14 Salmos Bíblicos para ativar sua fé

Dentro da literatura bíblica, o Livro de Salmos é um dos mais belos e poéticos com suas mensagens cheias de fé e confiança que nos ajudam a enfrentar o dia a dia com mais segurança.

Os Salmos são uma coletânea de 150 poemas dividida em cinco livros escritos por pessoas usadas por Deus pra revelar sua vontade em forma de arte.

A metade dos salmos foi escrita por Davi, o segundo Rei de Israel, famoso até os dias de hoje por derrotar o Gigante filisteu Golias. Os títulos o identificam como autor de 73 salmos. Atos 4:25 e Hebreus 4:7 atribuem mais dois a ele.

Salomão, seu filho, acrescentou mais dois (72 e 127), e o libertador do povo de Israel, Moisés, escreveu o 90. Alguns dos homens responsáveis pelas artes musicais em Israel também deram sua contribuição ao livro como (Asafe, Etã e os descendentes de Corá) escrevendo 25 dos salmos, porém alguns deles são de autores desconhecidos, mas que nem por isso deixam de falar forte ao coração daqueles que buscam conforto emocional e espiritual  na Bíblia.

As datas dos salmos abrangem, pelo menos, nove séculos. Moisés escreveu no 15º século a.C., e alguns  foram escritos depois da volta do cativeiro como o 147:2, que aconteceu no 6º século a.C.

Os Salmos não falam sobre um único assunto. Eles tratam de toda espécie de experiência humana, enfatizando sempre a fé e confiança em Deus que d para enfrentar s suportar as angústias da vida. Falam de vitória e alegria, e de medo e perseguição. Também trazem profundas reflexões sobre as emoções humanas.

Reunimos aqui alguns desses maravilhosos Salmos que certamente irão abençoar a sua vida e ensiná-lo a viver com mais fé e confiança.

  • Senhor, desvenda meus olhos para que eu contemple as maravilhas da tua lei.
  • Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
  • Aquele que habita no esconderijo do altíssimo. A sombra do onipotente descansara direi do senhor ele e o meu deus o meu refugio a minha fortaleza e nele confiarei porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.
  • Odeio aqueles que se entregam a ídolos vãos; eu confio no Senhor.
  • Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.
  • Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.
  • Ele faz cessar as guerras até os confins da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
  • Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
  • Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro.
  • Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor.
  • Tu que estás lá nas alturas, assim mesmo te interesses pelos humildes.
  • Deus converte o deserto em lago e a terra seca em fontes.
  • SENHOR, tu me sondas, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.

    Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.

    Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.

    Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa, pois possuíste os meus rins, cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.

    Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!Se as contasse, seriam em maior número do que a areia.  Quando acordo ainda estou contigo.

    Ó Deus, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue. Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão. Não odeio eu, ó Senhor, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti? Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos.

    Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos e vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

  • Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita. Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória. Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre. Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti. Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras.

One Response

  1. WLADIMIR DAVANTEL 12 de maio de 2017

O que achou do artigo?

17 Exercícios para ATIVAR a Lei da Atração em sua vida, receba já:

x