento” em Voltando a ser feliz [em inglês].)
  19. Nós nunca sentimo-nos 100% prontos quando surgem boas oportunidades. – A maioria das grandes oportunidades na vida forçam-nos a crescer emocionalmente e intelectualmente. Elas obrigam-nos a expandir nós mesmos e nossas zonas de conforto, o que significa que não vamos sentirmo-nos totalmente confortáveis em primeiro lugar. E quando não nos sentimos confortáveis, nós não nos sentimos pronto.
  20. Muitos de nós teremos nossas vidas encurtadas. – De um modo ou de outro, nenhum de nós vive para sempre. E é muito mais difícil de alterar o período de sua vida do que é para alterar a profundidade do mesmo. Então, o quão profundo você vai hoje? Isso é algo que você deve refletir sobre. Porque como gastamos nossos dias é como gastamos nossas vidas.

Considerações Finais

Mais uma vez, a vida é dura às vezes. Há tantas coisas que você simplesmente não pode controlar, mas você tem que deixar a sua resistência a isto ir.

Não deixe o que está fora de seu controle interferir em tudo o que você pode controlar. Estar atento. Estar presente. Focar sobre os pequenos passos que você pode tomar hoje, e levá-los! Sem arrependimentos. Sem olhar para trás.

Nós não temos nenhuma maneira de saber exatamente o que está no horizonte, mas é isso que faz a viagem de cada dia interessante e emocionante – é isso que faz hoje tão poderoso. Tudo é possível!

Sua vez…

Qual dos pontos mencionados acima às vezes você luta contra? Como você lidou? Que outras verdades que você aprendeu e aceitou que o ajudaram a viver bem?

Deixe um comentário abaixo e compartilhe seus pensamentos.

O que achou do artigo?