20 frases de Paulo Coelho para viver a vida com leveza

Paulo Coelho nasceu em  24 de agosto  de 1947 no Rio de Janeiro. Foi aluno de Direito  na Faculdade Cândido Mendes, mas abandonou o curso para viver como hippie, viajando por diversos países.

Nos anos 70, fez algumas parcerias com um dos cantores mais populares dessa década, Raul Seixas, e juntos escreveram diversas músicas, entre elas “Gita”, “Eu nasci há Dez Mil Anos Atrás” e “Al Capone”. Antes de se dedicar à literatura, atuou como ator e diretor de teatro e secretário de redação do jornal O Globo.

Em 1986, Paulo Coelho fez a peregrinação do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Toda essa versatilidade pessoal e disposição para experimentar o novo e fugir do tradicional lhe conferiu uma vasta bagagem que, algum tempo depois, levou-o a se dedicar à literatura, tendo escrito vários livros de sucesso.

Em sua longa e bem-sucedida trajetória  como escritor,  produziu obras como O Diário de um Mago, publicado em 1987, que foi escrito depois de Paulo Coelho ter feito o Caminho de Santiago de Compostela; O Alquimista, um de seus livros mais vendidos e que o consagrou como escritor; Brida (1990), O Monte Cristo (1996); Onze Minutos (2003); A Bruxa de Portobello (2006); O Aleph (2010), Adultério (2014).

Ser um autor de prestígio rendeu-lhe  vários prêmios e posição de destaque em algumas das mais renomadas instituições que se preocupam com os problemas sociais do mundo. Ele pertence ao Board do Instituto Shimon Peres para a Paz, é Conselheiro Especial da UNESCO para “Diálogos Interculturais e Convergências Espirituais”.

Já recebeu vários prêmios e condecorações, entre elas: Knight of Arts and Letters (França, 1996), Super Grinzane Book Award (Itália, 1996), Crystal Mirror Award (Polônia, 2000), Corine Internationeler Buchpreis – melhor ficção (Alemanha, 2002) e International Latino Book Award (EUA, 2009).

Aqui vão algumas de suas mais célebres frases.

  1. Quem tentar possuir uma flor, verá sua beleza murchando. Mas quem apenas olhar uma flor num campo, permanecerá para sempre com ela. Você nunca será minha e por isso terei você para sempre.

  2. Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.

  3. Um ancião índio norte-americano, certa vez, descreveu seus conflitos internos da seguinte maneira: – Dentro de mim há dois cachorros. Um deles é cruel e mau. O outro é muito bom, e eles estão sempre brigando. Quando lhe perguntaram qual cachorro ganhava a briga, o ancião parou, refletiu e respondeu: – Aquele que eu alimento mais frequentemente.

  4. Uma coisa é você achar que está no caminho certo, outra é achar que o seu caminho é o único. Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um sabe da sua própria dor e renúncia.

  5. No amor ninguém pode machucar ninguém; cada um é responsável por aquilo que sente e não podemos culpar o outro por isso… Já me senti ferida quando perdi o homem por quem me apaixonei… Hoje estou convencida de que ninguém perde ninguém, porque ninguém possui ninguém… Essa é a verdadeira experiência de ser livre: ter a coisa mais importante do mundo sem possuí-la.

  6. Se você não acorda cedo, nunca conseguirá ver o sol nascendo. Se você não reza, embora Deus esteja sempre perto, você nunca conseguirá notar sua presença.

  7. A possibilidade de realizarmos um sonho é o que torna a vida interessante.

  8. O guerreiro da luz aprendeu que Deus usa a solidão para ensinar a convivência. Usa a raiva para mostrar o infinito valor da paz. Usa o tédio para ressaltar a importância da aventura e do abandono. Deus usa o silêncio para ensinar sobre a responsabilidade das palavras. Usa o cansaço para que se possa compreender o valor do despertar. Usa a doença para ressaltar a benção da saúde. Deus usa o fogo para ensinar sobre a água. Usa a terra para que se compreenda o valor do ar. Usa a morte para mostrar a importância da vida.

  9. A felicidade às vezes é uma bênção – mas geralmente é uma conquista.

  10. Sempre que possível, seja claro. Mas que sua clareza não seja o motivo para ferir o outros.

  11. Tudo que acontece uma vez poderá nunca mais acontecer, mas tudo o que acontece duas vezes, certamente acontecerá uma terceira.

  12. Saímos pelo mundo em busca de nossos sonhos e ideais. Muitas vezes colocamos nos lugares inacessíveis o que está ao alcance das mãos.

  13. Quando alguém encontra seu caminho precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada.

  14. Deus costuma usar a solidão para nos ensinar sobre a convivência.

  15. Porque o segredo não está no que você diz, mas na maneira como diz. Sempre que precisar disparar a flecha da verdade, não esqueça de antes molhar sua ponta num vaso de mel.

  16. As coisas mais simples da vida são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las.

  17. Acerte em tudo que puder acertar. Mas não se torture com seus erros.

  18. O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E que nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos.

  19. O amor é arriscado,mas sempre foi assim. Há milhares de anos as pessoas se buscam e se encontram.

  20. Perdoe seus inimigos, mas não os confunda com um amigo.

    Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

    Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

    Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, responda este rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

O que achou do artigo?