14 Salmos Bíblicos para ativar sua fé

Dentro da literatura bíblica, o Livro de Salmos é um dos mais belos e poéticos com suas mensagens cheias de fé e confiança que nos ajudam a enfrentar o dia a dia com mais segurança.

Os Salmos são uma coletânea de 150 poemas dividida em cinco livros escritos por pessoas usadas por Deus pra revelar sua vontade em forma de arte.

A metade dos salmos foi escrita por Davi, o segundo Rei de Israel, famoso até os dias de hoje por derrotar o Gigante filisteu Golias. Os títulos o identificam como autor de 73 salmos. Atos 4:25 e Hebreus 4:7 atribuem mais dois a ele.

Salomão, seu filho, acrescentou mais dois (72 e 127), e o libertador do povo de Israel, Moisés, escreveu o 90. Alguns dos homens responsáveis pelas artes musicais em Israel também deram sua contribuição ao livro como (Asafe, Etã e os descendentes de Corá) escrevendo 25 dos salmos, porém alguns deles são de autores desconhecidos, mas que nem por isso deixam de falar forte ao coração daqueles que buscam conforto emocional e espiritual  na Bíblia.

As datas dos salmos abrangem, pelo menos, nove séculos. Moisés escreveu no 15º século a.C., e alguns  foram escritos depois da volta do cativeiro como o 147:2, que aconteceu no 6º século a.C.

Os Salmos não falam sobre um único assunto. Eles tratam de toda espécie de experiência humana, enfatizando sempre a fé e confiança em Deus que d para enfrentar s suportar as angústias da vida. Falam de vitória e alegria, e de medo e perseguição. Também trazem profundas reflexões sobre as emoções humanas.

Reunimos aqui alguns desses maravilhosos Salmos que certamente irão abençoar a sua vida e ensiná-lo a viver com mais fé e confiança.

  • Senhor, desvenda meus olhos para que eu contemple as maravilhas da tua lei.
  • Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
  • Aquele que habita no esconderijo do altíssimo. A sombra do onipotente descansara direi do senhor ele e o meu deus o meu refugio a minha fortaleza e nele confiarei porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.
  • Odeio aqueles que se entregam a ídolos vãos; eu confio no Senhor.
  • Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.
  • Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.
  • Ele faz cessar as guerras até os confins da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
  • Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
  • Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro.
  • Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor.
  • Tu que estás lá nas alturas, assim mesmo te interesses pelos humildes.
  • Deus converte o deserto em lago e a terra seca em fontes.
  • SENHOR, tu me sondas, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.

    Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.

    Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa, pois possuíste os meus rins, cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.

    Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!Se as contasse, seriam em maior número do que a areia.  Quando acordo ainda estou contigo.

    Ó Deus, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue. Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão. Não odeio eu, ó Senhor, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti? Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos.

    Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos e vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

  • Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita. Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória. Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre. Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti. Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras.

Eu, Catarina, sempre indico aos meus leitores o livro de um grande amigo meu, chamado Nicholas Johnson. Caso você não o conheça, você logo saberá mais sobre ele. Como a maioria dos temas que escrevo se trata da Lei da Atração, o livro também entra nesse tema.

Nicholas escreveu um livro muito completo, com exercícios e conhecimentos poderosos e nunca antes mostrados sobre a poderosa Lei da Atração e os benefícios que ela trás para nossas vidas.

Como eu sempre indico para meus leitores, dessa vez não farei diferente. Caso queira começar a praticar tudo que ele ensina e aprender a fazer o universo conspirar a seu favor, responda este rápido quiz, dessa forma eu saberei se você realmente quer descobrir os ensinamentos poderosos de Nicholas Johnson.

One Response

  1. WLADIMIR DAVANTEL 12 de maio de 2017

O que achou do artigo?